'Oz Guaranis' -

Grupo de índios usa o rap como ferramenta de luta social

Um grupo de jovens indígenas da tribo Teoka Pyal encontrou uma maneira diferente de lutar contra a demarcação de terras de tribos tupi-guarani. Eles descobriram no rap a ferramenta para protestar e se autointitulam 'Oz Guarani'. As informações são do G1.

Os jovens são de São Paulo e seus nomes são Herbert, conhecido como Wera (pronunciado Verá, que significa "trovão"), e Jefersom, Xondaro (que significa "guerreiro") que já tem até agendas de shows.

Com canções autorais, a dupla já abriu apresentações do rapper Emicida e viajou a Frankfurt, na Alemanha. A primeira música feita pela dupla foi "Conflitos do Passado", que fala da chegada dos portugueses ao Brasil e do processo de escravização dos indígenas.

Os dois falam que desde cedo aprenderam a se virar. Além da música, Xondaro ensina a sua língua e é estudante de medicina do Instituto Tupi-Guarani. Já Wera fez trabalhos musicais com Sandrão RZO. 

Eles conheceram o rap em uma reintegração de posse e a ideia de fazer canções próprias veio de perceber que não existiam músicas que falavam da realidade nas aldeias. Os índios afirmam que a maior dificuldade que têm é o preconceito do "homem branco". 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco