Governo Federal lança campanha contra o idadismo: "Respeito não tem prazo de validade"
Com o slogan principal “Respeito não tem prazo de validade”, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), lança nesta quarta-feira (05/6) a campanha Junho Violeta, em parceria com a Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM/MDHC). O objetivo é alertar e conscientizar a sociedade brasileira sobre todas as formas de violência contra a pessoa idosa.
A mobilização ocorre durante todo o mês de junho, em alusão ao Junho Violeta. O dia (15/6) marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas em 2011, para sensibilizar sobre o preconceito e as violências praticadas contra pessoas idosas. Com o conceito “Respeito a todas as fases da vida”, a campanha destaca a importância de garantir dignidade e direitos a essa população.
A ação visa combater o idadismo, uma forma de violência relacionada ao preconceito em relação à idade. O secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, destaca a perspectiva de envelhecimento da população brasileira: “No Brasil, temos 32 milhões de pessoas idosas, número que cresce e tende a crescer mais. A nossa sociedade precisa entender que a longevidade é sucesso das boas práticas e políticas públicas”, afirma. “Não é demérito envelhecer, é uma fase comum. Pode ser uma oportunidade para construir novos propósitos”, acrescenta.
A campanha abordará as diferentes violências sofridas por mulheres e homens em relação à idade, como sobrecarga acumulada e perda de poder. Mulheres são as mais afetadas pelo idadismo, carregando o maior fardo das múltiplas formas de discriminação. A pressão estética que enfrentam é diferente da dos homens, sendo cobradas socialmente a disfarçar sinais de envelhecimento.
A iniciativa contará com peças publicitárias digitais para redes sociais do Ministério, spots para rádios e reportagens especiais ao longo do mês. No dia (15/6), será publicado o videomanifesto da campanha. A ação visa sensibilizar a sociedade e promover o respeito e a valorização das pessoas idosas em todas as fases de suas vidas.
Fonte: Reprodução/Agência Gov