Ciclo do próximo ano letivo -

Gestores discutem resultados das ações escolares na pandemia

Para finalizar as atividades do Circuito de Gestão Híbrida no ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Instituto Unibanco realizaram um momento reflexivo junto às Gerências Regionais de Educação (GREs) buscando a preparação para o ciclo do próximo ano letivo. O encontro da Parada Reflexiva aconteceu na manhã desta terça-feira (9), no auditório do Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, em Teresina.

O encontro foi estruturado por meio da sistematização de aprendizados, propondo um momento de "Parada Reflexiva", através de uma Reunião de Gestão Integrada (RGI), que possibilitará a análise, a reflexão e o diálogo sobre os aprendizados e os desafios do ano, além de sugerir ideias e construir movimentos sincronizados para toda a rede.

Participaram do encontro o trio gestor das Regionais que conduzem a RGI da Parada Reflexiva junto às duplas gestoras de seu conjunto de escolas, técnicos de ensino/profissional de ACG, técnicos da Regional e representantes da Seduc que acompanham a Regional.

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, destacou que a finalização de um ciclo letivo é oportuno para refletir as estratégias de ensino.

"Hoje aconteceu a reunião de gestão integrada com a temática Parada Reflexivo. Essa reunião, que denominamos RGI, é um protocolo do Circuito de Gestão que acontece a nível de Seduc e as Gerências Regionais. Então, os trios gestores estão para discutir, refletir e analisar as principais estratégias e ações desenvolvidas no decorrer do ano de 2021 e com essa reflexão já iniciar um processo de planejamento para o ano de 2022", declarou a diretora.

Entre as dinâmicas propostas os gestores são estimulados a compartilhar experiências exitosas e trazem novos elementos observados a partir das reuniões de trabalho, nas atividades desenvolvidas, nos eventos, nas ações e nos acompanhamentos realizados nas escolas.

As reflexões serão estruturadas com a formação de quatro subgrupos, que construirão sua análise do ano letivo a partir da discussão de uma das seguintes temáticas específicas:

- Retorno presencial

- Implementação do Circuito de Gestão

- Implementação da Reforma do Ensino Médio (Novo Ensino Médio)

- Participação e engajamento

Segundo a Gerente Regional da 20ª GRE (Teresina Leste), Luisa Vieira, o encontro permitirá enriquecer as análises sobre as experiências e os aprendizados obtidos visando o retorno presencial.

"Como estávamos em aulas remotas e, agora, voltamos ao ensino presencial há uma necessidade de parar e refletir junto às escolas, aos gestores sobre todo o trabalho realizado até aqui. Estamos nos preparando para esta busca ativa dos alunos para voltar à escola, então fazer uma reflexão das ações no período remoto e agora no momento presencial. Temos este momento com as Gerências de refletir no contexto da regional para alcançar os gestores escolares sobre o caminho para resgatar nosso alunado para a escola", disse a gerente regional.

 

 

 

 

Fonte: SEDUC PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco