
Funcionário morre atropelado durante manutenção e aeroporto de Viracopos é fechado por horas
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), precisou suspender temporariamente suas operações na madrugada desta quarta-feira (02/07) após um acidente fatal envolvendo um trabalhador terceirizado. O incidente ocorreu por volta da 1h50, durante a realização de serviços de manutenção na pista principal. O terminal só retomou os pousos e decolagens às 6h26, totalizando pouco mais de quatro horas de interrupção.

A vítima, Rodrigo Augusto Lucena Barros, de 46 anos, foi atingida por um veículo de uma empresa contratada para aferir o nível de atrito da pista. De acordo com o depoimento do condutor à Polícia Civil, ele não percebeu a presença do colega, que supostamente não usava colete refletivo no momento do atropelamento. Rodrigo chegou a ser levado para atendimento, mas não resistiu aos ferimentos, sendo registrada como causa da morte um trauma crânio-encefálico.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) lamentou a fatalidade e garantiu apoio às autoridades que apuram o caso. Segundo a empresa, os envolvidos na ocorrência prestavam serviço durante uma atividade rotineira de manutenção. O caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar, e o motorista foi liberado após prestar depoimento.
A paralisação das operações afetou dezenas de voos. Nove cancelamentos e 12 atrasos foram registrados no terminal, além de alterações em pelo menos 10 voos operados pela Azul, principal companhia aérea do aeroporto. O caso ocorre dias após outra tragédia semelhante, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, onde um funcionário de 42 anos foi atropelado por um ônibus. Após o ocorrido, o terminal paulistano proibiu manobras em marcha à ré por veículos nas áreas remotas de embarque e desembarque.