Grande importância -

Franquias nordestinas abraçam com força a economia do Brasil

Numa demonstração de grande importância no sistema de franquias brasileiro, a Região Nordeste apresenta números favoráveis. O faturamento de R$ 6,5 bilhões, no 3° trimestre de 2019, representa um crescimento de 10%, em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF). E mesmo em um cenário com demanda oscilante por parte do consumidor, o mercado de alimentação - consolidado como um dos mais fortes do franchising nacional - deve apresentar boas previsões de faturamento e rendimento. E o destaque vai para as inovações de algumas dessas marcas apresentadas como genuinamente nordestinas.

Investir em franquias do ramo alimentício é um ótimo caminho, pois ele oferece diversas modalidades de investimentos, atendendo, inclusive, a todos os perfis de investidores. E os consumidores estão se alimentando cada vez mais fora do lar, justamente, pela falta de tempo para produzir as refeições, acompanhado da variedade de opções oferecidas pelos estabelecimentos. Assim, abrir um ponto de venda moderno e atual, como uma franquia de alimentos, pode ser uma excelente aposta.

Ingressa no setor de alimentos em franchising, o mercado de cervejas artesanais avançou mais de 120% em 2018, mantendo-se sempre em rota ascendente nos últimos anos. O aumento da procura do produto é notável, e, de acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), o crescimento estimado em vendas do segmento é de 25% a 30% para este ano.

Um forte exemplo é o grupo Sal e Brasa também conta com o Sal e Brasa Grill Express, um investimento da marca no ramo do fast-food, que começou no processo de franquias desde 2015. Com produtos e serviços diferenciados, a marca conquistou rapidamente o paladar dos clientes, dando início a um processo de expansão que levou a franquia de Salvador (BA) para as demais cidades e capitais do Nordeste. De acordo com a ABF, o Sal e Brasa Grill Express tem investimentos a partir de R$425 mil.
 
Uma franquia garante maior alcance de lucro e retorno financeiro, se comparada a uma empresa ou a um bar comum. De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em matéria publicada no Portal do Franchising, 23% das empresas brasileiras encerram suas operações após dois anos de funcionamento. Entre as franquias, no entanto, o índice é de apenas 5%, segundo avaliação da ABF.

A explicação é simples. Os modelos de negócios de franquias já foram testados e ganharam maturidade criando assim uma receita de sucesso. Essa receita é replicada em locais ou pontos comerciais onde os índices mercadológicos são semelhantes ao que já obtiveram êxito, aumentando as chances do negócio alcançar resultados lucrativos. E, no que depender do mercado de alimentação e bebidas, em que as franquias de restaurantes e bares estão inseridas, esses resultados positivos acontecem de forma mais segura.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco