Acontecerá virtualmente -

Fórum dos Corregedores do Matopiba acontece nesta terça-feira (27)

Os Corregedores Gerais da Justiça dos Estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Bahia reúnem-se nesta terça-feira (27) para a realização da 5ª Reunião do Fórum Fundiário dos Corregedores da Região do Matopiba. A realização do Fórum de 2020 estava agendada para  acontecer presencialmente em Teresina, mas devido às medidas necessárias de isolamento social em razão da pandemia do novo coronavírus, a Corregedoria Geral de Justiça do Piauí elaborou um novo formato para a realização do evento, que dessa vez acontecerá virtualmente.

A abertura do evento acontecerá a partir das 8:30h,  com a cerimônia de entrega da Medalha Colaborador Emérito da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí. Logo após a abertura solene, será apresentada a programação do Fórum Fundiário dos Corregedores do Matopiba aos participantes.  Na sequência, os Corregedores participam de reunião de trabalho com a exposição das palestras temáticas que buscam discutir soluções para os problemas fundiários comuns aos estados da região.

O Des. Corregedor Hilo de Almeida Sousa, Coordenador do Fórum, enfatiza a importância das atividades realizadas pelo Fórum e das realizações alcançadas nos anos anteriores. “Todas as ações já realizadas pelo Matopiba têm sido fundamentais para a viabilização de soluções conjuntas destes estados, que passam por problemas fundiários semelhantes, tendo em seus pilares a busca da segurança jurídica com desenvolvimento social. Acreditamos na realização do verdadeiro papel da justiça, que é promover a paz social. No caso do Fórum do Matopiba, os meios para alcançar a justiça decorrem  da diminuição dos conflitos fundiários e garantia dos direitos das comunidades tradicionais, de modo a viabilizar a convivência harmônica entre todos”.

Além do Corregedor Geral da Justiça do Estado do Piauí, Des. Hilo de Almeida Sousa, estão confirmadas as presenças dos desembargadores Agostinho Gomes de Azevedo, Corregedor Geral da Justiça de Minas Gerai; e Caetano Levi, Diretor da Escola Nacional da Magistratura; além de juízes auxiliares das Corregedorias Gerais da região. O evento contará ainda com a participação da vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, e de representantes de instituições parceiras ligadas à temática fundiária.

Fonte: TJ-PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco