Estava internado -

Ex-secretário de Saúde do Piauí Ernani Maia morre em Teresina após luta contra o câncer

Morreu no fim da manhã desta quarta-feira (26/02) o ex-secretário de Saúde do Piauí Ernani Maia. Ele estava internado na UTI do Hospital São Paulo, em Teresina, tratando de um câncer na cabeça e pescoço.

Maia foi secretário no governo de Wilson Martins e também foi prefeito do município de Santa Filomena, no Sul do Piauí.

Ele chegou a fazer quimioterapia, mas como o tumor não regredia, foi transferido para o Hospital A.C.Camargo Câncer Center, em São Paulo, onde ficou por algum tempo, e a família chegou a pedir doações para o tratamento. No hospital ele chegou a fazer uma cirurgia.

O velório acontece na Funerária Pax União, na Zona Sul de Teresina.

Quem era Ernani Maia
Ernani de Paiva Maia era graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-1986) e foi membro diplomado da Sociedade Brasileira de Fisiologia Humana e Especialista em Endoscopia Digestiva e em Gastroenterologia, sendo Membro Titular das duas sociedades. 

Atuou profissionalmente no Serviço Social da Indústria (SESI), Hospital de Urgências do Dirceu Arcoverde, Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Maria e Hospital Casa Mater. Era Professor Assistente de Fisiologia Humana para Medicina do Departamento de Biofisica e Fisiologia da UFPI desde 1987. Presidiu a Sociedade de Gastroenterologia do Piauí, no periodo de 1995 e 1996. Nessa mesma época presidiu também a Comissão de Ética e Defesa Profissional da SOBED - Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva - Capitulo do Piauí.

Atuou, ainda, na Fundação de Seguridade Social (GEAP- Medico Auditor, durante 15 anos), e na Associação Piauiense de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI). Foi subchefe do Departamento de Biofísica e Fisiologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, dentre outras atuações e funções exercidas na área médica. Ernani foi um dos autores do livro Gastrite Luética: uma Complicação Rara de Sífilis.

Nota de pesar da Sesapi
A Secretaria de Estado da Saúde vem a público lamentar o falecimento do Médico Ernani Maia, profissional que deu grande contribuição à Saúde Pública piauiense como médico, professor, líder político e secretário de estado da saúde.

Doutor Ernani deixa para todos nós um legado de dedicação e compromisso. Ficam também as sementes plantadas no exercício do magistério, onde contribuiu para formação de novas gerações de médicos.

Nesta oportunidade, todos os que fazem a Secretaria de Estado da Saúde se solidarizam com a família e reiteram o perene agradecimento por todo o trabalho em favor dos piauienses.

Teresina, 26 de fevereiro de 2020

FLORENTINO ALVES VERAS NETO
Secretário de Estado da Saúde

Nota de pesar da UFPI
A Administração Superior da Universidade Federal do Piauí, a direção do Centro de Ciências da Saúde e o Departamento de Fisiologia comunicam, com imenso pesar e tristeza, o falecimento do Professor Ernâni de Paiva Maia.

Ernani Maia foi secretário de Saúde, ex-prefeito de Santa Filomena e Presidente da Sociedade Piauiense de Gastroenterologia. O velório está acontecendo na Pax União, Espaço Estrela, à Avenida Miguel Rosa, Teresina/PI.

Que toda a família e amigos sejam amparados na dor e no sofrimento e que tenham forças para seguir em frente.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco