O significado dos termos -

Entenda as diferenças entre focos de calor, queimadas e incêndios florestais

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) esclarece a população acerca de termos que estão em bastante evidência neste período mais seco do ano, quando ocorrem diversos episódios envolvendo o fogo e expressões como “focos de calor”, “incêndios” e “queimadas” ficam em destaque. 

Focos de calor são temperaturas captadas por sensores dos satélites de monitoramento. Atualmente, as informações são disponibilizadas pelo Inpe cerca de 20 minutos após as passagens dos satélites. Contudo, nem tudo que é foco de calor é incêndio, e nem todo incêndio é detectado pelos sensores. Por isso, é muito importante promover trabalhos de validação desses dados, como explica Carlos Eduardo, da Coordenação de Prevenção, Controle e Combate a Incêndios Florestais (Coordprevinc) da Semar. “Muitas vezes precisamos checar essa informação com moradores locais ou com a prefeitura e, até mesmo, ir ao local para assegurar se esse fogo detectado é um incêndio ou uma queimada controlada”, declarou.

Queima controlada é o emprego do fogo como fator de produção e manejo em atividades agropecuárias ou florestais em áreas com limites físicos previamente definidos e realizado de forma planejada e controlada.

Na agricultura e pecuária, o fogo é utilizado para preparo de terreno, limpeza e recuperação de pastagens, bem como na limpeza para o pré-corte de canaviais e na queima de restos de culturas.

Na área florestal, a queima controlada é usada principalmente para preparo de terreno e redução de material combustível, e também, para eliminar espécies indesejáveis, controlar insetos e fungos, melhorar o habitat para a fauna e facilitar o acesso para o corte da madeira.

“Sem usar o fogo, os proprietários rurais teriam que adquirir máquinas para remover o material lenhoso e gastar muito tempo roçando as ervas daninhas que invadem as plantações. O perigo é quando o uso do fogo é indiscriminado, pois a partir de uma queimada pode-se provocar imensos incêndios e causar danos irreversíveis à natureza, ameaçando animais e pessoas”, explica a secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro.

Incêndio florestal é fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de florestas. Os incêndios podem ser provocados pela ação humana ou naturais, se desenvolvendo, sobretudo, nos períodos de seca prolongada, baixa umidade do ar e aumento da temperatura do ar.

Além de ocorrerem em ambiente rural, os incêndios também ocorrem em áreas com vegetação nas cidades. Os transtornos causados pelos incêndios próximos aos centros urbanos são sentidos diretamente pela população, principalmente em consequência da fumaça, agravando os problemas respiratórios, prejudicando a visibilidade no trânsito em ruas e rodovias e que pode comprometer o espaço aéreo.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco