Exemplo de inspiração -

ENEM 2024: Idoso de 84 anos realiza sonho antigo: “Estudar”

Aos 84 anos, João Guerra Pinto se prepara com determinação para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, em um exemplo inspirador de perseverança e dedicação. As informações são do Metrópoles

Foto: reprodução

Nascido em Portugal em 13 de março de 1940, João imigrou para o Brasil aos 15 anos para se reunir com seu pai e família. Apesar das circunstâncias que impediram sua continuidade nos estudos ao longo da vida, João decidiu mudar essa realidade.

Aposentado desde o final dos anos 1980, João também foi proprietário de um bar no Centro de Vitória, onde sustentou sua família e criou quatro filhos e oito netos. Em 2021, movido pela vontade de transformar sua vida, matriculou-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluiu o ensino médio este ano. Agora, seu próximo desafio é testar seus conhecimentos no Enem.

Recebendo um forte apoio familiar, sua filha Rosa Maria Gomes Pinto, advogada, inicialmente surpresa com a ideia, logo se mobilizou para apoiar seu pai. "Quando ele terminou, disse: 'Terminei, me formei, aqui está meu diploma!'. Eu fiquei muito feliz e, então, ele mencionou que iria fazer o Enem", compartilhou Rosa Maria. Ela providenciou materiais de estudo para ajudá-lo, incluindo apostilas de seu filho.

João dedica uma parte significativa de seu tempo aos estudos, com foco especial na preparação para a redação, contando com o apoio fundamental da experiente professora Eliana Senna Bof, que possui mais de 50 anos de experiência na área educacional.

O exemplo de João Guerra Pinto não só inspira como também evidencia que nunca é tarde para buscar novos desafios e realizar sonhos, independentemente da idade.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco