Cuidando de cada pessoa -

É admirável o que acontece se você digitar "ansiedade" ou "depressão" no Instagram

Cuidar da saúde mental, ainda bem, tem se tornado uma preocupação cada vez mais comum. Nem sempre o uso de redes sociais, especialmente o Instagram, entretanto, facilita essa tarefa: muito do conteúdo gerado ali pode despertar sintomas de depressão e ansiedade. As informações são do VIX.com.

O próprio Instagram resolveu dar atenção a essa situação e o que acontece depois que você procura pelas hashtags "depressão" e "ansiedade" na rede é de grande valia e pode ajudar muita gente.

"Depressão" e "ansiedade" no Instagram

Circula no próprio Instagram um mecanismo de apoio à saúde mental bastante valioso: assim que um usuário procura pelas hashtags "depressão" ou "ansiedade" dentro da rede social, aparece a mensagem de "Podemos ajudar?", antes de mostrar o material referente aos temas: 

A partir daí, o usuário é orientado a mandar uma mensagem para amigo ou familiar, caso esteja passando por uma situação difícil, pode falar com um voluntário do Centro de Valorização da Vida (o CVV) pelo telefone, mensagem ou e-mail ou acessar dicas de "como se ajudar".

Algumas delas reunidas pelo Instagram são:

  • "Saia para caminhar, correr ou andar de bicicleta";
  • "Tome um banho";
  • "Cheire uma fragrância que você gosta";
  • "Olhe para o céu e as nuvens"

Esse tipo de dica não substitui a importância do suporte com profissionais, como psicólogo e psiquiatra, que deve ser avaliada caso a caso.

A iniciativa do Instagram tem o objetivo de alertar sobre o possível conteúdo exposto na rede que pode prejudicar ainda mais a situação de uma pessoa que tenha depressão, ansiedade, ou qualquer outro transtorno mental.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco