-

Dr Vinícius conta do processo de recuperação da garota Ayla

Dr. Vinícius conta do processo de recuperação da garota Ayla após 1 ano da cirurgia com Dr Vinicius e equipe, a família apresenta os bons resultados.

Ayla Sereno, que mora com sua família no residencial Sigefredo Pacheco III, nasceu com uma displasia bilateral de quadril (alteração em que o bebê nasce com um encaixe imperfeito entre o fêmur e o osso do quadril, e que ocasiona dores e dificuldades de locomoção quando não tratado). Há um ano, Ayla recebeu todo tratamento no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), acompanhada pelo médico Dr. Vinícius Nascimento, ex-diretor geral do HILP, atual cirurgião-médico na Casa e agora pré-candidato a deputado estadual.

    Bom Dia Meio Norte

Em 2021, os pais da pequena Ayla tiveram a ideia de criar uma rifa online pedindo apoio financeiro para o tratamento da criança. A campanha foi intensa e chamou a atenção do programa Bom Dia Meio Norte, que resolveu ajudar na divulgação. Dr. Vinicius, experiente cirurgião em ortopedia pediátrica, tomou conhecimento do caso da criança e dedicou-se a acompanhá-la de perto. Ayla Sereno foi muito bem acolhida por todos do HILP e principalmente pelo médico, sempre muito atencioso e próximo de seus pequenos pacientes. No decorrer de um ano de tratamento, a menina já se encontra bem melhor, levando uma vida normal e sem limitações.

Durante uma entrevista feita pelo Bom Dia Meio Norte, a mãe de Ayla, dona Mariane, afirmou ao apresentador Kilson Dione, que "foi um processo lento e cauteloso, mas que no final valeu a pena''. O Dr. Vinicius é sempre muito atencioso, mandávamos mensagem e ele respondia sempre, com ótimas orientações. De fato, um verdadeiro médico das crianças”. 

Em conversa com o apresentador, Dr. Vinícius contou que é satisfatório e prazeroso saber que fez parte dessa ação junto com sua equipe do HILP, pois foram vários profissionais envolvidos no sucesso do tratamento da menina. Também falou de como todas as crianças são tratadas naquele Hospital, recebendo ótimos cuidados desde a Portaria até o Centro Cirúrgico. “Todo mundo é muito preocupado com as crianças que são atendidas lá. Isso é o que faz o HILP ter tanta força, esse amor com o qual a gente trabalha na instituição. O mais importante no tratamento é a forma de você cuidar. É pegar no paciente, é conversar, é se preocupar, ter proximidade, você estar disponível para o paciente. Isso é o que traz o resultado! Não só com a parte técnica, mas com a parte de amor e de humanização. E é isso que temos que levar para todos os lugares de saúde”, explica, feliz, o médico.

O médico frisou a importância da disciplina familiar para um bom tratamento e resultados permanentes. Os pais têm de seguir todas as orientações médicas. No HILP, existe toda uma rede de apoio aos familiares que precisam de suporte para os tratamentos de suas crianças. “Há famílias que vêm de muito longe em busca de atendimento para suas crianças. Hoje, no HILP, temos sala de aula, brinquedoteca, salas de apoio, enfim, uma rede de acolhimento para as mães”.

Também foi conversado sobre o ‘Pacto Pela as Crianças’ afirmando que o projeto começa pelo respeito à vida, com o compromisso de descentralizar a saúde pediátrica e, principalmente, dar continuidade à atenção básica para que a mortalidade infantil no Piauí diminua cada vez mais.

O médico, que tem visitado muitas cidades do interior do estado, reforçou também sobre a importância da implantação da telesaúde nos municípios do Piauí, projeto este que começou em Capitão Gervásio Oliveira. “Nos vazios assistenciais, temos que utilizar de alguns métodos para ajudar [no acesso à saúde], tanto com o apoio de enfermeiros obstetras, como de médicos da UBS para levar especialidades aos lugares mais distantes. Com mediação tecnológica você consegue levar orientações de cardiologista, de endocrinologistas, otorrinos, do que for, para você melhorar o atendimento à população do interior. No futuro, serão acoplados também os serviços de laboratório e exames de imagem. Acreditamos na descentralização, no pacto pela vida e pelas crianças” reforçou Dr Vinicius.

 

Assista na íntegra:

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco