Astronomia e robótica -

Dr. Pessoa participará do lançamento de foguetes do Programa Cidade Olímpica

No próximo sábado (18/05), às 9 horas, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o secretário Municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) participarão, no Estádio Lindolfo Monteiro, do lançamento dos foguetes desenvolvidos pelos estudantes do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE).

Foto: Prefeitura de Teresina

O lançamento faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que é uma olímpiada prática na qual os estudantes produzem foguetes feitos de papel, canudo, garrafa pet ou tubo de PVC e depois fazem o lançamento. Ao todo, 90 alunos das turmas de física, robótica, ciências e astronomia vão participar do lançamento. Os docentes envolvidos na iniciativa são a professora de astronomia, Maria do Desterro, o professor de robótica, Edwar Montenegro, e a coordenadora de astronomia e robótica, professora Francisca Regina Ibiapina.

“Os estudantes do Cidade Olímpica participarão de duas grandes olímpiadas voltadas para as áreas de astronomia e robótica este ano. De fevereiro a maio estamos preparando os discentes para a Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA), que acontecerá nesta sexta-feira (17/05). Também treinamos os alunos para a MOBFOG e, durante mais de um mês, as bases de lançamentos e os foguetes foram idealizados e construídos”, explica a coordenadora do COE, professora Elinalva Barbosa.

Os alunos participarão da fase 3 da MOBFOG, que é destinada para os discentes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, os estudantes terão que produzir e lançar foguetes de garrafas-pet movidos a água e ar comprimido. Os mais bem colocados das etapas 3, 4 e 5 são convidados para participar da Jornada dos Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

“Buscamos que os discentes do COE aprendam de maneira natural e a participação deles nas olímpiadas escolares mostram o protagonismo dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Essa olimpíada é muito importante porque é totalmente prática. Então, os alunos confeccionam os foguetes e aprendem ciências de forma lúdica e divertida”, finaliza coordenadora do COE.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco