Dia 18 de maio -

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual terá atividades de conscientização

Nesta sexta-feira, 18 de maio, será celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em homenagem à data, a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) vai realizar uma série de atividades como blitzen temáticas no balão próximo à Ufpi e ação no Parque da Cidadania, no centro da capital.

Será distribuído material educativo aos motoristas e pedestres, bem como a utilização de cartazes, chamando a atenção para o problema e explicando como evitar e denunciar casos de abuso ou exploração. Estão programados eventos em diversas cidades brasileiras, visando sensibilizar a população em geral e motivar ações espontâneas das pessoas pela proteção de crianças e adolescentes.

O Cras Sudeste II, localizado no bairro Dirceu I, e os Cras e Centros de Convivência da zona Norte  também vão realizar atividades de sensibilização com os atendidos nos espaços. “Nossa intenção é chamar atenção das famílias que participam dos nossos espaços. Porque o mais importante é prevenir situações de abuso e exploração sexual infantil, evitar que essas situações aconteçam, ressaltando a importância da família no cuidado com as nossas crianças”, destaca Milce Borges, gerente do Cras Norte II.

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, ressalta que o município apoia o combate a esse tipo de crime com ações concretas. “A Prefeitura de Teresina demonstra compromisso no enfrentamento a esse tipo de violência contra crianças e adolescentes e também no cuidado com crianças vítimas desse tipo de crime, em parcerias como a Casa de Zabelê, por exemplo. Nós queremos despertar na população uma nova percepção e uma nova consciência sobre o assunto, formando uma sociedade que cuida mais de nossas crianças e adolescentes”, ressalta o secretário Samuel Silveira.

Se você souber de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100. Ou então ligue para o número 153, para contato direto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar de Teresina. As ligações são gratuitas e o sigilo do nome do denunciante será mantido.

História do 18 de maio
A data foi escolhida nacionalmente em menção ao crime ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Aracelli era uma menina de oito anos que foi raptada, drogada, violentada e, já morta, teve o corpo carbonizado por um grupo de jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar da natureza hedionda, o crime prescreveu impune.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco