Avanço tecnológico -

Desempregado sem formação não conseguem nem trabalhos básicos

A maior empregadora privada do país, a Atento, empresa de telemarketing ofereceu 1,2 mil vagas no Mutirão do Emprego, no início desse ano, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo. Com 600 interessados, só conseguiu contratar 7 operadores de telemarketing - menos de 1% do que precisava. As informações são do R7.

De acordo com o site, no mesmo evento, o Grupo Pão de Açúcar abriu 2 mil postos, aprovou 700 candidatos, mas, até agora, apenas 32 estão trabalhando, segundo os organizadores do evento.

Conforme a publicação, os casos citados acima são um retrato nítido da dificuldade que o trabalhador sem qualificação tem enfrentado para voltar ao mercado, diante da estagnação da economia, do desemprego em alta e do avanço da tecnologia.

Total de 60% das 11,8 mil vagas ofertadas nos mutirões do emprego nos últimos dois anos, que reuniram grandes empresas, não foram preenchidas. Dificuldade de se expressar, de fazer contas, falta de conhecimentos básicos em informática e inglês e poucos anos de estudo são obstáculos às contratações.

De acordo com o presidente do Sindicato e da União Geral do Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, no último mutirão foram ofertadas cerca de 2 mil vagas para caixa de supermercado, com salário perto de R$ 1.100.

Metade delas ficou em aberto por falta de qualificação dos candidatos. Operador de caixa e de telemarketing são geralmente a porta de entrada para o mercado de trabalho, especialmente para os mais jovens.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco