Danos morais coletivos -

Deputado General Girão é condenado a pagar R$ 2 milhões por incentivar atos antidemocráticos

A Justiça do Rio Grande do Norte condenou o deputado federal General Girão (PL-RN) a pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos por incentivar manifestações antidemocráticas após as eleições de 2022, que resultaram na vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são do Metrópoles

Foto: reprodução

O deputado utilizou suas redes sociais para promover atos em frente a quartéis, em protesto contra a vitória de Lula.

O juiz Janilson de Siqueira, da 4ª Vara Federal, considerou que as ações de Girão afrontaram o Estado de Direito e o regime democrático.

A União, o estado do Rio Grande do Norte, e o município de Natal também foram condenados por omissão na proteção à democracia.

A sentença destacou que Girão fez publicações nas redes sociais incentivando atos antidemocráticos em frente a um quartel do Exército. Na época, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediam intervenção militar, rejeitando o resultado das eleições.

O juiz afirmou que a conduta do deputado representou uma afronta ao Estado de Direito, ameaçando a legitimidade do processo eleitoral e as instituições democráticas, além de disseminar fake news e incitar a população e as Forças Armadas contra a ordem democrática.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco