Forma rápida e segura -

Depósitos no FGTS podem ser conferidos por aplicativo ou SMS; veja detalhes

    Foto: Agência Brasil

O avanço da tecnologia pode trazer incontáveis benefícios, inclusive, para os trabalhadores. Hoje, por exemplo, veremos aqui no portal de notícias, que já é possível ao trabalhador obter de forma rápida e segura, acesso a informações de sua conta vinculada ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). 

É que a Caixa Econômica já possui um aplicativo que oferece aos trabalhadores, informações respectivas sobre o seu FGTS. Desse modo, além de informar os lançamentos dos últimos 25 anos, a ferramenta ainda permite ao usuário atualizar o seu endereço e consultar o Certificado de Regularidade do FGTS  (CRF), o documento relacionado ao empregador.

Portanto isso facilita ao trabalhador se informar acerca dos depósitos mensais. E, assim, saber se estão sendo efetivados normalmente em todos os meses na data certa (o empregador tem todo dia 7 de cada mês para depositar). Evitando, desse modo, surpresas negativas no futuro.

Além disso, em caso de movimentação com saque no FGTS, o aplicativo também informa o valor do montante em conta, facilitando, portanto, na hora da declaração do Imposto de Renda.

Dessa forma, disponibiliza-se as informações para serem lançadas na ficha de declaração do IR (Imposto de Renda), no campo: Rendimentos Isentos e Não Tributáveis.

Como o trabalhador pode baixar o aplicativo
O aplicativo está disponível para download na Apple Store (para smartphones com sistema iOS) e Google Play (sistema Android).

Quem já tem a ferramenta instalada em seu celular deve apenas atualizá-la para ter acesso aos novos serviços.

Para acessar o app pela primeira vez, é preciso informar o número do NIS (Número de Informação Social PIS/Pasep) e uma senha criada na própria ferramenta.

O NIS consta do extrato do FGTS, da carteira de trabalho e do Cartão do Cidadão, ou pode ser solicitado diretamente ao empregador.

Para criar a senha, basta entrar no site da Caixa Econômica Federal e clicar no botão “Primeiro acesso” e informar os dados pessoais. Para quem já é usuário, a senha é a mesma já utilizada.

SMS é outra possibilidade para ter as informações
Outra maneira possível para receber as informações, é cadastrando no site da Caixa o celular, e, assim tê-las por SMS.

Mais de 6,5 milhões de trabalhadores já aderiram a esse serviço de SMS da Caixa. E isso deve também ao fato de que as fiscalizações dos órgãos públicos têm identificado várias empresas que não têm efetivado os depósitos nas contas vinculadas do FGTS dos seus empregados.

Razões para acompanhar os depósitos
Você sabia que o valor de sua conta do Fundo de Garantia tem correção mensal todo dia 10, de cada mês?! Pois é, não é todo mundo que sabe. Por isso que é importante que o depósito mensal na conta vinculada do FGTS, de cada trabalhador, seja feito em tempo oportuno pelo empregador (empresa). Isso é, até o dia 7 de cada mês.

O saldo dessas contas recebem atualização monetária mensal e juros de 3% ao ano, conforme previsão legal. Portanto esses saldos têm rendimento a cada mês.
Em caso de omissão do empregador, ou seja, a empresa não depositar o valor de 8% sobre o salário bruto do empregado, pertinente ao FGTS na data certa, o empregado poderá procurar uma Delegacia Regional do Trabalho (DRT). E se não for resolvida a omissão, o trabalhador pode entrar na Justiça.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco