Abertura do evento, no dia 1º · 26/11/2021 - 16h00

Defensoria Pública sediará 5º Encontro Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas


Compartilhar Tweet 1



A Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio de sua Ouvidoria Geral Externa, sediará, no período de 01 a 03 de dezembro, a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas, promovida pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil. A Ouvidoria-Geral Externa da Defensoria Pública do Piauí tem como ouvidor Djan Moreira.

A abertura do evento, no dia 1º, contará com a apresentação do Grupo de Cultura Ijexá, e será realizada no Auditório Esperança Garcia – Sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, na Rua Nogueira Tapety , 138, Bairro Noivos, em Teresina.  Durante os três dias serão realizadas palestras, debates e feitas visitas a comunidades e instituições locais.

zDe acordo com o cronograma, às 10h, do dia 1º, será ministrada a palestra intitulada “Ouvidoria Externa como espaço de Controle Social e Participação: Uma conquista do Movimento Social”, apresentada pela professora de Ciência Política da USP Maria Tereza Sadek e pelo advogado, mestre em Mediação de Conflitos e mediador do TJ PI, Alessander Mendes. Seguindo a programação do primeiro dia, também serão ministradas palestras, espaços para diálogos, além de visitas externas.

No segundo dia, a programação será iniciada às 8h30, e contará com visitas a comunidades carentes, entidades e instituições ligadas às causas sociais. Às 14h30, será realizada uma reunião do CNODP, no Auditório Esperança Garcia. O segundo dia de eventos será encerrado com uma Roda de Conversa com o Grupo Coisa de Nêgo, no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina.

O terceiro e último dia terá início com uma plenária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil, às 9h. Na sequência, às 9h30, o momento será reservado para a prestação de três homenagens póstumas. O evento seguirá com a palestra “Ouvidoria Externa como espaço de Controle Social e Participação: Uma conquista do Movimento Social”, que será ministrada pelo ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e presidente do CNODP, Willian Fernandes. A palestra terá mediação da ouvidora-geral externa da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Sirlene Assis.

A cerimônia de lançamento dos projetos “Ouvidoria Itinerante” e “Amiga da Ouvidoria” será realizada às 11h e, em seguida, às 11h10, será realizada uma apresentação do Grupo de Flautas Monte Verde Para Todos, iniciativa ligada ao Projeto Música Para Todos. O dia também contará com uma homenagem à subdefensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.

O Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas fará ainda a reunião de avaliação do evento, com previsão de início às 15h. O encerramento do Encontro será às 18h.


Fonte: Defensoria Pública do Piauí

Comentários