Para capacitar servidores -

Defensoria do Piauí participa de workshop do Sistema Solar no Tocantins

Com o objetivo de cada vez mais capacitar o quadro de servidores, a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) participou, nos dias 29 e 30 de agosto, do I Workshop do Solar, realizado em Palmas, pela Defensoria Pública do Tocantins.

Além do Tocantins, o evento reuniu membros das equipes de tecnologia da informação de 13 estados brasileiros. Pela Coordenação de Tecnologia da Informação do Piauí, participou o desenvolvedor Tony Cleuton de Lima Nascimento.

    Foto: Ascom DPE-TO

O Workshop do Solar foi realizado na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. A proposta foi otimizar o desenvolvimento do sistema, criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da DPE-TO e cedido, gratuitamente, para dezenas de Defensorias Públicas no país, entre as quais a Defensoria Pública do Estado do Piauí, que aderiu ao sistema por meio de termo de cooperação, após conhecer a proposta por meio de uma das reuniões do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege).

Na abertura do evento, o defensor público geral do Tocantins, Fábio Monteiro, declarou ser uma honra para a instituição receber representantes das demais Defensorias Públicas do país para debater a evolução do Solar.

“Dar essa contribuição para as Defensorias de todos os estados, que integram essa cooperação do sistema Solar, é uma alegria para nós e uma experiência de trabalho enorme. O sistema tem facilitado a agilidade e qualidade do atendimento ao assistido e tem intensificado para que possamos estabelecer estratégias importantes para o futuro”, destacou Monteiro.

De acordo com o diretor de TI da DPE-TO, Luiz Philipe Azevedo Dias, muitas questões chegam para o aperfeiçoamento do sistema e o intuito do workshop é agregar todas as demandas, de gestores e equipe de TI, para o desenvolvimento do sistema.

“Vamos cumprir uma nova etapa do Solar, que é de colaboração e desenvolvimento em conjunto. A ideia é evoluir para se chegar a um consenso e fazer com que a instituição cresça e ganhe ainda mais força”, disse Dias.

A programação do workshop contou com cases de sucesso com informações, dentre outras, sobre benefícios do desenvolvimento colaborativo. Em seguida, os participantes debateram propostas de padronização de demandas, prazos para submissão dessas pendências e definição de fluxos.

Tony Cleuton Nascimento destaca a contribuição do wokshop para as Defensorias. “O I Workshop Solar, ocorrido nos dias 29 e 30 de agosto na cidade de Palmas, no Tocantins, teve como principal proposta a definição de diretrizes para o desenvolvimento cooperativo do Sistema Solar, onde cada Defensoria poderá contribuir com a melhoria e evolução do sistema, partilhando soluções que antes estavam restritas apenas ao seu próprio estado. Claramente, a partir deste evento, o Sistema Solar alcança um nível mais maduro e consciente do seu papel para Defensorias Públicas de todo o país, com metas objetivas de curto e médio prazos. A impressão é de que os próximos anos serão realmente promissores para todas as Defensorias que utilizam essa incrível ferramenta”, ressalta Nascimento.

Para o coordenador de Tecnologia da Informação da DPE-PI, Raimundo Nonato Uchôa Filho, a participação de um integrante da coordenação no workshop foi de relevante importância.

“O 1º workshop do Sistema Solar visou à mobilização das Defensorias que possuem ou que estão em fase de implantação do sistema para definição de uma estratégia de trabalho em conjunto, com o objetivo de unificarem as demandas exigidas pelas DPEs, com isso evitará que funcionalidades feitas por uma equipe não sejam atualizada nas versões das demais. A força-tarefa para o suporte ao sistema é de grande importância por dois principais motivos: a divisão do trabalho de desenvolvimento por desenvolvedores de diferentes Defensorias e a utilização de uma única versão do Solar para todas as DPEs”, afirma Uchôa.

O diretor administrativo da Defensoria do Piauí, Ivanovick Feitosa, diz que o sistema é mais uma ferramenta para o fortalecimento da instituição “A implantação do Solar é a concretização de objetivo estratégico da instituição. Sistema desenvolvido pela DPE/TO e direcionado para o funcionamento integral da área fim das defensorias do Brasil. A unificação do sistema certamente contribuirá para o fortalecimento da Defensoria Pública e adoção de boas práticas no âmbito da Instituição”, completa o defensor

Além do Tocantins e Piauí, participam do I Workshop do Solar representantes das Defensorias Públicas do Acre, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Fonte: Ascom DPE-TO

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco