
Crianças são resgatadas com sinais de hipotermia no Centro Histórico de Porto Alegre
Duas crianças, de 2 e 7 anos, foram encontradas em situação de abandono e com sinais de hipotermia na madrugada da última segunda-feira (30/06), no Centro Histórico de Porto Alegre (RS). O resgate ocorreu em um dos dias mais frios do ano na capital gaúcha, com temperaturas entre 4ºC e 11ºC. Segundo a Guarda Municipal, as crianças estavam com roupas leves e expostas ao frio intenso — a menor, de apenas 2 anos, foi encontrada caída no chão, tremendo, com o rosto sujo de muco e com queimaduras de frio nas mãos e no rosto.

O caso foi denunciado por pedestres que passavam pelo local e perceberam a situação de vulnerabilidade das crianças. A Guarda Municipal acionou imediatamente a Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca), da Polícia Civil, e o Conselho Tutelar. As irmãs foram encaminhadas a um abrigo e receberam atendimento médico e social. Um boletim de ocorrência foi registrado e as autoridades iniciaram uma investigação para apurar responsabilidades.
De acordo com o delegado Raul Vier, diretor da Deca, as crianças são irmãs e estavam acompanhadas de uma mulher que, inicialmente, foi identificada como adolescente, mas que depois foi confirmada como adulta. Na manhã desta terça-feira (02/07), equipes da Polícia Civil estiveram no abrigo e também em uma reserva indígena Guarani, onde os responsáveis legais pelas crianças foram localizados.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as circunstâncias do abandono. Os responsáveis e a mulher que acompanhava as meninas serão intimados para prestar depoimento. O Rio Grande do Sul enfrenta a quarta onda de frio de 2025, a segunda do inverno, com temperaturas cerca de 5ºC abaixo da média, aumentando o risco para pessoas em situação de vulnerabilidade.