Monitoramento por vídeo -

Corso de Teresina terá alta tecnologia para garantir segurança

Pela primeira vez, a Secretaria Estadual de Segurança vai usar alta tecnologia, com o mapeamento de pessoas procuradas pela policia, vídeo-monitoramento com imagens captadas por seis drones para garantir a segurança no Corso de Teresina, que será realizado neste sábado (15), informou o secretário estadual de Segurança Pública, capitão Fábio Abreu. A matéria é do repórter Efrém Ribeiro para o Jornal Meio Norte.

Ele afirmou que será instalado no Centro de Comando Integrado de Segurança Pública vídeo watt para acompanhar a movimentação no Corso de Teresina da Ponte Juscelino Kubitschek, até a Ponte da Primavera, passando pela Ponte Estalada, na zona Leste de Teresina. 'Vamos fazer o confronto das imagens e identidades das pessoas que têm mandado de prisão emitidos pela Justiça com pessoas que possam estar no Corso de Teresina. Vamos usar alta tecnologia", falou Fábio Abreu.

Ao mesmo tempo, o Governo do Estado vai usar, através da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), o mapeamento eletrônico dos presos que estão em liberdade condicional ou em prisões domiciliares para saber se estão, ilegalmente, no Corso de Teresina. Segundo o secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson, agentes penais irão dar apoio às Policias Civil e Militar na fiscalização de pessoas que estão sob medida cautelar e que por isso devem seguir restrições da Justiça.

Um homicídio envolvendo um monitorado por tornozeleira eletrônica no Corso em 2019 chamou a atenção da polícia para a edição deste ano. Carlos Edilson disse que a chegada de pessoas com tornozeleiras será acompanhada em tempo real 'Se a pessoa monitorada for para o Corredor da Folia, o sistema acusa. É nesse momento que ele será fiscalizado", falou Carlos Edilson.

Em todo o Piaui, cerca 500 pessoas são monitoradas pela Secretaria Estadual de Justiça, como medida cautelar alternativa á prisão. Somente no ano passado, 38 monitorados passaram pelo corredor do Corso.

Carlos Edilson falou que as proibições para os monitorados estarem presentes no Corso de Teresina dependem das decisões impostas pela Justiça.

"Todo monitorado eletrônico tem um dever a cumprir e é essa a restrição. É essa fiscalização, que nós iremos fazer, verificar o que o Poder Judiciário determina. É permitido a ele monitorado estar em uma festa? É permitido a ele 22h estar dentro daquele ambiente? É isso que nós iremos fazer em parceria com a Policia. Havendo restrição, o portador de tornozeleira será conduzido ao Centro de Comando para prestar declarações. Só quem pode prender é o Poder Judiciário, a não ser que seja preso em flagrante", falou Carlos Edilson. 

Entenda como será a interdição no Corso 
Para comportar o Corso Zé Pereira, que ocorre neste sábado (15) na Avenida Raul Lopes, a zona Leste de Teresina vai receber uma série de adaptações para facilitar a circulação do folião e da população em geral. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai contar com um total de 78 agentes de trânsito em operação nos 11 pontos localizados no entorno do evento. Denis Lima, gerente de operações da Strans, informa que as interdições devem iniciar no inicio da manhã de sábado, às 5h30. 

"Todas as ruas que dão a acesso á Avenida Raul Lopes vão ser bloqueadas, já que empresa que foi contratada para instalar os containers, vai começar os trabalhos por volta de 4h", disse.

Os pontos que serão interditados nos demais horários são: Ponte da Primavera (nos dois sentidos), Avenida Raul Lopes (nos dois sentidos entre o setor de esportes da UFPI e rotatória da Potycabana), Avenida Raul Lopes com a Rua José Paulino, Costa Araújo, Rua Ind. José Camilo da Silveira, Rua Anfrísio 
Lobao, Rua Des. Manoel Castelo Branco, Rua Senador Cândido Ferraz e com a Rua Júlio Mendes e também a Rua Marcos Parente com cruzamento da Rua Elias João Tajra.

Além disso, a partir das 14h o bloqueio segue para as extremidades, o acesso Ponte da Primavera, às duas alças da Ponte Estaiada e o acesso pela Avenida Jockey Club. Sendo assim, a população que vai trabalhar em barracas e camarotes deve ficar atenta aos horários de acesso ao espaço.

A concentração de taxistas e mototaxistas foi direcionada para os maiores locais de dispersão de pessoas. Na Avenida Elias João Tajra (entre Rua Demerval Lobão e Avenida Raul Lopes), Avenida Universitária, na altura do Posto São Raimundo, Avenida Petrônio Portela, depois da alça da ponte, Avenida Raul Lopes, próximo ao Pintos Shopping e à rotatória do Parque Potycabana. O percurso do Corso inicia às 17h na Avenida Raul Lopes, no sentido norte/sul, até a rotatória da Potycabana, que será o local de dispersão dos caminhões. 

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco