Prevenção contra o câncer -

Coordenadoria das Mulheres participa de lançamento do Outubro Rosa

A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (CEPM) participará da abertura da do Outubro Rosa da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que será realizada  no dia 05 de outubro, no auditório do órgão, a partir das 8h. O objetivo é conscientizar as servidoras e a sociedade da importância do cuidado coma  saúde da mulher e prevenir o câncer de mama.

Na abertura do Outubro Rosa, a coordenadora Estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, ministrará uma palestra sobre a importância do Programa Pró-Equidade, Gênero, Raça e Diversidade nas instituições levando em consideração a saúde da mulher e destacando os impactos positivo na gestão quando se tem um olhar de equidade nos espaços. Também será realizada a palestra “Velhos Paradigmas e Novos Aprendizados no Câncer de Mama”, que será ministrada pelo presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Luiz Ayrton Santos Júnior.

“No Outubro Rosa trabalhamos a prevenção ao câncer de mama por ser um dos que mais mata as mulheres, não só no Brasil, mas no mundo. É preciso que tenhamos a consciência de fazer a prevenção porque quanto mais cedo temos o diagnóstico do câncer, mais condições se tem de tratar a doença”, pontua a coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres, Zenaide Lustosa.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de tumor que mais mata mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer no pulmão. Além do diagnóstico precoce, há várias formas de prevenir o câncer de mama, com atitudes que melhoram também a saúde em geral, como evitar uso de álcool, cigarro, palestras informativas, autoexame e frequência nos cuidados com a saúde.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco