
Conflito escala e Irã lança mísseis em direção a Israel
Conforme anunciado por autoridades, o Irã deu início a uma ofensiva contra os ataques de Israel, lançando mísseis balísticos em direção ao território israelense. A informação foi divulgada pela mídia estatal iraniana nesta sexta-feira (13/06).
Em nota oficial, as Forças de Defesa de Israel (FDI) também confirmaram a ofensiva, que teve como alvo diversas regiões do país. De acordo com os militares, o sistema de defesa aérea foi acionado para tentar interceptar os mísseis. Segundo o Irã, os alvos incluem instalações militares e bases aéreas.
Logo após o início do ataque iraniano, imagens mostraram o momento em que o sistema Domo de Ferro foi ativado em Tel Aviv, capital israelense. Veja o vídeo aqui!
Segundo a mídia oficial do Irã e o canal israelense Canal 13, a ação iraniana, chamada de Operação Verdadeira Promessa 3, teria atingido o Ministério da Defesa de Israel. No entanto, o governo israelense ainda não confirmou a informação.
À imprensa local, o chefe dos serviços de emergência de Israel, Eli Bin, afirmou que pelo menos sete pessoas ficaram feridas de forma moderada após os ataques.
A possibilidade de uma resposta militar iraniana já vinha sendo considerada após ataques sofridos pelo país. Em um discurso na manhã desta sexta-feira, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que era necessário dar uma resposta contundente à ação israelense.
“Hoje, precisamos dar uma resposta firme à entidade sionista maligna [Israel], desprezível e terrorista”, disse Khamenei antes da onda de mísseis lançadas contra Israel. “Se Deus quiser, responderemos com força e não teremos misericórdia com eles.”
Mais cedo, o Irã já havia lançado drones contra Israel, mas os ataques não causaram danos significativos.
Fonte: Metrópoles