Piauí - Sertão Rio Mar -

Com evento prestigiado, Valdeci Ribeiro lança exposição e fotolivro em Teresina

O médico e fotógrafo Valdeci Ribeiro lançou na noite desta quinta-feira (20/09) a exposição e O fotolivro  'Piauí - Sertão Rio Mar', resultado de seis expedições fotográficas pelo estado, com registros das belezas naturais piauienses.

O lançamento em Teresina foi realizado no Clube dos Diários e foi bastante prestigiado. A exposição e o fotolivro é um passeio pelo Piauí, entre sertões, rios e mares, através do olhar de Valdeci Ribeiro, que revela a magnitude da natureza em seu estado mais puro de exuberância e arte.

O fotolivro “Piauí – Sertão Rio Mar” reúne, em 170 páginas, o olhar de Valdeci Ribeiro e mostra o resultado de cinco anos de trabalho e da paixão pela fotografia.

Algumas imagens do livro compõe a exposição que estará aberta ao público a partir desta sexta-feira (21/09), e ficará disponível por 15 dias na galeria de Artes Nonato Oliveira. A primeira exposição de Valdeci aconteceu em São Paulo, onde sua obra foi impressa.

INSPIRAÇÃO
"A inspiração é o contraste do Piauí ser um dos estados mais pobres da federação e de uma riqueza absolutamente genuína, a natureza foi muito generosa conosco. Viajando pelo Piauí, contemplando isso, desenvolvi o projeto, são cinco anos, 36 expedições fotográficas e nós estamos mostrando nesse primeiro volume principalmente os nossos parques nacionais, as áreas de conservação, Capivara, Confusões, Sete Cidades, nosso Delta e o Cânion do Rio Poti. O objetivo é que os próprios piauienses conheçam mais toda essa riqueza que nós temos, passem a preservá-la, discutam e cobrem as autoridades por uma melhor estrutura de visitação", disse Valdeci.

PÚBLICO APROVOU
O arquiteto Pedro Moura é de Brasília e ficou impressionado com as paisagens piauienses. "Eu gostei muito da exposição porque mostra várias facetas da natureza do Piauí, diferente do que a gente conhece. Eu conhecia só o Delta do Parnaíba e na exposição dá para ver os parques, que são muito bonitos, são belos atrativos naturais do estado que não são conhecidos pelo resto do Brasil. Isso funciona como uma mostra do potencial de turismo natural", afirmou.

ASSISTA AOS VÍDEOS DO TOUR PELA EXPOSIÇÃO

PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA
Valdeci Ribeiro estuda fotografia há oito anos, mas foi há cinco anos que decidiu fotografar as belezas naturais do Piauí. “Realizei 36 expedições fotográficas no estado do Piauí, e neste primeiro livro apresento imagens de grandes destaques no cenário piauiense. Este projeto está carregado de muita emoção e novas descobertas. O fotógrafo capta com a alma, envolvendo-se na atmosfera do lugar, contemplando e procurando vivenciá-lo”, afirma o fotógrafo.

SOBRE VALDECI RIBEIRO
Valdeci Ribeiro é médico e fotógrafo. Nasceu em 1960, em Campo Maior-PI. Intensamente dedicado ao olhar da paisagem de sua terra natal, ao longo dos anos de viagens pelos parques nacionais, seu trabalho explorou desde a busca por lugares cada vez menos visitados, passando por uma evolução da própria técnica fotográfica.

Em 2014 Valdeci ganhou o primeiro e segundo lugar no Concurso “Fotografe Teresina”, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação. Tem fotografias publicadas, selecionadas através de concurso, no Catálogo Nacional Sicredi (Cooperativa de Crédito) nos anos de 2014 e 2015. Em novembro de 2016, a Verve Galeria (SP) montou a exposição individual "Lembranças de um tempo que não acaba”, sob curadoria de Ian Duarte Lucas. Em dezembro de 2015, expôs, na Lilia Casa (PI), a mostra “Contemplação”.

BOAS INDICAÇÕES
O prefácio da obra é assinado pela ex-diretora de Relações Internacionais e de Coordenação Geral do Museu Brasileira da Escultura - MuBE, em São Paulo, Renata Junqueira de Azevedo, e pelo artista piauiense João Claudio Moreno. “Valdeci traz no cerne de sua obra imagens particularmente exuberantes do Piauí em todo o seu esplendor. Seus registros são enquadramentos sensíveis, ângulos precisos captados por quem realmente tem sinergia e paixão por sua terra natal”, diz Renata.

João Claudio também reforça esse amor pelo Piauí e convida o leitor/observador para uma viagem pelas belezas do Estado. “Essa substancial coleção de imagens do Piauí parece o diário de uma expedição rudimentar e primitiva. As imagens revelam um esforço, um prazer, uma busca incontida no mistério, uma sensibilidade aguçada, uma percepção muito aguda das coisas e um amor excepcional à sua terra”.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco