Anexo ao hospital Lineu Araújo -

Centro de Atenção à Saúde da Mulher tem financiamento garantido pelo Ministério da Saúde

Em reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, conseguiram garantir o financiamento para a construção do Centro de Atenção à Saúde da Mulher, anexo ao hospital Lineu Araújo, onde serão oferecidos tratamentos e exames especializados. O valor de repasse do Ministério da Saúde será de R$ 3.400.000 e o restante do investimento será recurso próprio da Prefeitura de Teresina. 

“A pretensão do município de Teresina é possibilitar o mais rápido possível a execução da obra em prol da saúde da mulher”, afirma Sílvio Mendes. O novo Centro tem como público alvo as mulheres a partir da adolescência (14 anos) até a terceira idade. O objetivo é se tornar um espaço de referência no atendimento a esta parcela da população, que segundo dados do IBGE (2012), é de 442.138 pessoas somente em Teresina. 

A criação do centro foi uma iniciativa dos profissionais de ginecologia da FMS, aprovada pelo prefeito Firmino Filho. “Todas as principais necessidades que as mulheres possuem serão contempladas e concentradas neste espaço no Lineu Araújo”, informa Sílvio Mendes. O atendimento será feito por uma equipe multiprofissional, das áreas de ginecologia, mastologia, radiologia, ultrassom, entre outras. 

Serão ofertados serviços de prevenção e diagnóstico das principais doenças que acometem o público feminino, como câncer de mama e câncer de colo de útero. Haverá ainda um serviço voltado às mulheres no climatério (menopausa), fase da vida que requer acompanhamento em diversas áreas médicas. “Além disso, será disponibilizado um serviço voltado aos problemas de infertilidade feminina, com possibilidade de realização de inseminação artificial com casos de indicação, procedimento caro e inacessível para muitas pessoas”, diz o presidente.

Fonte: Semcom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco