Inviabilizando a coleta reciclável -

Catadores bloqueiam acesso ao aterro de Teresina e protestam contra risco de perder sustento

Catadores de materiais recicláveis interditaram, na manhã desta sexta-feira (04/07), o acesso ao aterro sanitário de Teresina em protesto contra a decisão da Prefeitura de desativar parcialmente o espaço. O bloqueio começou por volta das 6h30 e impediu a entrada de caminhões com lixo doméstico e resíduos urbanos.

A principal queixa dos manifestantes é a mudança na operação do aterro, agora sob nova administração contratada por licitação. Segundo os catadores, a nova empresa permitirá o descarte apenas de resíduos de capina e limpeza urbana, inviabilizando a coleta de recicláveis — principal fonte de renda para cerca de 190 trabalhadores.

Foto: Reprodução.

Os manifestantes denunciam a ausência de diálogo com o poder público e afirmam que não foram apresentadas alternativas para compensar a desativação. Durante o ato, caminhões foram obrigados a descarregar resíduos na entrada do espaço, em sinal de protesto.

Líderes do grupo também contestaram informações de que todos os catadores recebem Bolsa Família ou estariam ameaçando seguranças. “Nem todos têm o benefício, e o que a gente quer é trabalhar, não confrontar. Estamos pedindo respeito e solução”, declarou um representante.

A Prefeitura de Teresina ainda não se pronunciou sobre o protesto.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco