Projeto Pipocando Artes · 22/10/2021 - 15h55

Casa da Cultura de Teresina reúne crianças em projeto de integração cultural


Compartilhar Tweet 1



As atividades do Projeto Pipocando Artes, desenvolvido pela Casa da Cultura de Teresina e que tinha como objetivo integrar as crianças aos instrumentos de cultura disponíveis no município, encerrou as atividades nessa quinta-feira (21/10). Durante três dias, as crianças tiveram acesso ao rico acervo da Casa da Cultura, bem como participaram de brincadeiras, clube de leituras, oficinas de artes e ainda puderam acompanhar apresentações de grupos culturais.

O pequeno João Vitor, de 04 anos, foi um dos visitantes, ele conheceu de perto o acervo que conta um pouco do passado de Teresina e no final do passeio, participou da recreação e fez questão de pintar o seu rosto com o desenho de um dinossauro. Além do João Vitor, dezenas de crianças passaram pelo local durante o Pipocando Artes, projeto que devido ao sucesso, deverá ocorrer diversas outras vezes a fim de atender um número maior de crianças.

    Ascom FMC

Scheyvan Lima, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), conta que além desse projeto, a Casa da Cultura se mantém funcionando ativamente tendo a mostra um amplo acervo cultural. Para o gestor, é importante que desde a infância as pessoas tenham o contato com a cultura, isso para que no futuro, as crianças de hoje possam valorizar e preservar nossa história.

A psicóloga Ana Michele, conta que esse tipo de atividade estimula a criatividade e a expressividade das crianças, para ela hoje existe uma maior tendência a tecnologia, onde o celular acaba tendo uma maior atenção das crianças e segundo ela, isso precisa ser revisto, já que o uso desregrado acaba prejudicando a saúde mental e afastando as crianças de momentos importantes para o crescimento saudável.

“Fiquei surpresa com a aceitação das crianças a esse passeio cultural. Essa é a segunda vez que eles frequentam o local e agora eles mesmo cobram mais visitações, demonstrando que o objetivo do projeto vem atendendo ao seu objetivo”, conta Ana Michele.

A Casa da Cultura é uma instituição cultural que funciona na Rua Elizeu Martins, esquina com 7 de setembro, número 1426, Centro, em frente à praça João Luís Ferreira. O local é mantido pela Prefeitura de Teresina e mantém um acervo que mostra um pouco do passado teresinense.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários