Vídeo -

Cadeirante sobe escada de joelhos em estação de metrô no DF

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um cadeirante enfrentando dificuldades para subir a escadaria da estação de metrô de Samambaia Sul, no Distrito Federal. Nas imagens, é possível observar o indivíduo subindo os degraus com esforço, enquanto um acompanhante retira as baterias da cadeira de rodas.

Foto: Reprodução

De acordo com informações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), o elevador da estação estava em manutenção no momento do ocorrido. A empresa afirma que a segurança foi acionada para reverter a escada e facilitar a subida do cadeirante. No entanto, antes que a equipe pudesse intervir, o usuário optou por seguir para o mezanino.

Veja:

A empresa ressaltou que oferece atendimento especializado para pessoas com deficiência, acompanhando-os desde o embarque até o desembarque dos trens. No entanto, no caso em questão, o usuário estava acompanhado e não solicitou assistência, segundo a companhia.

Escadas rolantes e elevadores

De acordo com o Metrô-DF, das 27 estações, somente a Estrada Parque e a Concessionárias, ambas em Águas Claras, possuem somente elevadores, sem escadas rolantes. Nas demais 25 estações, a companhia possui escadas rolantes e elevadores.

No momento, há equipamentos inoperantes nas estações 108 Sul, Centro Metropolitano e Ceilândia Centro e Ceilândia terminal.

A previsão, segundo a empresa, é de restabelecer todos em até 15 dias, “pois aguarda-se o recebimento de placas de comando, importadas, porém já em trânsito para Brasília”. Ainda de acordo com a companhia, os problemas foram causados por picos de energia que danificaram as placas.

Leia a nota completa do Metrô-DF:

“O Metrô-DF informa que a ocorrência gravada em vídeo se deu na estação Terminal Samambaia. No momento do desembarque do usuário cadeirante, uma dupla de seguranças verificou o desembarque do mesmo na plataforma da estação e recebeu a informação que a escada rolante estava descendo. A partir desse momento, a segurança acionou a equipe de empregados da estação para reverter a escada e viabilizar a subida do usuário cadeirante. Antes da atuação do empregado da estação para reversão da escada, o usuário resolveu não aguardar e já seguiu para o mezanino.

Ressaltamos que, mais cedo, o usuário cadeirante embarcou na estação Terminal Samambaia, tendo sido abordado pelos empregados da estação e orientado a aguardar o acompanhamento de empregado da operação. No entanto, o usuário cadeirante não aguardou o apoio para o embarque e desceu com seu acompanhante. No retorno retratado nas imagens do vídeo, o usuário cadeirante novamente não aguardou o apoio dos empregados da área operacional. Ademais, os empregados de segurança conduziram a cadeira até o mezanino.

O Metrô-DF reforça que realiza uma atividade especializada de atendimento às pessoas com deficiência que acessam o sistema, acompanhando desde o embarque ao desembarque dos trens. No caso em questão, o usuário cadeirante estava acompanhado e não solicitou acompanhamento, tampouco aguardou o apoio oferecido pelos empregados da operação, infelizmente.

Em relação ao elevador da estação Terminal Samambaia, ele teve a porta desalinhada e algumas roldanas quebradas por ação de algum usuário na manhã de hoje. A manutenção da empresa já efetuou os reparos e o elevador já está operacional.”

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco