É a 1ª santa nascida no Brasil -

Bolsonaro libera R$ 18 milhões para obras de Irmã Dulce na Bahia

Dulce no hospital Santo Antonio, construído por ela para atendimento médico gratuito
Dulce no hospital Santo Antonio, construído por ela para atendimento médico gratuito    Reprodução/Agliberto Lima (via Fotos Públicas)

O governo federal doará R$ 18 milhões ao Hospital Santo Antônio, criado pela Irmã Dulce, a 1ª santa nascida no Brasil. A portaria que libera os recursos foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em cerimônia no Planalto na 3ª feira (15.out.2019) e publicada nesta 4ª (16.out) no Diário Oficial da União. A reportagem é do Poder

O complexo hospitalar realiza por meio do Sistema Único de Saúde cerca de 2 milhões de atendimentos por ano. Conta com 954 leitos. Registra por ano, em média, 17.000 internações e 12.000 cirurgias.

O presidente Jair Bolsonaro manifestou-se sobre o tema no Twitter. Eis abaixo:

    Foto: Reprodução

O Hospital Santo Antônio fica dentro da instituição Obras Sociais Irmã Dulce, fundada em 1959. A unidade de saúde foi improvisada na área de 1 pequeno galinheiro. No local, Dulce atendeu os primeiros 70 pacientes, dando origem ao centro filantrópico.

Por causa de sua trajetória, a religiosa foi canonizada pelo papa Francisco no fim de semana, no Vaticano. Diversas autoridades brasileiras foram ao evento, incluindo o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro da Saúde, Henrique Mandetta. Bolsonaro não foi ao local.

Na capital baiana, onde a freira viveu, a celebração da canonização será realizada em 20 de outubro, a partir das 12h30, na Arena Fonte Nova. A expectativa é reunir 55.000 pessoas.

Inicialmente, o Palácio do Planalto informou que o presidente não iria ao Vaticano, mas participaria das comemorações em Salvador. A presença foi cancelada. O governo alegou problemas na agenda. Bolsonaro irá ao oriente no fim do mês.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco