Precipitação de 70 mm -

Barragem do Emparedado volta a sangrar após forte chuva no Norte do Piauí

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra como está a situação da barragem do Emparedado, localizada na comunidade de mesmo nome, na zona rural de Campo Maior. Após a forte chuva que caiu na região na madrugada deste sábado (16/02), o volume aumentou no reservatório e a água já passa por cima do sangradouro. As informações são do Portal de Olho.

    Portal de Olho

Somente nas últimas horas já choveu 70 mm na cidade. Bastaram duas chuvas para acumular 30% do esperado para o mês inteiro. Até este sábado, Campo Maior já teve 124 mm de chuva e a previsão aponta para mais água nos próximos dias.

O local costuma receber uma grande quantidade de visitantes por esta época do ano e é conhecido pelos banhos e por ser palco de diversas atrações com shows musicais. No entanto, muita gente ainda tem mostrado resistência em frequentar devido à repercussão envolvendo o rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG) que ocasionou a morte e o desaparecimento de centenas de pessoas.

O Emparedado está localizado nas proximidades da PI-115 cerca de 40 km do perímetro urbano de Campo Maior. A barragem recebe as águas do Rio Jenipapo e possui uma capacidade de 5 milhões de metros cúbicos de água represados através de uma parede de concreto que apresenta uma série de infiltrações. O Governo anunciou que a barragem vai receber um investimento no valor de R$ 4,6 milhões para recuperação do sangradouro e que o processo está na fase de licitação para a contratação da empresa responsável pelas obras.

Apesar das ameaças e do medo dos moradores, o Governo diz que a barragem não apresenta risco de rompimento e que são realizadas constantes vistorias no local com o objetivo de assegurar segurança a quem vive nos arredores do reservatório.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco