Baleia suspeita de ser “espiã russa” é encontrada morta na Noruega
O corpo da baleia-beluga Hvaldimir foi encontrado flutuando na Baía de Risavika, no sul da Noruega, no último sábado (31/08). O animal, que ganhou notoriedade em 2019 quando foi visto pela primeira vez usando um cinto de segurança adaptado para câmeras, gerou especulações sobre ser uma possível espiã russa. Desde então, Hvaldimir — nome criado a partir da palavra norueguesa para baleia, "hval", e o nome do presidente russo Vladimir Putin — passou a ser monitorada de perto por biólogos, incluindo Sebastian Strand, que acompanhou a beluga nos últimos três anos.
Após o avistamento, a beluga foi retirada da água por um guindaste e levada a um porto próximo, onde será submetida a exames para determinar a causa da morte. De acordo com Strand, a baleia parecia estar em boas condições até o dia anterior. "É absolutamente horrível", lamentou o biólogo.
Rumores sobre o treinamento de baleias para fins militares pela marinha russa persistem, alimentados pela natureza peculiar de Hvaldimir e suas interações com humanos. Segundo a organização Marine Mind, a beluga mostrava um comportamento amigável e respondia a sinais de mão, o que poderia indicar que ela tenha sido usada como uma "baleia terapêutica" durante seu tempo em cativeiro na Rússia.
Fonte: Metrópoles