Lei nº 12.305 de 2010 -

Aterros Sanitários devem obedecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos para o descarte correto

A sociedade deve está atenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos, implementada pela Lei nº 12.305 de 2010, pois ela define que, para uma disposição final ambientalmente adequada, os rejeitos devem ser distribuídos em aterros sanitários.

Os aterros sanitários são compostos por resíduos domésticos, comerciais, industriais, de construção e também com origem nos resíduos gerados no esgoto. No Brasil, os dados da Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP), constam que os aterros respondem por 58% do volume total de tratamento e disposição de resíduos.

O Grupo Solvi, responsável pela Revita Engenharia Sustentável e líder em tecnologia de tratamento, destinação e valorização de resíduos com 60 UVSs - Unidade de Valorização Sustentável, no Brasil, Bolívia, Peru e Argentina, utiliza diversas tecnologias voltadas para valorizar ao máximo os resíduos, como afirma o engenheiro civil, Antoniel Morais.

"Seja por centrais de triagem onde são separados os resíduos recicláveis dos rejeitos, como a reciclagem energética, gerando energia elétrica proveniente do biogás dos aterros por meio das usinas termoelétricas. Nas plantas de blendagem, são descaracterizados os resíduos sólidos ou líquidos com alto poder calorífico proveniente das indústrias, formando um blend de resíduos, conhecido como CDR – combustível derivado de resíduos que é utilizado como combustível alternativo para fornos de produção de cimento. Outra forma de reaproveitamento de resíduos é a compostagem, onde ocorre o processo biológico de decomposição e reciclagem de matéria orgânica como sobras de frutas, verduras e resíduos alimentícios”, conta Antoniel.

“Todas essas práticas evitam que os resíduos sejam enviados para os aterros sanitários, assim aumentando sua vida útil. Reforçamos também que com o descarte correto dos resíduos e rejeitos o chorume é coletado e tratado em ETEs – Estação de Tratamento de Efluentes, gerando água de reuso que pode ser reutilizado em lavagem de veículos e irrigação de plantações”, complementa o engenheiro.

A Unidade CTR Altos que pertence ao Grupo Solví, iniciou recentemente suas operações no município de Altos, Piauí. Trazendo a expertise do Grupo Solví a CTR Altos Poderá atender 43 municípios tratando adequadamente seus resíduos juntamente com os resíduos de grandes geradores da região.


 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco