Vítimas incluem idosos e crianças -

Ataque deixa ao menos 40 mortos na Nigéria, diz presidente Bola Tinubu

Ao menos 40 pessoas morreram no domingo (13/04) em um ataque armado contra uma comunidade agrícola situada no estado de Plateau, na região centro-norte da Nigéria. A informação foi divulgada pelo presidente do país, Bola Tinubu, nesta segunda-feira (14/04), que expressou solidariedade às famílias das vítimas.

Foto: Filo

Durante seu pronunciamento, Tinubu atribuiu a responsabilidade pelo atentado — ocorrido em uma comunidade cristã de Zike — a pastores muçulmanos da etnia Fulani, grupo frequentemente ligado a outros episódios de violência no território nigeriano.

A Anistia Internacional relatou que o ataque, ocorrido de forma inesperada, vitimou pessoas em situação de vulnerabilidade, entre elas crianças e idosos. Moradores relataram que as residências foram destruídas e saqueadas pelos agressores, e acreditam que o total de mortos possa ultrapassar 50.

Nos últimos meses, o estado de Plateau tem vivido uma intensificação nos episódios de violência, com mais de mil mortes registradas entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, conforme dados da Anistia. Autoridades locais apontam que os confrontos têm origem em disputas por recursos como terra e água entre pecuaristas e agricultores.

Fonte: SBT News

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco