Influencia ou não · 14/03/2019 - 17h20

Associação entre jogos e tiroteio em escola de Suzano gera resposta massiva nas redes


Compartilhar Tweet 1



O ataque à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, Região Metropolitana de São Paulo, que aconteceu na última quarta-feira (13/03), gerou uma enorme repercussão.

A investigação sobre a vida dos autores do crime – tanto pela polícia, quanto por curiosos - começou no mesmo dia. Entre outros fatores, foi descoberto que eles jogavam jogos de computador que fazem apologia à violência, o que fez com que o crime fosse ligado aos games por muitas pessoas.

Tal associação gerou respostas massivas de gamers e especialistas. Veja a seguir.

Relação entre crime em escola de Suzano e jogos: respostas

A polícia foi até a Lan House que os assassinos frequentavam na cidade de Suzano e apreendeu os computadores que os meninos usavam. Eles descobriram que os assassinos participavam de jogos online de combate com armas.

O vice-presidente, Hamilton Mourão e outros internautas, relacionaram o crime com a popularidade de games violentos, mas os adeptos aos jogos não gostaram e se pronunciaram contra as declarações, afirmando que não há relação entre a violência simulada em um ambiente virtual com a do mundo real usando a #somosgamersnaoassassinos. 


O texto de uma das internautas dizia que nenhum tipo de jogo que ela jogou durante a vida construiu sua carreira e que os games funcionaram, muitas vezes, como uma válvula de escape.

"The Sims nunca me fez arquiteta, FIFA e PES nunca me deram uma carreira de jogadora, Surgeon Simulator nunca me tornou médica. Parem de colocar a culpa da negligência de vocês por uma juventude doente na válvula de escape e diversão de muitos".


Já outra usuária do Twitter internauta alertou para áreas que precisam de cuidado e atenção além dos jogos: 


O assunto virou pauta até no programa "Encontro". Fátima Bernardes convidou o especialista Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet para falar sobre o assunto.

Rodrigo deu sua opinião sobre a relação entre jogos com a vida real depois que Fátima leu o seguinte tuíte:


 


Comentários