Mensagem racista -

Artista brasileiro é vítima de racismo na Holanda: “não aceitamos negros”

O artista brasileiro Wallace Pato denunciou ter recebido mensagens racistas do Hotel Plantage, em Amsterdã, após fazer uma reserva pela plataforma Booking. Em uma postagem no Instagram, nesta quarta-feira (30/10), o artista carioca compartilhou a imagem da mensagem recebida no último dia 17. O hotel, localizado na capital holandesa, nega responsabilidade pelo envio do conteúdo discriminatório.

Na mensagem, Wallace foi informado de que sua reserva havia sido cancelada devido à política do hotel em relação a pessoas negras. “Olá, sua reserva foi cancelada. Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”, dizia o texto em inglês. Wallace e o amigo Gustavo Speridião, também artista, planejavam passar cinco dias em Amsterdã. Antes de chegar à cidade, as mensagens também exigiam documentos já fornecidos anteriormente. Após o ocorrido, eles decidiram cancelar sua ida ao hotel, perdendo 570 euros, aproximadamente R$ 3,5 mil, sem reembolso, e tiveram que arcar com outros 800 euros (R$ 5 mil) em uma nova hospedagem.

“Para preservar nossa integridade física, tivemos que trocar de hotel em cima da hora”, relatou Wallace. Ele também contou que contatou o Booking, mas o site apenas ofereceu um crédito parcial, ignorando o caso. “Fizeram pouco caso e não ligaram para nada”, acrescentou. O Hotel Plantage, procurado pela imprensa, negou envolvimento com o envio da mensagem e atribuiu o ocorrido a um possível ataque de “phishing”, que seria uma tentativa de roubo de dados. O hotel afirmou não ter cancelado a reserva, mostrou-se “chocado” com a situação e pediu à Booking uma investigação. Em seu Instagram, a administração publicou um pedido de desculpas e negou ser responsável pela mensagem.

Wallace, que já recebeu explicações semelhantes diretamente do hotel, expressou descrença na versão oferecida. “É uma maneira de eles tentarem escapar da situação”, declarou, revelando que acionou um advogado para tratar do caso. Ele descreveu o maior dano como psicológico: “Já basta viver uma vida traumatizada por várias questões que vão te machucando com o tempo. Você, um artista, que tem seu conhecimento e é respeitado, vai fazer uma viagem de pesquisa, e precisa passar por isso de novo”, desabafou.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco