Lançara concurso literário · 09/08/2019 - 14h08

APL lança seis novas obras e Revista do Centenário


Compartilhar Tweet 1



A Academia Piauiense de Letras lançou nesta sexta-feira, 09 de agosto, em parceria com a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), o livro ‘Integração Nacional da Economia Brasileira e Transamazônica: Desenvolvimento Rural e Urbano’, de autoria do imortal Raimundo Nonato Monteiro de Santana. Mais cinco obras, além da Revista do Centenário e o Concurso Literário serão lançadas no final de semana.

A solenidade contou com a presença do presidente da instituição, Nelson Nery Costa, familiares e amigos do Professor Santana, assim como diversas autoridades, como por exemplo: o secretário de Planejamento Antônio Neto, e o defensor-público geral Erisvaldo Marques.

O livro reúne os primeiros escritos do autor produzidos na Universidade de Brasília (UnB), no início da década de 1970.

De acordo com o secretário de Planejamento, Antônio Neto, o professor Raimundo Santana é um ícone no estudo econômico do Estado. “Estamos lançando mais um livro da Biblioteca Piauiense Raimundo Santana, uma homenagem a esse grande piauiense considerado o criador, o mentor do planejamento no Estado do Piauí. Foi ele que começou a ideia de secretaria do Planejamento a partir da antiga Codese, a Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ele tem uma contribuição muito importante na área econômica, em estudos e pesquisas na área da economia, tanto piauiense, quanto regional e nacional”, revelou.

Neto sintetiza que a parceria restabelecida pela Seplan com a Academia Piauiense de Letras vai oportunizar ao público essa pesquisa feita pelo professor Santana sobre a integração nacional da economia. “É uma grande obra do professor Santana, que foi idealizada pelo ex. presidente da Cepro, professor Antonio José Medeiros, e agora, com o restabelecimento da parceria com o Dr. Nelson Nery, através da Academia Piauiense de Letras, queremos incentivar as publicações, as leituras de trabalhos literários voltados para a economia piauiense e para a pesquisa que incentiva o planejamento”, finalizou o secretário.

O presidente da APL, Nelson Nery Costa indicou que o Professor Santana era amado e respeitado por todos, deixando um grande legado para a literatura piauiense. “O professor Santana era uma pessoa especial, amigo e companheiro um amigo muito querido, e mais uma vez fazemos o resgate dessa memória. Ele teve a capacidade de pensar o Piauí através desse contexto. É uma felicidade estar fazendo esse trabalho junto com a Seplan”, frisou.

Programação de lançamentos

Seguindo a programação semestral, a Academia Piauiense de Letras irá lançar no próximo sábado, 10 de agosto, a Revista do Centenário da instituição e mais cinco livros, além do concurso literário para jovens do ensino médio.

Os livros lançados serão: Uhlanos, de Jônas da Silva; Chama Extinta, de Raimundo Zito Batista; bem como ‘Biografia de Tomáz Campelo, de Mariele Felinto e Viriato Campelo, tal como ‘Maria e o Cabeça de Cuia’, de Elizabete Rodrigues Sales; e História, Literatura e Linguística: experiência e reflexões’, de Raimunda Celestina Mendes da Silva (org.).

O evento de lançamento das obras ocorrerá a partir das 10 horas na sede da Academia, localizada na avenida Miguel Rosa.


Fonte: AsCom

Comentários