Saiba mais -

Anac suspende operação aérea da Voepass por falta de segurança

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou, a partir desta terça-feira (11/03), a suspensão das operações aéreas da Voepass devido a questões de segurança. Segundo a entidade, a decisão foi tomada de forma cautelar e permanecerá válida até que a empresa demonstre a correção de “não conformidades nos sistemas de gestão da companhia”.

Foto: Reprodução/Instagram VoePass

“A decisão da Anac decorre da incapacidade da Voepass em solucionar irregularidades identificadas no curso da supervisão realizada pela Agência, bem como da violação das condicionantes estabelecidas anteriormente para a continuidade da operação dentro dos padrões de segurança exigidos”, disse a Anac.

No comunicado, é mencionado o acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que deixou 62 mortos. A Agência afirmou que tem acompanhado a companhia desde então e que as exigências feitas, como a redução da malha aérea, ampliação do tempo de solo das aeronaves para manutenção e substituição de gestores, não foram atendidas.

“No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela Agência. Além disso, foi constatada a reincidência de irregularidades apontadas e consideradas sanadas pela Agência nas ações de vigilância e fiscalização anteriores”, apontou.

O não atendimento às exigências foi interpretado pela Anac como uma “quebra de confiança”, motivo pelo qual as operações da companhia permanecerão suspensas até que se comprove a recuperação de sua capacidade de assegurar o nível de segurança exigido pelos regulamentos em vigor.

Atualmente, a Voepass, composta pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, opera com seis aeronaves. Passageiros afetados pelos cancelamentos devem entrar em contato com a empresa ou com a agência de viagens responsável para solicitar reembolso ou reacomodação em voos de outras companhias.

Procurada para comentar o caso, a Voepass declarou que já iniciou as ações internas para atender às exigências. “Essa decisão tem um impacto significativo para milhares de brasileiros que dependem do transporte aéreo regional diariamente, por isso, empenharemos todos os esforços para retomar as operações o quanto antes”, afirmou a empresa.

Fonte: SBT News

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco