Fundou o Hospital São Marcos -

Amigos se despedem do médico Alcenor Almeida em velório na Câmara de Teresina

Vários amigos, familiares e autoridades estiveram no velório do médico Dr. Alcenor Almeida na manhã desta segunda-feira (06/04), no auditório da Câmara Municipal de Teresina. A despedida foi marcada por homenagens.

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar, lamentou a morte do Dr. Alcenor e que o sentimento é de muita tristeza.

Presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar
Presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar 

“É um ícone, uma perca muito grande para a sociedade e nessa casa ele foi um grande vereador. Acima de tudo um cidadão do bem que tem uma visão ímpar para nossa cidade na área da saúde. Uma perca irreparável e o sentimento de muita tristeza”, disse o presidente ao 180.

O vereador Luís Lobão comentou brevemente da história do Dr. Alcenor, um dos percussores e ícone da gestão do hospital São Marcos.

Vereador Dr. Luís Lobão
Vereador Dr. Luís Lobão 

“Foi um médico que deixou muito serviço prestado na nossa cidade, no nosso estado. Ele deixa um legado de honradez, de homem trabalhador, honesto, bom pai de família, de sujeito comprometido, um gestor como poucos. Tanto é que o hospital São Marcos está aí hoje contando a história do Dr. Alcenor que foi um dos percussores desse hospital. Foi gestor deste hospital por mais de 50 anos. Foi um ícone da gestão do hospital São Marcos”, afirmou Lobão, que disse ainda que só sabe do valor deste hospital quem realmente tem um familiar que precisou, ou que precisa para conduz o tratamento das pessoas.

Médico cirurgião do Hospital São Marcos e prefeito de União-PI, Dr. Paulo Henrique externou sentimento de tristeza e resumiu a importância do Dr. Alcenor para a saúde no Piauí.

Médico cirurgião do Hospital São Marcos e prefeito de União-PI, Dr. Paulo Henrique
Médico cirurgião do Hospital São Marcos e prefeito de União-PI, Dr. Paulo Henrique 

"Eu o considero um baluarte da Saúde, criou uma Instituição que tem muito serviço prestado ao Piauí, e também parte do Maranhão. Uma estrutura crescida e criada através da boa administração. Eu tive uma convivência de mais de 30 anos com ele, nós é que iniciamos a cirurgia cardíaca no Hospital São Marcos, e fomos pioneiros no Piauí. O trabalho dele foi um trabalho que floresceu e cresceu. Sempre prezou pela qualidade de atendimento".

O senador Ciro Nogueira também esteve presente no velório. Ele lamentou e disse que o Dr. Alcenor foi um grande amigo da família e que ele deixa um legado grande para Teresina e para o estado do Piauí, pela história, pelo homem, pelo cidadão que foi.

Morte

Dr. Alcenor morreu no fim da tarde desse domingo (05/05), aos 93 anos. O médico estava internado há uma semana com problemas pulmonares e também tinha a doença de Alzheimer. 

Dr. Alcenor é pai do atual diretor do hospital, Dr. Joaquim Almeida, e do arquiteto Gustavo Almeida. O médico foi vereador de Teresina entre 1988 e 1992.

Nota de pesar
A Associação Piauiense de Combate ao Câncer e o Hospital São Marcos comunicam, com imenso pesar, o falecimento do Dr. Alcenor Barbosa de Almeida, ex presidente da APCC e diretor geral do hospital, durante 55 anos.

O velório acontecerá a partir das 10h, desta segunda-feira, 06 de maio de 2019,  na Câmara dos Vereadores.

História do Dr. Alcenor 
O médico Alcenor Almeida, 93 anos, é de uma família de sete irmãos, com origem na cidade piauiense de Palmeirais. Desde muito jovem já tinha a convicção de cursar Medicina.  A vida escolar foi iniciada em sua cidade natal e, o então científico, foi  feito na tradicional escola pública Liceu Piauiense, em Teresina.

Quando concluiu o segundo grau, foi para o Rio de Janeiro onde prestou vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina. Para este concurso ele se preparou durante sete meses e obteve êxito. "Eu era bom em química, física e biologia , e isso me salvou", brincou em entrevista ao portal Medplan.

O sonho de Alcenor Almeida de ser médico se concretizou no ano de 1952. Logo em 1953 ele voltou para Teresina onde começou a trilhar sua carreia e hoje, depois de mais de 64 anos de profissão, continuou  na ativa  à frente  da presidência do Hospital São Marcos. O hospital, na sua administração, cresceu de um pequeno ambulatório para um centro de saúde com atendimento em todas as especialidades, sendo uma referência no tratamento oncológico.

Aqueles que conhecem a história da Medicina no Piauí sabem que a expansão do São Marcos aconteceu sob sua gestão, que já dura 54 anos, o que personificou o hospital nele. "Muita gente acha que sou dono do São Marcos, mas não sou. O hospital é uma instituição filantrópica que tem uma diretoria que comanda a instituição, e eu fui convidado em 1965 para ser o presidente, e estou aqui  até hoje", explica.

Aos 70 anos de idade, Dr.Alcenor fechou seu consultório, aposentou-se como médico e passou a dedicar-se exclusivamente ao Hospital São Marcos, de onde ele disse tirar forças. "Essa atividade me dá vida longa e me mantém uma pessoa com vigor físico e intelectual. Enquanto viver quero realizar esse trabalho". 

História do Hospital São Marcos 
Associação Piauiense de Combate ao Câncer assinala um dos episódios mais brilhantes da História da Medicina Piauiense. Um raro momento de entusiasmo e congraçamento da classe médica que, por sua vez, conseguiu elevar, num perfeito processo de conscientização, as figuras mais representativas da sociedade.

A ideia dessa grande empreitada começou a se delinear quando o presidente da Associação Piauiense de Medicina, Dr. Ulisses Coelho Marques, em encontro memorável com o Prof. Henrique Mélega, Presidente da Associação Paulista de Combate ao Câncer, recebeu desta a promessa de ajuda técnica e financeira para que se criasse no Piauí organização idêntica.

Em 12 de novembro de 1953, no auditório do Hospital Getúlio Vargas, realizou-se a movimentada sessão que criou a Associação Piauiense de Combate ao Câncer. Pouco tempo depois, a maioria dos membro da Diretoria havia renunciado. Assim, no dia 26 de fevereiro de 1954, o Presidente da Associação Piauiense de Medicina reuniu os sócios da Associação para escolher sua nova Diretoria.

Fotos do velório na CMT

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco