Melhor desempenho no curso -

Alunos destacam a importância da Láurea Acadêmica na formação profissional

“A Láurea Acadêmica me faz lembrar o quanto é difícil produzir conhecimento”, assim descreve Eduardo Gomes, do curso de História/campus de Floriano,  sobre a sua trajetória acadêmica. Eduardo, assim como outros estudantes da UESPI, foi contemplado com a Láurea Acadêmica, que é um é um título concedido ao aluno que apresentar melhor desempenho ao longo do curso no aspecto de aprendizagem dos conteúdos, programas de monitoria, pesquisa, extensão, bom comportamento e o Índice de Rendimento Acadêmico maior ou igual a 9,0  avaliados pela Coordenação de cada curso.

Na UESPI, em média 27 alunos já receberam a Láurea Acadêmica desde 2019. O laureamento é uma forma de reconhecer a atuação do aluno na universidade. A instituição, através da Resolução CONSUN nº 001/2019, passou a entregar a Láurea Acadêmica de Graduação.

Eduardo Gomes aponta que assim no decorrer do seu curso de História entrou em diversos programas como o PIBIC, PIBEU e a Residência Pedagógica. “Além disso, participei de incontáveis congressos (como ouvinte e como organizador), fui monitor de disciplinas curriculares por quatro vezes, apresentei alguns trabalhos em simpósios temáticos, fui coordenador de Centro Acadêmico e cheguei até a organizar, junto com diversos outros alunos, a primeira calourada unificada da UESPI de Parnaíba”.

A Virna Rodrigues, bacharel em Direito do campus de Picos, conta que não entrou no curso com o objetivo específico de ter a Láurea. No entanto, soube aproveitar as oportunidades que a universidade dispõe. “É muito importante, além de destacarmos as atividades de incentivo a pesquisa, mas também a importância das monitorias, é uma experiência de aprendizado muito boa. Sendo remuneradas ou não, elas têm uma ótima relevância até mesmo para sua carreira e currículo. Além de ser uma oportunidade de ter um contato direto com a prática docente, de estar do outro lado da sala de aula”, relata.

Virna e Eduardo agora formados e profissionais na carreira que escolheram, deixam uma mensagem para os jovens que estão nessa empreitada em busca da Láurea Acadêmica.

“Foi porque a UESPI disponibilizou bolsas que eu e muitos outros alunos tivemos a chance de nos dedicar exclusivamente aos estudos. A criação de projetos, sobretudo aqueles com presença de remuneração que dão oportunidade para que os discentes possam se debruçar ainda mais sobre o mundo acadêmico. O auxílio é um fator que deve ser sempre levado em consideração e que nunca deverá faltar na nossa instituição. Devemos todo dia lembrar da importância da universidade pública de qualidade para o nosso país. É com ela e a partir dela que muitos sonhos se realizarão”, fala Eduardo Gomes.

Virna acrescenta que é importante estar envolvido em atividades que te fazem crescer profissionalmente e na carreira acadêmica. “Nós temos a oportunidade de, dentro da UESPI, construir um currículo muito bom, além de adquirir conhecimento de uma forma dinâmica e diferente do habitual na sala de aula. Quero frisar que a universidade é um tripé, que é ensino, pesquisa e extensão e nós temos que efetivamente estender a nossa carga horária e construir ainda na graduação um seio profissional”, conclui.

Requisitos para o Laureamento

Para fazer jus ao recebimento da Láurea Acadêmica, o aluno deverá preencher os requisitos assegurados na Resolução, tais como:

  • Ter alcançado média igual ou superior a 9,0 (nove) no Coeficiente de Rendimento Acadêmico, calculado de acordo com o Regimento Interno desta instituição;
  • Não ter sido reprovado em nenhuma disciplina, por nota ou frequência, durante todo curso;
  • Ter integralizado o curso dentro do prazo normal estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e Legislações do Ministério da Educação (MEC) e previsto no Projeto Pedagógico do Curso;
  • Ter participado de Programa de monitoria cadastrado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), com relatório final aprovado;
  • Ter participado de Projeto de Extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), com relatório final aprovado; participado de Projeto de Pesquisa cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), com relatório final aprovado, entre outro.

Como solicitar a Láurea Acadêmica?

Caberá à Coordenação do Curso a elaboração da lista, com o(s) nome(s) do(s) aluno(s) que atenda(m) aos requisitos estabelecidos para o laureamento, que deverá ser aprovada pelo Colegiado do Curso.

Depois de aprovada pelo Colegiado do Curso a lista será enviada ao Conselho Universitário (CONSUN).

Caberá ao CONSUN a prerrogativa da homologação da indicação do laureado.

Como acontece o laureamento?

A Láurea Acadêmica será entregue, impreterivelmente, no ato de Colação de Grau.

O Cerimonial Universitário encontra-se sempre disponível para dúvidas e/ou mais informações sobre colação de grau e eventos, através do e-mail:cerimonial@uespi.br

Fonte: UESPI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco