Projeto Conta Pra Gente -

Alunos de Enfermagem de Floriano explicam ações desenvolvidas para sociedade

Nesta quarta-feira (08), aconteceu mais uma live do Projeto Conta Pra Gente, no canal do YouTube da Uespioficial. O programa contou com a participação de alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Floriano, que destacaram ações do curso desenvolvidas no município.

Na oportunidade, estiveram presentes os estudantes Samuel Marques, Juan Victor da Silva, Andressa Fernandes, Vitória Karoline da Silva, Maisa Almeida e Edimária Araújo. Cada discente destacou os matérias informativos produzidos durante a disciplina de Exames Complementares.

Discentes do 4° período do curso de Enfermagem

De acordo com uma das alunas responsáveis pela cartilha de saúde dos adolescentes, Maísa Almeida, o trabalho aborda os principais itens de saúde dessa faixa etária e a deficiência deste público no ingresso ao sistema de saúde. Por exemplo: informações sobre consulta, imunização, cuidados com a saúde mental, distúrbios alimentares, sexualidade, atendimento ginecológico, cuidado integrado na atenção básica frente às ISTs/HIV/AIDS e Hepatites virais, gravidez na adolescência, afecções urológicas mais frequentes, anemias e infecção urinária.

“Foi uma experiência nova. A nossa intenção é que esse trabalho chegue ao máximo de pessoas, com o objetivo de informar e conscientizar os adolescentes sobre esses ‘tabus’ que ainda existem sobre o tema”, ressaltou.

De acordo com o discente Samuel Marques, responsável pelo grupo do resumo simples Saúde do homem adulto: enfermeiro na atenção básica, existe uma baixa demanda do público masculino aos serviços oferecidos pelo sistema de saúde público. “Boa parte dos homens só procuram um hospital quando a saúde já se encontra bem comprometida. Uma das possíveis modificações para esse problema, que propomos no resumo simples, é alterar o modelo do sistema assistencial de saúde, que hoje é focado predominante na patologia. Se focarmos na prevenção e na promoção do cuidado da saúde o quantitativo de homens que procuram o sistema de saúde pode aumentar”, explicou.

Segundo a estudante Vitória Karoline da Silva, foi positivo o feedback recebido com a cartilha sobre Infecções sexualmente transmissíveis, corrimentos vaginais e exames ginecológicos. “Acredito que cada tema escolhido vai agregar muito no conhecimento não só dá gente enquanto acadêmico, mas também de toda comunidade”, destacou.

Edimária Araújo apontou as contribuições que o podcast a Hora da Enfermagem trouxeram para sua formação. Juan Victor da Silva, também estudante do curso de Enfermagem, falou sobre a escrita do capítulo do livro Costuras em Saúde e Educação: tessituras, saberes e aproximações que desenvolveu com docentes do curso.

 

Fonte: Universidade Estadual do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco