-

Alta no preço dos combustíveis afeta até os donos de postos

    Reprodução

Band Piauí-A alta nos preços dos combustíveis tem afetado cada vez mais o funcionamento de diversos setores da economia, entre eles o de donos de postos de combustíveis que sentem de perto o impacto das sucessivas subidas de preços.

Do campo em alto mar até chegar a bomba os combustíveis percorrem um longo caminho, etapas que incluem a extração, o refino, a distribuição além do transporte. Somado a isso estão os encargos, uma linha estreita entre a refinaria, distribuidores e governos, federal e estaduais. Uma conta que acaba represando dos revendedores o que afeta o consumidor final.

O preço médio da gasolina, etanol e diesel no Brasil sofre com os efeitos da chamada política do mercado internacional, uma fatia que pertence e mantém os ativos da Petrobras.

“Toda a política da Petrobras desde 2016, tem que seguir para comprar o petróleo o preço do mercado internacional, então nos compramos do mercado em dólar e como temos um diferença, chamada paridade entre o dólar e o real faz com que encareça muito o petróleo que se compra”, avalia o analista financeiro Cláudio Silva.

De acordo com a estatal brasileira o preço dos combustíveis é dividido em partes, sendo 33% da refinaria, 11,3% dos impostos federais, o ICMS que varia de estado para estado, no caso do Piauí é de 31% e a última dos distribuidores e postos que arrecadam cerca de 10,7%.

 

PostMídia (99) 8175-5041

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco