Investirá R$ 650 mi em 5 anos -

Águas de Teresina: meta é atingir 90% do saneamento em 16 anos

O vereador Aluísio Sampaio (PP) convocou uma audiência na Câmara dos Vereadores na manhã desta quarta-feira (07/11) para solicitar à empresa Águas de Teresina (Aegea) o plano de esgotamento sanitário para a capital.

Segundo o vereador, essa é uma das medidas mais importantes para a região que possui pouco menos de 30% de cobertura sanitária. "Teresina precisa avançar na questão do esgoto e como a empresa hoje é a detentora do serviço, queremos aqui o cronograma. Nós sabemos que a execução disso não é uma coisa simples, não é uma coisa rápida, queremos ver o que avançou no tempo que a empresa opera esse sistema e quais são os próximos passos para que a gente possa ter essa cobertura de maneira maior", declarou.

Segundo Aluísio, a falta de cobertura influencia diretamente no desenvolvimento de algumas regiões da cidade, e afeta também ao meio ambiente e a saúde pública.

"Nós temos dois rios muito poluídos pela falta de esgoto e existem várias doenças que são de origem na contaminação dessa água que fica nas canaletas a céu aberto. E é uma questão também de desenvolvimento econômico, pois várias regiões que são promissoras como a região Sul, os bairros Parque Piauí, Saci, Promorar não tem desenvolvimento, não tem verticalização por conta da falta do esgoto", ressaltou o vereador.

90% de saneamento daqui a 16 anos
Representando a Aegea, o diretor-presidente Cleyson Jacomini afirmou que a meta é universalizar o serviço alcançando em 16 anos de concessão um saneamento que atinja 90% da capital. Para isso, Jacomini esclareceu que nos cinco primeiros anos serão investidos cerca de R$ 650 milhões nas primeiras obra implementadas.

"Teresina tem um nível de cobertura muito baixo comparando a outras cidades, a gente assumiu com cerca de 19% de cobertura de saneamento, já está em 25%, 26% hoje, e pelos próximos 16 anos a gente vai atingir 90%. Os investimentos montam a ordem de um 1,7 bilhão durante todo o contrato de 30 anos de concessão", ressaltou.

Jacomini agradeceu ainda a oportunidade de prestar contas para a sociedade sobre os projetos futuros. "É super válida essa sessão especial que nos permite prestar contas, nós somos uma prestadora de serviço público e devemos prestar contas dos serviços efetuados, dos avanços, bem como do planejamento previsto para os próximos anos, de acordo com o contrato para o do qual nos comprometemos", finalizou.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco