Com apoio da Emater-PI -

Agricultores produzem em horta comunitária implantada em escola estadual

Em Santo Antônio dos Milagres, região do Médio Parnaíba Piauiense, a 120 quilômetros de Teresina, a atuação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí (Emater-PI) tem gerado renda para famílias de agricultores que cultivam hortaliças orgânicas em um espaço da Unidade Escolar Deputado Alberto de Moura Monteiro. Esta é uma das ações possíveis graças ao termo cooperação, firmado entre o instituto e a gestão municipal.

Um técnico do Emater-PI tem prestado assistência, semanalmente, às famílias agricultoras, que já escoem a produção para os municípios vizinhos.

Outros 52 municípios também já firmaram parceria com o Emater-PI, reforçando, assim, a atuação do órgão nas cidades, contribuindo para a melhoria da produção e, consequentemente, para o aumento da renda das famílias atendidas.

Nessa quarta-feira (22/09), o diretor-geral do Instituto, Francisco Guedes, acompanhou o secretário da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles, que esteve no município para, entre outras atividades, conhecer a horta comunitária implantada na escola com o apoio do Emater-PI.

“Essa é uma grande preocupação e o propósito do PRO Piauí em gerar alternativas de emprego e renda permanentes para a população com opções como essa, que tem a assistência técnica do Emater, em uma área do Estado e com o apoio do município. Aqui já temos famílias produzindo e vendendo para outras cidades, isso gera desenvolvimento econômico para as cidades do Piauí”, afirmou Rafael Fonteles.

O diretor-geral do Emater-PI destacou a importância das parcerias com as gestões municipais na execução de propostas como a de Santo Antônio dos Milagres.

“Este projeto é um exemplo simbólico do termo de cooperação técnica entre o Emater e o município de Santo Antônio dos Milagres que está gerando renda para as famílias, que já estão vendendo no município e nas cidades vizinhas. Através deste termo, nós já conseguimos elaborar 15 projetos de arranjos produtivos locais, especialmente na área da caprinocultura, galinha caipira e suinocultura, em um total de R$ 250 mil em análise na Piauí Fomento, para gerar mais renda para as famílias, melhorar o IDH dos municípios e ter alimentação saudável para a população”, afirmou Francisco Guedes.

O prefeito de Santo Antônio dos Milagres, Paulo Cazimiro, destacou a importância da parceria com o Emater para os agricultores familiares do município.

“Hoje, a gestão é em parceria com o Emater, através do termo de cooperação, com a assistência que o instituto tem dado a essas pessoas que estão todos os dias na labuta, fazendo com que tenham renda. Nós só temos a agradecer”, destacou o prefeito Paulo Cazimiro.

Fonte: Ascom Emater-PI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco