Lançamento neste sábado (11) -

Advogado piauiense defende direito dos municípios brasileiros em livro

O advogado Nelson Nery Costa, presidente da Academia Piauiense de Letras, lança no próximo sábado (11/05) a oitava edição do livro Direito Municipal Brasileiro, com prefácio de Celso Antônio Bandeira de Mello, um dos maiores juristas brasileiros, com mais de 15 livros publicados.

No prefácio, Bandeira de Mello classifica como corajosa a atitude do autor em discorrer com franqueza e erudição sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros no que tange, principalmente, aos aspectos econômicos e financeiros. 

"O autor desse trabalho corajosamente não se correu de enfrentar os distintos pontos mencionados - e muitos outros não referidos por amor à brevidade sem negacear ante as dificuldades maiores e sem esquivar-se a apresentá-la com franqueza e erudição. Como é natural em trabalhos jurídicos, sobretudo naqueles de grande abrangência, mormente quando ainda reina muita discórdia sobre múltiplos aspectos particulares do tema, é claro que se pode discordar de algumas posições, sulfragar entusiasticamente a outras ou assumir reserva no que se atina a opções, inclusive metodológicas - o que, de resto, é algo estritamente pessoal", disse Celso Antônio Bandeira de Mello.

Segundo o próprio Nelson Nery Costa, sua obra tem como principal objetivo chamar a atenção para o fato de que é no município onde a vida dos cidadãos acontece, assim como os problemas que afetam diretamente a vida das pessoas. 

"A população encontra-se nos distritos e nos povoados, ou na zona rural, nos limites do município - esta é a realidade concreta e objetiva. Assim, a União e os Estados-membros são como 'ficções jurídicas', já que a "vida real" está nos caminhos, nas ruas, nas vizinhanças, nas casas e nos locais de trabalho e de estudo", diz.

Apesar de ser no município onde os principais problemas aparecem, é o ente federativo que menos recebe apoio das instâncias maiores. "O dia a dia dos municípios é de constante adaptação aos desafios encontrados pelos moradores, que necessitam contar com apoio e estruturação das prefeituras, que deviam garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos, visando a qualidade de vida dos municípios", destaca Nelson Nery.

A oitava edição de Direito Municipal Brasileiro será lançada durante coquetel no próximo sábado (11), na sede da Academia Piauiense de Letras, às 10h.

Fonte: Com informações da AsCom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco