De Teresina e Parnaíba -

Acadêmicos de TI do Piauí estão na final nacional da Maratona de Programação

Após a Etapa Regional da Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que aconteceu no último sábado (15/09) em 59 sedes espalhadas por todo o Brasil, duas equipes do Piauí estão na Final Nacional da competição.

Ao todo, foram 745 times de 218 instituições de ensino superior no Brasil, competindo por 70 vagas para a Final Nacional, que irá acontecer nos nove e dez de novembro na cidade de Salvador (BA).

No Piauí, foram 25 times de 9 instituições que competiram em três sedes: Parnaíba, Teresina e Picos. O estado possui pelas regras da Maratona direito a duas vagas na Final Nacional, que foram preenchidas após 5 horas de muita competição, pelos times "Três caras numa moto" da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), campus Teresina e "Dragon Ball C" da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), campus Parnaíba.

Os alunos da Uespi Parnaíba já foram finalistas no ano de 2017, quando puderam disputaram na competição nacional em Foz do Iguaçu. "O mérito é todo dos alunos, que dedicam-se à mais importante e fundamental das áreas da Computação, a Programação", destaca o técnico da equipe, professor Eyder Rios. 

O competidor, Augusto Calaça, membro da equipe de Parnaíba, enfatiza a importância da maratona. "É sensacional participar de uma competição de programação de alto nível. Nos desafia a colocar os nossos conhecimentos à prova pela evolução e trabalho em equipe, além das oportunidades diretas e indiretas que isso traz, tanto para a vida acadêmica, quanto profissional".

"A competição de 2018 teve um nível bem elevado. Foram 13 problemas envolvendo os mais diversos saberes da Ciência da Computação. A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão", relata o professor Francisco Rocha, coordenador da competição na sede Parnaíba.

Para o coordenador do curso de Ciência da Computação de Parnaíba, professor Rodrigo Baluz, "o resultado só confirma o compromisso que o Curso tem com a comunidade acadêmica e sociedade piauiense, ao promover um ensino de qualidade, que nos permita viver resultados positivos como este". Nos últimos anos o Curso tem se destacado em aprovações de egressos para programas de Mestrado e Doutorado em todo o Brasil, além de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de pesquisas e aplicações tecnológicas, complementa Baluz.

Empresas de desenvolvimento de software de Parnaíba estiveram presentes para apoiar o evento, e prestigiaram a solenidade de premiação da Etapa Regional. Na ocasião, as desenvolvedoras puderam observar e abrir mercado para os alunos de destaque na competição. "Apoiar eventos desta natureza é muito importante para empresas que atuam no desenvolvimento de programas, porque aqui encontramos os melhores programadores", destaca o empresário Ely Júnior, da empresa Foxinline Technologies.

 

Fonte: Portal do Catita

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco