
57 Milhões de brasileiros não sabem que estão endividados, revela Serasa
Um estudo realizado pela Serasa, empresa especializada em serviços financeiros para indivíduos e empresas, apontou que 57 milhões de consumidores no Brasil estão com dívidas, mas não têm conhecimento dessa situação devido à falta de acompanhamento regular do CPF ou CNPJ. Dentre esses, 19 milhões já tiveram seus nomes incluídos em listas de inadimplentes, o que os impede de obter crédito ou contratar serviços.

No Rio de Janeiro, cerca de 5 milhões de pessoas ignoram suas dívidas, sendo que mais de 2 milhões já estão com o nome negativado. A pesquisa também revela que muitos desses consumidores não estão cientes das opções de renegociação com descontos disponibilizadas pelos credores.
Lucas Tosatti, especialista em educação financeira da Serasa, destaca que, até a próxima segunda-feira (31/03), os inadimplentes podem aproveitar ofertas de diversos setores, como instituições bancárias, administradoras de cartão de crédito, universidades e securitizadoras – empresas que adquirem dívidas e as convertem em títulos para negociação. Segundo ele, o desconhecimento sobre as dívidas pode ser atribuído a vários fatores.
"Como a falta de verificação do CPF ou CNPJ, informações cadastrais desatualizadas e, de forma mais ampla, a falta de conhecimento financeiro. Muitos consumidores e até empresários só descobrem essas pendências quando tentam solicitar algum tipo de crédito, seja financiamento, crediário, cartão ou empréstimo pessoal".
Tosatti ressaltou que, no Mutirão Nacional Limpa Nome, os consumidores podem obter descontos de até 99%. As negociações estão disponíveis no site e no aplicativo da Serasa, além do atendimento presencial nas agências dos Correios em todo o país. O mutirão segue até a próxima segunda-feira, 31 de março.
Fonte: Portal do Tupiniquim