Inovações tecnológicas -

10º Encontro Unificado de Computação incentiva empreendedores a desenvolver startups

O evento que alia empreendedorismo e inovações tecnológicas contará com três momentos na programação para o fomento de startups

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Computação do Delta do Parnaíba (Nupec-Delta), da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Alexandre Alves de Oliveira – Parnaíba, realizará nos dias 15, 16 e 17 de novembro a 10º edição do Encontro Unificado de Computação (Enucomp), no campus Ministro Reis Velloso (CMRV), da Universidade Federal do Piauí.

O evento que alia empreendedorismo e inovações tecnológicas contará com três momentos na programação para o fomento de startups, as ditas organizações temporárias que visam buscar um modelo de negócios escalável e repetível atuando em ambientes estáveis.

O Desafio UFC das Startups será realizado no primeiro dia do evento, 15 de novembro, das 14h às 15h, no auditório A/Bloco Novo, no campus Ministro Reis Velloso.  A proposta é que o empreendedor apresente a sua empresa, bem como seu plano de negócios, em dois minutos, para uma banca de mentores que terá cinco minutos para o pronunciamento do feedback. Durante o Desafio UFC das Startups o público poderá interagir através de perguntas, serão permitidas até duas perguntas por apresentação. Espera-se que ao final dessa experiência os participantes possam entender e melhorar os produtos com os quais trabalham.

O Delta Hackathon é uma competição voltada para o desenvolvimento na área do turismo através do desenvolvimento de softwares, e tem como tema “Soluções para o Turismo: aplicações no Delta do Parnaíba e Rota das Emoções”.  As equipes que competirão devem ter entre 3 e 5 participantes. Deverão desenvolver soluções digitais com foco preferencial em inteligência artificial, internet das coisas, cidades inteligentes, portais de busca, trabalho colaborativo, aplicativos de acesso a informação, games, plataformas de gestão, big data, otimização e produtividade para comunidade empresarial turística da região, dentre outros. O Delta Hackton acontecerá no dia 15 de novembro, das 15h às 16h30, no auditório A/Bloco Novo (CMRV).

A 10ª edição do Encontro Unificado de Computação também conta com uma feira de exposição para aplicativos desenvolvidos por startups, a Expo-App, que acontecerá no dia 16 de novembro, das 14h30 às 16h30, no hall do auditório A/Bloco Novo (CMRV). O foco principal da Expo-App é a interação entre os empreendedores através das apresentações do plano de negócio dos aplicativos e das estratégias usadas para levantar investimento para startups.

“Manter o ENUCOMP por 10 anos, como um dos maiores eventos de Tecnologia do Estado, é garantir a comunidade acadêmica e profissional a oportunidade atualização nas principais áreas da saber em Computação. Hoje congrega todas as instituições de ensino em Informática e Computação do Estado, Parnaíba, Piripiri, Teresina, Floriano, Picos e Bom Jesus. Recebemos um público de vários lugares do Brasil que veem ao evento apresentar seus resultados de pesquisa científica”, revela Rodrigo Baluz, coordenador do curso de Ciências da Computação, do campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, da UESPI.

O Enucomp foi idealizado unindo as instituições de ensino na área de informática do Alto Parnaíba: a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). São parceiros do projeto a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Faculdade Maurício de Nassau (FMN), o Centro de Ensino Unificado de Teresina (Estácio CEUT), o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC/UFPI), o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba (Delta TICs) e o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae).

Os interessados em participar do encontro podem se inscrever através do site do ENUCOMP. As inscrições variam de R$ 20 a R$70, com diversas formas de pagamento.

Fonte: Com informações da CCOM

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco