Situação degradante · 16/12/2018 - 09h21

Sem geladeira, cadáveres estão apodrecendo no IML de Parnaíba


Compartilhar Tweet 1



A situação no Instituto de Medicina Legal de Parnaíba está insustentável. Dois corpos, sendo um de um homem e outro de uma mulher, que vieram a óbito nesta semana e que ainda não foram identificados, estão apodrecendo por falta de geladeira. As informações são do Blog do Pessoa.

Se a situação do IML de Teresina é ruim, no interior do estado é pior ainda.

A geladeira do instituto destinada a refrigeração e conservação dos corpos está há mais de um ano sem funcionar e, diante da situação dos dois corpos indigentes, o odor insuportável dos cadáveres já está fazendo mal aos funcionários e as pessoas que residem próximo ao local.

O fato tem ocorrido com frequência, sem a  intervenção ou solução por parte do Estado, responsável pelo órgão.

 

Comentar
Caso em Festival de Humor · 15/12/2018 - 22h18 | Última atualização em 15/12/2018 - 22h44

João Cláudio Moreno se envolve em polêmica após criticar músicos em show no Piauí


Compartilhar Tweet 1



João Cláudio Moreno, ícone do humor no Piauí, se envolveu numa polêmica após um show na cidade de Piripiri nesta sexta-feira (14/12), durante o Festival de Humor realizado no município.

O humorista teceu críticas contra a banda de Vicente Nery, que se apresentaria após seu show. João Cláudio Moreno foi interrompido após a passagem de som, que atrapalhou sua apresentação.

"Um show assim não vai pra frente. Primeiro que eu não posso chegar perto que dá microfonia... Vamos fazer o seguinte, enquanto eu estiver no palco, ninguém bate nada por favor... Vamos respeitar o colega. É a banda do Vicente Nery, acha que é melhor que a gente que é artista daqui, e não é... A gente entra no palco precisa de toda concentração, de todo apoio, não pode ter microfonia, não pode ter nada... Isso aqui foi de propósito, foi, eu conheço essas sacanagens desse festivais 'tudim'... Esses 'feladaputa' dessa banda do Vicente Nery, esses cornos, ficam tudo fazendo 'zuada' ai atrás, filhos da puta, esses vagabundos, não respeitam o artista que está no palco, esses escrotos, vêm bem ai de Fortaleza e acham que são o que aqui?", disse durante o show.

CONFIRA OS TRECHOS DO SHOW

João Cláudio Moreno chegou a oferecer a água mineral que colocou em suas partes íntimas para Vicente Nery, mas apesar de toda ousadia, foi aplaudido pelo público.

CONFIRA O SHOW COMPLETO

Porém, nas redes sociais, teve que não gostou, o que gerou uma polêmica no Facebook, como postou Denes Britos, confira:

"Sou um grande fã do João Cláudio, reconheço e me orgulho que de minha terra tenha parido um artista tão completo e um intelectual tão profundo. Mas ontem, no Festival de Humor de Piripiri, como piripiriense, fiquei deveras envergonhado com a sequência de grosserias expectoradas por ele contra a produção do músico Vicente Nery. Um verdadeiro picadeiro de aberrações e nada justifica uma atitude tão extrema e deselegante. Idiossincrasias da genialidade? Não interessa. Entendo e vejo claros sinais de um comportamento e uma cognição singulares, um "dom" natural, mas a neuroquímica privilegiada (dualizada?) não exime o artista em ações tão tacanhas como aquela. Me envergonhei, me senti muito mal e preferi ir pra casa. Conheço o dia a dia de um músico, de um técnico de som, de um roadie, noite pós noite batalhando na nobreza do ofício de entreter. No fim, todos partem, todos devolvem as cadeias de carbono para o nosso planeta, todos são iguais. De cima do pedestal, João precisa refletir e se desculpar com os agredidos e com todos que dispensaram seu tempo e se deslocaram para ver o artista mas encontraram, ao invés da comédia, o drama.

Nota Zero"

A opinião gerou uma série de comentários, confira:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla (APPEM) promoveu na manhã deste sábado, 15, a confraternização natalina com amigos e familiares dos pacientes portadores de esclerose múltipla. O evento aconteceu no ambulatório do Hospital São Marcos.​

​“Cada encontro festivo é também uma grande terapia em grupo. Aproveitamos essas reuniões mensais para que eles possam conversar e trocar experiências. Aqui um, sempre ajuda o outro”, informa a Drª. Lúcia Almeida, presidente da APPEM.​​

A esclerose múltipla é a doença autoimune do sistema nervoso central que mais acomete jovens adultos no mundo inteiro. Não se sabe o que causa a doença e ainda não há cura, mas já existem diversos tratamentos eficazes para a doença. Hoje, mais de 2.300.000 pessoas em todo o mundo vivem com a doença. No Piauí, atualmente 60 pacientes estão cadastrados na Associação e são atendidos por uma equipe de saúde multidisciplinar.​

Um dos pacientes acolhidos é Gilberto Júnior, que descobriu a doença há nove anos. “Sentir minha visão turva, procurei um oculista que me disse não haver nada. Comecei a sentir tonturas e andar cambaleando, procurei outros médicos e todos diziam que nos exames não dava nada. Quanto mais me falavam que eu não tinha nada, mas eu ficava preocupado. Só depois de seis meses com a ressonância magnética foi que descobrimos a doença e aí eu pude ficar mais tranquilo. Sei que a doença não tem cura, mas tem controle com os medicamentos certos”, fala Gilberto. “Sou muito grato a Drª. Lúcia, se não fosse ela, a vida estaria muito ruim para nós”, declara Gilberto.​​

Para Maria José, a descoberta da EM foi mais tranquila e rápida. “Em 2012, assim que sentir a fraqueza nas pernas, e minha visão distorcida procurei logo a APPEM e já obtive ajuda no início da doença. Meus surtos são rápidos e eu nunca desisto de melhorar, porque acredito na medicina que está sempre evoluindo. Hoje vivemos muito mais e melhor Graças ao Dr. Kelson e a Drª. Lúcia” revela Maria José. ​​

Nada impede que os portadores de esclerose múltipla levem uma vida normal, desde que estejam conscientes que o aparecimento de qualquer sintoma eles devem entrar logo com medicação para prevenir sequelas. Para conhecer melhor as ações da Associação Piauiense de Portadores de Esclerose Múltipla basta entrar em contato através do número: (86) 2106-8080. ​

 


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Após a determinação do Conselho da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM), que delibera a proibição do uso de microfones ao volante por condutores de carros de propaganda, os donos dos veículos decidiram acionar o Ministério Público. As informações são do site Grande Picos.

    Foto: Daniela Meneses

O grupo articulou uma audiência no órgão estadual, que acontecerá na próxima segunda-feira (17), às 09 horas, a fim de barrar a proibição. Os proprietários de carros de som não quiseram gravar entrevista, mas afirmaram que já estão com um advogado para representa-los na justiça e que só se pronunciariam após a audiência no Ministério Público.

A nossa equipe conversou com a secretária da SEMAM, Maria Santana, que afirmou que a decisão não foi tomada por ela ao assumir o cargo, mas que a medida já estaria previamente estabelecida por lei e que agora está sendo posta em prática.

“Essa resolução foi só para colocar em prática o que já tem na Lei Orgânica Do Município, capítulo 11, nos incisos I e II, que já trata sobre a poluição sonora no município, e além de colocar os decibéis permitidos nos carros de som, ela trata também sobre o não uso do microfone por parte dos condutores”, disse Santana.

A secretária defendeu que a medida objetiva ainda segurança ao motorista, pois, segundo ela, além da poluição, falar ao microfone enquanto dirige pode causar algum acidente. “Nós não temos a intenção de punir ninguém, a intenção da Secretaria de Meio Ambiente, que hoje está fazendo essas blitz, em parceria com a Secretaria De Trânsito, é de fazer valer a lei que proíbe o uso de microfone por condutores da propaganda volante. Além da questão da poluição sonora, há também a problemática em relação ao trânsito, a segurança no trânsito, porque quando o condutor está com o microfone, é como se ele estivesse falando ao celular, ele pode se distrair e quem sabe até acontecer algum acidente”, argumentou.

Os estabelecimentos comerciais que fazem uso desse tipo de propaganda, assim como os motoristas, receberam um informe a respeito da determinação, orientando que a publicidade pode ser feita de forma gravada.

A resolução foi publicada no dia 05 de dezembro e já está em vigor, Maria Santana afirmou que os fiscais da SEMAM foram instruídos, inicialmente, apenas a informar sobre a resolução, sem multar ainda, porém, a partir de segunda-feira (17), caso a determinação da SEMAM não seja cumprida, o veículo será multado e ainda poderá ser apreendido.

Comentar
História de Marcelo Rosenbaum · 15/12/2018 - 17h03

Designer famoso diz que encontrou sua natureza em povoado do Piauí


Compartilhar Tweet 1



    FOTO: BRSK PHOTO

Em matéria divulgada pela Época, o designer reconhecido internacionalmente Marcelo Rosenbaum, diz que encontrou sua natureza no interior do Piauí.

Formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, ele acumula uma série de prêmios e conquistas que o colocaram em local de destaque. Dono do seu escritório de arquitetura e inovação, defende em seus trabalhos princípios como a construção econômica, eficiência energética e sustentabilidade.

Ele criou o Instituto A Gente Transforma, um projeto que atua em comunidades do interior, utilizando o design para expor a alma brasileira. Sua principal referência é o desenvolvimento da pequena Várzea Queimada, povoado de Jaicós.

    FOTO: BRSK PHOTO

A comunidade de 900 moradores tinha um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos do estado e hoje é uma referência para o designer.

A chegada dele provocou mudanças na comunidade e no próprio designer. Ele descobriu a riqueza cultural das peças artesanais feitas com a palha de carnaúba, seguindo os mesmos preceitos por seus antepassados.

 

Comentar
Aplicação dos recursos · 15/12/2018 - 16h37 | Última atualização em 15/12/2018 - 18h48

Precatórios do Fundef não devem ser gastos com pagamento de pessoal, diz TCE


Compartilhar Tweet 1



O plenário do Tribunal de Contas do Piauí discutiu em sessão sobre a aplicação dos recursos provenientes do pagamento de precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério – FUNDEF a 28 prefeituras municipais piauienses, repassados pela União após decisão judicial.

 A maioria do colegiado decidiu acompanhar o parecer do Ministério Público de Contas e ser favorável à manutenção do bloqueio dos valores recebidos pelos municípios oriundos dos precatórios condicionando o desbloqueio ao cumprimento de determinações, tais como, a efetiva publicação oficial do acórdão do TCU; recolhimento integral do recurso em conta bancária específica; comprovação de autorização legislativa para a aplicação dos recursos recebidos (mediante apresentação da Lei Orçamentária Municipal ou de Lei Créditos Adicionais Suplementares ou Especiais).

 A decisão determina que o gestor deve se abster de realizar pagamento de honorários advocatícios com tais recursos, bem como o pagamento de rateios, abonos indenizatórios, passivos trabalhistas ou previdenciários remunerações ordinárias ou outras denominações de mesma natureza, aos profissionais e  educação,   de   forma  que   a aplicação desses recursos fora da destinação a que se refere a presente decisão  implica  a  imediata necessidade  de  recomposição  do  Erário, ensejando, ainda, a responsabilidade pessoal do gestor que deu causa ao desvio.

 O TCE-PI seguiu o que foi decidido pelo Tribunal de Contas da União e pelo Supremo Tribunal Federal, através da decisão monocrática do Ministro Luís Roberto Barroso, no sentido de vedar a utilização dos recursos provenientes dos precatórios do FUNDEF para despesas com pagamento de pessoal.


Fonte: TCE-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Para celebrar o Dia Municipal da Caridade, será realizada na próxima sexta-feira (21), a reinauguração da Capela da Via Sacra, que fica localizada na Vila da Paz na Zona Sul de Teresina.

Esta data é celebrada todo o ano em 21 de dezembro, através da Lei n° 4.453/2013 de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS) e que tem o objetivo de conscientizar a população teresinense sobre a necessidade de se desenvolver ações e programas relacionados à caridade humana, especialmente voltada para aquelas pessoas mais carentes.

A Capela a ser reinaugurada vai contar agora com o Memorial Padre Pedro Balzi, onde ficará exposto algumas peças do sacerdote que faleceu em 2009 e foi um exemplo de caridade para todos que conviveram ao seu lado.

Uma das entidades construída com a ajuda do padre Pedro, foi a Fundação Nossa Senhora da Paz. O Professor Rubens Portela, diretor de articulação e projetos da Fundação reconhece que o maior legado do padre foi oferecer tudo o que tinha para os pobres.

“Queremos manter viva a memória do padre Pedro. Como ele vivia a pobreza em essência,  poucos pertences sobraram e iremos expor. Pretendemos com isso, estimular outras pessoas  a estarem fazendo a caridade acontecer na vida dos mais necessitados”.

O Memorial foi construído através de subvenção social indicada pela vereadora Cida para a Fundação. No local também está sepultado o corpo do padre, inclusive a organização pede que levem flores para serem depositadas no túmulo.

A programação iniciará com Santa Missa a partir das 6h da manhã, sendo presidida por um dos jovens que acompanhou o trabalho do então administrador paroquial do Santuário da Paz, padre Igor Torres.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Academia Piauiense de Letras realizou neste sábado (15/12) uma solenidade especial  em comemoração dos 100 anos de nascimento dos acadêmicos Alberto Silva, que ocupou a cadeira 1, e Salomão Azar Chaib, que ocupou a cadeira 40.

Alberto Silva foi governador do Piaui e um dos políticos mais importantes do estado, com obras que fazem parte do cotidiano da população. Salomão Azar Chaib foi um médico que ganhou destaque nacional pela sua forma de atuar. Nascido em Teresina ele é avô do apresentador Marcos Mion.

Na oportunidade, foi realizado os lançamentos dos livros Tratamento Especial para o Piauí, de Magno Pires, e Capitania do Açúcar, de Afonso Ligório.

A solenidade foi aberta pelo presidente da APL, Dr Nelson Nery Costa, e Zózimo Tavares fez um relato sobre a história de Alberto Silva. Na oportunidade, também foi feita a entrega de medalhas.

Várias autoridades prestigiaram o evento, como o senador Elmano Férrer, o ex-governador Wilson Martins, o deputado estadual eleito Henrique Pires, a presidente do TRT-PI, Liana Chaib, entre outros.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



As confraternizações são comuns nos fins de ano. No bairro Parangaba, moradores da Travessa Osvaldo Aranha, em Fortaleza-CEC, decidiram organizar uma confraternização com garis da região, na manhã deste sábado (15/12). O ato ganhou visibilidade no perfil de humor Fortaleza Ordinária.

Ao O POVO, o técnico de higienização Felipe Sousa, que estava presente no momento da ação, conta que, ao chegar no local, imaginou que os moradores estavam vendendo lanches.

“Cheguei a pensar que as pessoas da casa estavam vendendo merenda. Ao chegar o caminhão do lixo, eles chamaram os catadores, abraçaram, cantaram junto com eles e fizeram essa homenagem”, conta.

Felipe relata que, além da comida distribuída, os moradores também doaram cestas básicas aos trabalhadores.

Maria do Carmo, moradora do bairro e que participou do ato, disse que a confraternização com os garis da prefeitura acontece há 14 anos. Segundo ela, as pessoas se unem e cada um ajuda com o que pode.

“Os garis ficam felizes. Eles dizem que passam nos locais e ninguém nem fala com eles. Fazemos essa homenagem porque somos todos iguais”, completa ela.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O promotor de Justiça Paulo Rubens Parente Rebouças, titular da Vara Única da Comarca de Altos, se manifestou, por meio parecer em processo que tramita na Comarca, pela anulação da eleição para presidência da Câmara Municipal de Altos, realizada no dia 26 de outubro de 2018, que garantiu, na época, a reeleição do atual presidente do Legislativo Municipal, o vereador Maxwell Pires Ferreira.

De acordo com o órgão ministerial, o processo para a eleição contém vícios graves e insanáveis, como a convocação escrita encaminhada às vésperas do dia definido para ocorrerem as eleições, desrespeitando, assim, o art.123, § 1º e o art. 129, § 4º, do Regimento Interno da Câmara de Altos.

    Assessoria

“O Ministério Público manifesta-se pela decretação da nulidade da eleição para Mesa Diretora da Câmara Municipal de Altos, devendo se determinar a realização de novo pleito, sugerindo-se a aplicação subsidiária do art. 123, §1º do Regimento Interno como prazo mínimo de antecedência entre a convocação do pleito e a realização da eleição, considerando-se a proximidade do início do novo mandato”, frisa o promotor Paulo Rubens Parente Rebouças.

A manifestação do Ministério Público foi encaminhada à juíza Carmen Maria Paiva Ferraz Soares, titular da Vara Única da Comarca de Altos.


Fonte: Assessoria/MPPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A seccional piauiense do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados (CESA) reuniu associados nesta quinta-feira, dia 13, para assinatura de convênio com aAssociação de Advogados de São Paulo (AASP), com a presença do presidente Luiz Périssé Duarte Júnior. O advogado veio a Teresina para ministrar palestra sobre o tema jurisprudência defensiva no encerramento das atividades do CESA-PI.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a AASP contribuirá com o fortalecimento das atividades do CESA no Estado. A AASP é a maior associação de advogados da América Latina e conta com mais de 90 mil associados. Pela sua trajetória, representatividade e atuação ao longo dos anos, passou a posicionar-se diante dos grandes temas nacionais de interesse da sociedade civil e da cidadania. “Reconhecemos os benefícios de promover a difusão de conhecimentos na área jurídica, contribuindo para a capacitação e aprimoramento da comunidade jurídica, bem como para o debate científico a bem do desenvolvimento do direito”, destacou o advogado Álvaro Mota, presidente do CESA-PI.

Durante o encontro, o presidente Luiz Pérrisé falou sobre o trabalho da associação bem como o exercício da Advocacia em São Paulo. O jurista também destacou os desafios da profissão de advogado no futuro. “O impacto dos instrumentos de inteligência artificial, por exemplo, que permitem que as pesquisas jurisprudenciais se façam de modo completo, em um curtíssimo espaço de tempo e com resultados inovadores. Mas também com efeitos relevantes no estreitamento do campo de atuação dos advogados, porque o que se fazia antes com 10 advogados agora se faz com três. De todo modo, são fatores que temos que conhecer, enfrentar e tentar fazer com que trabalhem para que sejam instrumentos de atuação profissional profícua e não de limitação do campo do advogado”, disse.

Pérrissé também abordou um tema que tem sido uma preocupação recorrente dos advogados. Um recente documento emitido por entidades da advocacia paulista e pela Ordem dos Advogados do Brasil sobre a jurisprudência defensiva, lembra que “na análise dos pressupostos de admissibilidade recursal, diversos tribunais brasileiros vêm adotando condutas para, deliberadamente, limitar o número de processos julgados pelo mérito respectivo”.

A jurisprudência defensiva é responsável pela negativa de recursos e ações mesmo sem análise do mérito. O tema tem sido uma preocupação recorrente dos advogados. Segundo Luiz Pérrissé, devido à grande demanda de trabalho os tribunais começam a adotar estratégias para diminuir a quantidade de recursos que eles têm para julgar pelo mérito. “Criam obstáculos que não estão previstos na lei ou que dependem de uma interpretação extremamente rigorosa no formalismo da lei”, explicou.

Para as entidades “mais do que recusar recursos com apoio em formalismos exacerbados, a jurisprudência defensiva atenta contra o direito fundamental de acesso à jurisdição e ao devido processo legal, e contraria os princípios da primazia do julgamento do mérito e da instrumentalidade do processo, sedimentados no ordenamento jurídico brasileiro e, agora, positivados no novo Código de Processo Civil”.

CESA Piauí
Ao longo do ano, a seccional piauiense do CESA-PI realizou grandes encontros com a presença de renomados juristas de todo o país que enriquecem o diálogo com os demais colegas advogados por meio de temas relevantes. Para o presidente Álvaro Mota, a assinatura do convênio com a AASP possibilitará um intercâmbio cultural na realização de grandes eventos para a advocacia piauiense. Ele também pontuou que o ano de 2018 foi muito positivo para a seccional piauiense do CESA. “Teremos ainda mais trabalho no ano que vem. Encerramos nossas atividades discutindo jurisprudência defensiva que é um olhar da advocacia sobre o trabalho do judiciário. O CESA-PI está em um momento de crescimento e fechamento de parcerias”, finalizou.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Saúde e Qualidade de Vida · 14/12/2018 - 20h57 | Última atualização em 14/12/2018 - 22h33

Com dr Drauzio Varella, Unimed Teresina realiza 'Encontro com Médicos Cooperados'


Compartilhar Tweet 1



A Unimed Teresina trouxe à capital o dr Drauzio Varella para o 'Encontro com Médicos Cooperados', em evento realizado na tarde desta sexta-feira (14/12), no Bliss Favorito Buffet. O médico realizou uma palestra sobre Saúde e Qualidade de Vida.

Dr Emmanuel Fontes, presidente da Unimed Teresina, ressaltou a importância do encontro.

"O dr Drauzio é um médico de renome nacional, ele trabalha principalmente com saúde preventiva. Isso é a cara da Unimed, o DNA da Unimed, isto é, fazermos prevenção. Nós temos o núcleo de prevenção que é o NAIS, Núcleo de Atenção Integral à Saúde, que cuida do obeso, do hipertenso, do diabético. Nós desenvolvemos já este trabalho preventivo e o dr. Drauzio veio mostrar essa comunhão que nós temos com esse ideal para a sociedade piauiense", disse.

Dr Emmanuel Fontes, presidente da Unimed Teresina
Dr Emmanuel Fontes, presidente da Unimed Teresina 

"A Unimed é uma marca extremamente abraçada pela sociedade, ela faz parte da identidade inclusive da cidade de Teresina, agora mesmo de todo o Piauí, e nós procuramos fortalecer essa identidade", completou o Dr Emmanuel Fontes.

O médico cardiologista e vice-presidente da Unimed Teresina, dr Newton Nunes Filho, falou da alegria de realizar o evento.

"A gente está comemorando com esse evento a finalização de um ano positivo e nada melhor do que congraçar todos os cooperados em um evento dessa magnitude. Um palestrante de renome nacional que vem falar de um tema que é muito atual, que é o tema de qualidade de vida, que tem tudo a ver com o nosso tipo de negócio, com o nosso convênio. É uma satisfação enorme de tê-lo aqui, ter aceito o nosso convite para comemorar com os médicos cooperados esse momento de finalização do ano, um ano que para a gente foi bastante positivo", afirmou. 

Vice-presidente da Unimed Teresina, dr Newton Nunes Filho
Vice-presidente da Unimed Teresina, dr Newton Nunes Filho 

"2019 faremos um ano melhor até que este de 2018. Faremos vários eventos em datas comemorativas, alusão a dias de especialidade médica, datas importantes do ponto de vista da saúde, do bem-estar. Sempre tentando fazer aquela aproximação dos principais públicos do nosso convênio, da nossa cooperativa. Tantos os médicos, os colaboradores, os clientes, todos aqueles que fazem parte desse nosso universo da Unimed Teresina", finalizou o dr Newton Nunes Filho.

Dr Drauzio Varella falou sobre a importância de tornar as informações sobre a saúde acessíveis.

"Eu comecei esse trabalho educativo na televisão e depois acabou indo para as mídias e hoje na parte da internet tem um impacto grande, eu acho que essa coisa da informação em saúde, a dificuldade é você transmitir a informação sem perder a precisão científica que deve ter, mas numa linguagem acessível, que as pessoas entendam. O ideal é que a linguagem seja para a pessoa bem simples, que não tem formação, que não frequentou a escola, possa entender, e que outro, que tem ensino superior, não entenda como uma banalização", afirmou.

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os moradores da cidade de Bragança-PA estão revoltados com um desenho de uma criatura folclórica com tamanho desproporcional do pênis. O assunto tem causado bastante polêmica no município. As informações são do G1.

Para alguns moradores, o desenho é ofensivo e desrespeita quem passa na praça. "Imagine você passeando com sua família em um local público e se depara com uma imagem dessa. Isso se trata de uma praça pública, uma falta de respeito com as famílias", protestou um morador por meio das redes sociais. 

Já outro minimizou o assunto. "Isso é muito drama pra pouca coisa. Não vejo nesta imagem nada que tire a inocência de qualquer criança,a lenda é de vocês e deve ser passada da forma específica", comentou um internauta.

Ainda não se sabe quem foi o autor da imagem que representa Ataíde, uma lenda amazônica.

A reportagem aguarda um posicionamento da prefeitura de Bragança.

Desenho feito em praça de Bragança, no Pará, causa polêmica entre os moradores
Desenho feito em praça de Bragança, no Pará, causa polêmica entre os moradores    Reprodução/Facebook

 

Comentar
Evento acontece na APL · 14/12/2018 - 12h16 | Última atualização em 14/12/2018 - 12h22

Magno Pires lança livro 'Tratamento Preferencial Para o Piauí'; conheça a obra!


Compartilhar Tweet 1



O jornalista, advogado, administrador e imortal da Academia Piauiense de Letras (APL), Magno Pires, lança neste sábado (15/12) o livro 'Tratamento Preferencial para o Piauí'. Em entrevista ao 180, o escritor se emocionou ao falar da obra.

Segundo ele, o livro é uma edição atualizada de um outro trabalho de Magno publicado em 1978, que tratava sobre a política, e principalmente, economia do Piauí. 

Na primeira edição da obra, o autor tentava confirmar a sua tese de que a matriz econômica do Piauí era a indústria. Já nesta nova parte do seu trabalho, Pires afirma que a matriz se diversificou no Sul do estado, nos Cerrados e Semiárido. Para ele, os destaques são a indústria, a energia eólica e solar, do gás de petróleo em Floriano e outros 54 municípios, do ferro de Paulistana, níquel de Coronel Gervásio de Oliveira, e do Platôs de Guadalupe.

O escritor ressalta ainda a melhoria do rebanho de gabo, bovinos e equinos. Segundo ele, a matriz econômica foi definida sem a intervenção do governo e de empresários, se tornando uma matriz independente.

"Essa matriz foi definida sem a interveniência de governo e de empresários piauienses. São raros empresários piauienses que fazem investimentos no Sul do estado. Eles preferem fazer em Teresina e ao Norte do Piauí. Por conta de quê? Porque falta os investimentos". 

"Mas o investidor sulista não foi se preocupar com os investimentos, hoje ele está se preocupando porque tem a produção para escoar. Ele foi na década de 70 e 80 para o Sul do Piauí e lá comprou as terras baratissimas, fez os investimentos e hoje estão produzindo 3,4 milhões de toneladas de soja, que é a maior produção do estado do Piauí". 

"Mas além disso, nós temos o algodão. Por exemplo, tem um plantio de algodão fabuloso, além do criatório de gado nelore de primeira linhagem. Nós temos os vários investimentos que são feitos na educação, lamentavelmente não correspondem aos grandes investimentos que estão sendo feitos nos Cerrados piauienses".

Magno ainda lembra da carência de investimentos em infraestrutura física das estradas. Citou a inconclusão da Transcerrados e Transnordestina em Eliseu Martins.

"O Piauí só não é mais atrativo por conta da falta de estrutura. Os Cerrados não têm infraestrutura nenhuma e nada cresce sem estrada, sem ferrovia. Então o que está faltando lá é isso. Mas por quê? O Sul do estado tem pouca população, consequentemente, pouco eleitor e os políticos não se preocupam com os Cerrados, se preocupam de Floriano para cá".

"Uma região que devia ter sido desenvolvida já é o litoral. Todos os estados do Nordeste, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas desenvolveram as suas áreas marítimas. O Piauí não foi desenvolvido ainda. Falta estrutura de estrada, energia e comunicação. O Piauí nunca vai ser atrativo de turismo, porque precisa ter a estrutura necessária. Por isso que lá continua atrasado e o Sul crescendo, se desenvolvendo. Vai crescer e vai se desenvolver".

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA

 

Comentar
Aniversário de 58 anos · 14/12/2018 - 12h11 | Última atualização em 14/12/2018 - 12h17

Promotores de Justiça recebem homenagem da Polícia Militar do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Os Promotores de Justiça Francisco de Jesus Lima e Débora Geane Aguiar foram agraciados com o diploma de “Amigo do 1º Batalhão da Polícia Militar”, em solenidade alusiva ao aniversário de 58 anos do destacamento. 

Os dois Promotores de Justiça desenvolvem projetos e atividades junto à Polícia Militar: Francisco de Jesus, como membro do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, executa o projeto “HomeM com M maiúsculo”, para capacitação dos policiais militares no atendimento às mulheres em situação de violência; Débora Geane, coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional do Ministério Público, já promoveu diversos eventos de aprimoramento conjunto, abordando temas como contrainteligência, segurança da informação e segurança pessoal.

Francisco de Jesus Lima discursou em nome de todos os homenageados civis, destacando a importância da integração operacional entre a Polícia Militar e o Ministério Público. “As duas instituições trabalham juntas no enfrentamento à criminalidade, em todas as suas formas. O objetivo é levar segurança à sociedade, destinatária final das nossas ações”, ressaltou o Promotor de Justiça.

Já o comandante do batalhão, Tem. Cel. Carlos Henrique Teixeira, frisou "a essencialidade de ações conjuntas para garantia da segurança pública."

    Coordenadoria de Comunicação Social
    Coordenadoria de Comunicação Social
    Coordenadoria de Comunicação Social

 


Fonte: Com informações da Ascom/MP-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira, dia 17 de dezembro, o McDonald’s reinaugura o restaurante do Teresina Shopping, dentro dos novos conceitos globais da marca, que tem como objetivo proporcionar maior conforto e tecnologia aos seus consumidores.

A unidade contará com menu board digital e totens de autoatendimento, que possibilitam a customização dos itens de sanduíches já consagrados no cardápio. Além disto, o local irá proporcionar um ambiente agradável com design inovador, já oferecido aos seus clientes por países como: Estados Unidos, França, Índia e Argentina. O novo ambiente é perfeito para reunir todas as famílias que buscam além de conforto, diversão e produtos de qualidade em único lugar.

Até o fim de 2019 toda rede brasileira estará operando no novo modelo. Os projetos do Brasil passarão a seguir os conceitos internacionais, mas com um tempero local: um atendimento menos ‘robotizado’ e mais adequado ao perfil de cada cliente a prática chamada “Cooltura de Serviço”, um novo modelo de atendimento da rede que estimula os seus colaboradores a lidarem com o público de forma mais natural, e sem frases padronizadas.

Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald's do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald's em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.180 restaurantes McDonald's com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia visite a seção de Investidores de nosso site: www.arcosdorados.com/ir

Comentar
Em férias escolares · 14/12/2018 - 10h23

FMS alerta para cuidados com o Aedes aegypti


Compartilhar Tweet 1



O período das chuvas é o mais propício à proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, é a época do ano de maior risco de infecção por doenças como dengue, chikungunya e zika, transmitidas por esse mosquito.

Como esta época coincide com o início das férias escolares, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) solicitou, por meio de ofício, uma parceria com órgãos da educação de forma a orientar os gestores de escolas para cuidados com a prevenção neste período em que as escolas estarão fechadas.

Pequenas ações podem ser tomadas nestes estabelecimentos para proteger a saúde de alunos e funcionários. A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, pede às escolas públicas e privadas que façam uma verificação de suas instalações.

“Observem se não há criadouros do mosquito, seja nos ralos dos banheiros, nas caixas de descarga, nos vasos sanitários ou nos depósitos pelos pátios”, alerta a diretora.

Ações simples como tampar os tonéis e caixas d'água, manter as calhas sempre limpas e lixeiras bem tapadas podem eliminar 90% dos focos do Aedes aegypti de qualquer ambiente.

E na escola não deve ser diferente. “Não só a equipe de limpeza, mas professores e principalmente os alunos precisam estar atentos para manter esse ambiente de aprendizagem livre de possíveis locais para a reprodução do mosquito”, diz Amariles Borba.

A população também deve ficar atenta e fazer sua parte, redobrando os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito, porque essa é a única forma de prevenção eficaz no combate ao Aedes. “As arboviroses continuam acontecendo e nós temos que proteger os nossos alunos, além das pessoas que estão próximas de nós, nossos parentes, amigos e afilhados. É dever de cada um não criar mosquito”, alerta a diretora.

A capital se mantém com índices positivos em relação aos casos das doenças provocadas pelo mosquito. Em 2017 a FMS registrou na capital 2.749 casos confirmados de dengue, 2.686 casos confirmados de chikungunya e nenhum caso de zika. Já em 2018, até novembro, formam confirmados 980 casos de dengue, 329 casos de chikungunya e um caso de zika.

Em 2017, 1.612.862 imóveis da capital foram inspecionados, sendo que 107.831 deles foram tratados com larvicida. Um total de 373.440 depósitos eliminados.


Fonte: AsCom/ Prefeitura
Comentar
Investimentos de 12 milhões · 14/12/2018 - 09h25 | Última atualização em 14/12/2018 - 09h34

Rodovia que encurta viagem ao litoral do Piauí em 80 km é concluída; conheça!


Compartilhar Tweet 1



O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), finalizou a pavimentação asfáltica e a sinalização da rodovia PI-309, no município de Cocal, região norte do Piauí. O trecho, localizado entre o município de Cocal e o povoado Brejinho, encurtam, em cerca de 80 quilômetros, a distância entre Teresina e Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, região norte do estado.

As obras receberam investimentos de aproximadamente R$ 12 milhões. Para ter acesso a rodovia é necessário ir com destino à cidade de Cocal, através da BR-343.

A rodovia vai do entroncamento da BR 343 até a sede do município de Cocal, passando pelo povoado Videl, com 26,155 quilômetros de extensão. Para a conclusão total dos serviços, restam apenas a finalização das obras de drenagem da rodovia. 

Para o secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, a rodovia vai transformar a realidade do turismo da região norte do estado. “Já finalizamos os serviços de pavimentação asfáltica e a implantação da sinalização do trecho, tendo em vista garantir mais segurança aos condutores e moradores que residem às margens da rodovia. Esta obra já está trazendo inúmeros benefícios, não só para o município de Cocal, mas para o turismo no norte do estado, diminuindo consideravelmente a distância entre Teresina e o litoral piauiense. Dessa forma, o município de Cocal tende a se tornar, em pouco tempo, um importante entreposto comercial para toda a região, incluindo municípios como Viçosa e Camocim, no Ceará”, destacou o gestor.

 


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Cena emocionante · 14/12/2018 - 08h22 | Última atualização em 14/12/2018 - 08h50

Mamãe recebe macaco de pelúcia com a voz do marido falecido


Compartilhar Tweet 1



Rose Harvey e seus irmãos ofereceram o presente mais bonito e emocionante à mãe. Eles compraram um macaco de pelúcia que, quando se aperta a mão, emite uma mensagem com a voz do pai, que faleceu recentemente.

No vídeo é possível ver a mulher meio sem jeito, e ao apertar o boneco, o abraça emocionada, após escutar a voz do marido.  

Veja o vídeo a baixo: 

 


Fonte: BuzzVídeos
Comentar
Caiu de cabeça no chão · 14/12/2018 - 08h14 | Última atualização em 14/12/2018 - 09h32

Operário cai da obra de ampliação do prédio do Senac e morre em cidade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um acidente de trabalho com vítima fatal foi registrado no canteiro de obras da obra de ampliação do prédio do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), na Rua Monsenhor Hipólito, no Centro de Picos, nesta quinta-feira (13/12). As informações são do Portal O Povo.

A rádio FM Cidade Modelo informou que um operário da construção civil veio a óbito vítima de traumatismo craniano depois de cair de cabeça do primeiro andar do edifício, de uma altura de aproximadamente seis metros.

Colegas de trabalho disseram que a vítima desse acidente foi um homem identificado como José da Paz, de aproximadamente 46 anos, que trabalhava há quatro meses na obra de ampliação do SENAC e morava no bairro Malvinas.

As informações dão conta ainda que o funcionário da Construtora Pìlar perdeu muito sangue.

"Muitos colegas dele acham que ele teve um mal súbito e caiu de cima da laje. Ele se abaixou para pegar um carrinho de massa, concreto, e eles acham que ele teve um mal súbito e caiu", relatou o radialista e locutor Evanilson Silva.

Comentar
Ao som de canções natalinas · 13/12/2018 - 17h13

Papai Noel do Sindilojas faz a alegria das crianças no bairro Mocambinho


Compartilhar Tweet 1



O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS-PI) realizou mais uma visita do papai noel. Dessa vez, o bairro Mocambinho, zona norte de Teresina, recebeu a visita do maior símbolo do Natal. O bom velhinho em uma tarde de muita alegria e animação, distribuiu sorrisos e bombons para a crianças, adultos e lojistas da região. A música ficou por conta da banda da Fundação Monsenhor Chaves ao som de canções natalinas.

O presidente do SINDILOJAS-PI, Tertulino Passos, destaca a importância da ação para o desenvolvimento do comércio de Teresina. “Essa é uma ação que entendo ser muito importante para todo o comércio da cidade, principalmente porque não estamos trabalhando somente o centro da capital, mas também os bairros. Trabalhamos a presença do papai noel no bairro Mocambinho fazendo com que as pessoas possam ver a importância de compartilhar esse momento. Acreditamos que o trabalho é muito fator determinante para o desenvolvimento do comércio local”, disse Tertulino Passos     

O papai noel do SINDILOJAS já percorreu os bairros Dirceu Arcoverde, Parque Piauí e Mocambinho que são considerados os principais centros comerciais da capital. A ação faz parte da programação de Natal que vem sendo desenvolvida pelo Sindicato desde a chegada do bom velhinho a Teresina, no último dia 8 de dezembro. A campanha segue até o dia 23 de dezembro. 

“A importância desse espírito natalino é que o coração de papai noel toca o sentimento das pessoas onde todos nós podemos ser papai noel de alguém basta saber amar e compartilhar com o próximo. As pessoas pensam que quem traz os presentes somos nós, mas quem ganha o maior presente é o papai noel ao receber a energia, alegria e o amor das pessoas”, afirmou o papai noel, Alfredo.


Fonte: AsCom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Por Reinaldo Domingos

Nesta quinta-feira (13), começa o pagamento do Abono Salarial PIS 2018-2019 (ano base 2017) para trabalhadores da iniciativa privada nascidos em dezembro. O Pasep, para servidores públicos, será pago para quem tem a inscrição 4. O prazo final para recebimento é 28 junho de 2019 e, ao todo, serão pagos R$ 18,1 bilhões para 23,5 milhões de trabalhadores, segundo estimativa do Ministério do Trabalho.

Acredito que a falta de informação e da educação financeira na vida das pessoas é uma das principais causas para números tão expressivos. Muitas ainda não se atentaram para a importância de utilizar todos os recursos que estiverem ao seu alcance para terem melhores condições de vida e realizarem seus sonhos. Portanto, é preciso divulgar para que os que mais necessitam não percam essa oportunidade. Veja algumas informações importantes sobre o abono:

Para ter direito ao saque, além de estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, é preciso ter trabalhado com carteira assinada e recebido até dois salários mínimos mensais durante, pelo menos, 30 dias em 2017. Além disso, é preciso estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano-base 2017.

Os valores variam entre R$ 80 e R$ 954, dependendo do tempo trabalhado.

Resgate os seus sonhos

Mesmo que num primeiro momento esses valores pareçam pequenos, eles podem significar a realização de sonhos, sejam eles de curto (até um ano), médio (de um a dez anos) ou longo prazo (acima de dez anos).

Além disso, existem outros valores que são perdidos como as milhagens aéreas, restituição do imposto de renda e programas de solicitação de nota fiscal. Por isso ressalto a importância da educação financeira para que as pessoas passem a valorizar mais o próprio dinheiro e consigam alcançar seus objetivos.

Esse é o momento para começar a se educar financeiramente, refletir sobre os valores perdidos e fazer o resgate, não só do dinheiro, mas também dos sonhos que você tanto almeja.


Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.


Fonte: AsCom
Comentar
Caso na Zona Sul de Teresina · 13/12/2018 - 15h39 | Última atualização em 13/12/2018 - 17h38

Sem retorno em avenida, caçamba passa por cima do meio-fio, mas acaba afundado


Compartilhar Tweet 1



O motorista de uma caçamba teve uma péssima ideia ao passar por cima do meio-fio da Avenida Gil Martins, Zona Sul de Teresina, na tarde desta quinta-feira (13/12).

Como na via não tem retorno e ele não quis fazer um percurso mais longo, resolveu passar por cima do meio-fio, mas o que era para ser uma "ideia genial", não terminou bem, pois o veículo afundou após o meio-fio ceder, deixando a caçamba presa.

Várias pessoas tentaram ajudar na retirada da caçamba, que deixou o meio fio destruído. Confira as fotos:

 

Comentar
Contempla e-commerce · 13/12/2018 - 15h27

Rede de supermercado lança site dedicados ao vinho


Compartilhar Tweet 1



A partir de 13 de dezembro, os apreciadores de vinho terão um novo ponto de encontro para adquirir os melhores rótulos e acessórios, selecionados por aquele que mais entende do assunto no Brasil: o Pão de Açúcar. Nesta data, a marca lança uma plataforma pioneira e totalmente especializada em vinhos, o Pão de Açúcar Adega, formado por um e-commerce exclusivo (www.paodeacucar.com/adega), com entrega em todo o Brasil e um aplicativo. Além disso, o Viva Vinhos, programa de assinaturas da rede, estará integrado a essa novidade.

Para chegar a este conceito, a rede usou de todo o conhecimento adquirido na venda e disseminação da cultura dos vinhos no Brasil. O Pão de Açúcar é o maior vendedor da bebida no país, além de ter iniciado a função do Atendente de Vinhos em supermercados (especialistas treinados que trabalham em lojas, orientando os clientes em suas dúvidas e compras), o primeiro a contratar um consultor próprio de vinhos (o enófilo Carlos Cabral, uma das maiores autoridades do assunto no país) e a lançar uma marca exclusiva de vinhos, o Club des Sommeliers, hoje com mais de 90 rótulos. “Pensando em um consumidor multicanal que tem cada vez mais interesse em se relacionar com as marcas em diversas interfaces e a qualquer momento buscando uma experiência aprimorada no consumo de vinhos, lançamos o Pão de Açúcar Adega, uma plataforma que já nasce integrada de modo que a experiência na loja física seja complementada pela interação digital e vice-versa”, explica Frederic Garcia, Diretor-executivo dos Formatos de Proximidade, Postos e Drogarias.

No e-commerce será possível encontrar uma variedade única de vinhos (1,9 mil rótulos no site), de 16 países, que variam entre R$ 40 e R$ 8 mil, seja para o dia-a-dia ou para ocasiões especiais. Destaque para uma variedade superior a 730 rótulos que não são comercializados em nenhuma outra loja da rede. Os clientes encontrarão, por exemplo, Cloudy Bay, Sassicaia, Pera Manca, Nuits Saint Georges e Chablis Louis Jador. Destaque também para Giornata, um espumante Prosecco e primeiro rótulo a ser comercializado da Domenico, primeira marca-conceito da Salton.

A plataforma contará também com uma seleção de acessórios, como abridores, decanters e taças – uma das apostas são os conjuntos Riedel, marca de renome internacional e ideal para vinhos da mais alta qualidade. Além disso, terá alguns dos melhores rótulos de destilados (uísques, vodcas, gins, tequilas, etc), selecionados de acordo com tendências de consumo.

Na loja física o cliente encontrará quatro atendentes para orientar nas compras e fornecer dicas dos produtos. Todos trabalhavam anteriormente em lojas Pão de Açúcar e foram formados por Cabral. O espaço foi preparado para ser convidativo e agradável, desmitificando que “comprar vinho é complicado”. Um painel mostra as uvas típicas de cada país e os respectivos vinhos; a disposição das gôndolas foi pensada para facilitar o encontro do rótulo desejado. No fundo da loja, um espaço agradável servirá de ponto de encontro para aulas e cursos, além de eventos especiais.

Já para o e-commerce, uma das grandes novidades é o frete: o Pão de Açúcar Adega entregará em todo o Brasil – do Norte ao Sul do país, inclusive locais em que não há loja física da rede. O tempo de entrega varia de acordo com o CEP – para São Paulo/SP, por exemplo, é de até quatro horas. O site é outra atração em si. “Criamos um ambiente totalmente voltado para o consumidor de vinhos. Com inspiração nos streamings de música, designamos ‘listas de vinhos’ para diversas ocasiões; teremos uma seleção dos ‘queridinhos da loja’, onde mostraremos aos clientes do e-commerce os vinhos mais vendidos na loja do Pão de Açúcar Adega; vamos disponibilizar conteúdo para os amantes da bebida. Tudo isso em uma plataforma que tem como principal objetivo fazer com que o apreciador de vinho encontre tudo o que ele precisa em um único local, com a opção de receber tudo isso no conforto da sua casa e com a qualidade do Pão de Açúcar”, explica Rodrigo Pimentel, Diretor de E-commerce Alimentar do GPA.

Viva Vinhos
A plataforma conta, ainda, com o Viva Vinhos, iniciativa pioneira lançada em 2016, que oferece aos participantes a praticidade de receber rótulos exclusivos selecionados pelo time do Pão de Açúcar, além de disponibilizar conteúdo com dicas e informações sobre os vinhos recebidos. No Viva Vinhos, os clientes têm acesso a vinhos selecionados e aprovados pelo time de especialistas da rede, auxiliados pelo enófilo Carlos Cabral. Essa equipe visita e conhece periodicamente diferentes vinícolas pelo mundo para trazer rótulos diferenciados e exclusivos. Além de experimentar vinhos de ótima qualidade e inéditos no mercado, os rótulos incluídos no clube de assinaturas são comercializados a preços especiais, gerando assim, um ótimo custo x benefício.

Para assinar, basta acessar o site www.paodeacucar.com/vivavinhos e optar por um dos quatro planos disponíveis: Essencial (a partir de R$ 89 – seleção de vinhos que se destacam nas melhores regiões produtoras), Essencial Brancos e Rosés (a partir de R$ 99 – ideal para quem busca vinhos frescos, leves e refrescantes), Suprema (a partir de R$ 119 – vinhos de personalidade, com maior complexidade de aromas e sabores, para paladares mais desenvolvidos) e Suprema Seleção (a partir de R$ 179 – vinhos com personalidade, complexidade e intensidade).

Comentar
Segundo caso · 13/12/2018 - 14h28 | Última atualização em 13/12/2018 - 14h52

Beijo mata recém-nascida de 14 dias de vida e reforça alerta


Compartilhar Tweet 1



Uma bebê de 14 dias de vida morreu após contrair o vírus da "herpes simplex". Kiara, filha de Kelly Ineson e Thomas Cummis, da Inglaterra, morreu após ser beijada e contrair o vírus. O caso já o segundo registrado. 

O caso, mais uma vez, vem como um alerta aos pais sobre os cuidados com recém-nascidos. Inclusive, após da morte da  recém-nascida, a mãe se comprometeu a trabalhar para aumentar a conscientização sobre o vírus. 

Com o apoio da  “Herpes Viruses Association ”, Kelly está incentivando os pais a perceberem os perigos de permitir que outras pessoas beijem seus bebês. 

A morte da recém-nascida

Dez dias após o nascimento, os pais descobriram em um exame de rotina que a filha estava perdendo peso rapidamente e precisaria ser levada para um hospital especializado. Segundo os médicos, ela estava com uma infecção que começou a afetar os rins, exigindo que ela fizesse diálise urgente para remover os resíduos.

“Foi horrível! Eu não pude deixar de pensar no pior cenário. Toda vez que tínhamos um pouco de esperança, algo mais acontecia. Eu me lembro de uma vez sair da enfermaria para tomar uma xícara de chá e um pouco de ar fresco, e os níveis de oxigênio de Kiara diminuíram enquanto eu estava fora. Eu voltei para ver todos esses médicos correndo para a cama dela e acabei de desmoronar. Eu acho que, no fundo, eu sabia que ela não iria sobreviver”, diz a mãe ao site "Daily Mail".

Foi então que os médicos descobriram que Kiara tinha contraído o vírus “ herpes simplex ”, provavelmente após o beijo de um adulto. Após 14 dias de vida, a bebê faleceu. Os pais da criança foram informados de que o vírus foi responsável por desenvolver sépsis mortal – quando o corpo se ataca em resposta a uma infecção. Por conta disso, Kiara foi colocada em coma induzido. 

“Nós imploramos aos médicos que fizessem o que pudessem, mas não adiantou. Disseram para nós que estaríamos esperando que ela morresse. Eu não pude ouvir mais nada. Eu acabei de desabar, correndo pelo corredor gritando até desmaiar”, lembra Kelly.

Segundo Marian Nicholson, diretora da "Herpes Viruses Association" , o vírus “herpes simplex” é altamente contagioso. Conhecido como causa da herpes labial, pode ser fatal para bebês, já que ainda não possuem o sistema imunológico totalmente desenvolvido. Por isso, é tão perigoso que adultos beijem recém-nascidos.  

Além do cuidado com o beijo, outros pontos de atenção são necessários nas primeiras semanas de vida do bebê para evitar que casos como o da recém-nascida se repitam. Especialistas indicam evitar pegar o bebê com as mãos sujas, agasalhar muito, soprar a papinha e chacoalhar.


Fonte: Delas/ IG
Comentar