Teria pedido socorro · 02/08/2021 - 20h32 | Última atualização em 02/08/2021 - 20h35

Pais de MC Kevin se revoltam com novo depoimento sobre morte dele


Compartilhar Tweet 1



Os pais do funkeiro MC Kevin, Agnaldo Bueno e Valquiria Nascimento, se revoltaram nas redes sociais após novos depoimentos apresentados no "Domingo Espetacular", sobre os momentos que antecederam a morte do funkeiro, de 23 anos. As informações são do R7.

    Reprodução/Instagram

Uma nova testemunha, Fernando Dimmy Jr, disse que o artista pediu socorro para MC VK, mas o mesmo teria incentivado Kevin a saltar para o apartamento do andar debaixo. 

Em suas redes sociais, o pai do cantor afirmou que sabia que o filho jamais teria se jogado da varanda se não tivesse sido incentivado por alguém. "Meu filho jamais teria pulado se não fosse incentivado! Que a Justiça de Deus seja feita!", escreveu Agnaldo. 

Já Valquiria não conteve as palavras e xingou todos os envolvidos: Beatriz Dominguez, e MC KV e Jhonatas. "Bando de filho da p*** mentiroso, tá todos mentindo. Meu filho foi uma vítima. Ele aí era o único de coração puro. O resto tudo falso, mentirosos, mas Deus tudo vê e a Justiça vai ser feita. Mataram ele, judas desgraçados, malditos. Nada vai trazer ele de volta, mas isso não vai ficar assim, disse ela.

"Eu não tenho paz, agora vocês não vão mais ter paz também. Vou atrás de vocês tudo, pode esperar. Certeza, malditos, isso não vai ficar assim, não. E eu aqui a besta não vendo nada, pois agora eu vi e eu vou até o inferno atrás, pode esperar. Não sou trouxa de ninguém e olha bem o que estou falando", escreveu.

"Meu filho não era santo, não, mas ele não era ruim. Tinha um coração tão grande que não viu os lixos de pessoas que andavam atrás dele. Lixo de pessoas, isso que vocês são todo mundo que tava lá vendo o menino pedindo ajuda e não fez nada. Ainda fala que é irmão", completou.

    Reprodução/Instagram
    Reprodução/Instagram

Assista a entrevista completa:  

 

Comentar
'Agora eu celebro isso' · 02/08/2021 - 20h25 | Última atualização em 02/08/2021 - 20h47

Vídeo: mulher bate recorde de maior boca do mundo


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução / YouTube

O Guiness World Records divulgou um novo feito na última semana: a mulher com maior boca do mundo. Trata-se da norte-americana Samantha Ramsdell, de 31 anos. Ela conseguiu abrir a boca em 6,52 cm. As informações são do SBT News.

Na abertura bucal, Samantha é capaz de colocar dois hambúrgueres de uma só vez,  isto é, um sanduíche com duas carnes. Além de uma maçã inteira ou uma laranja.

Veja a foto de um teste que ela fez com um biscoito de água e sal.

    Reprodução / YouTube

Em uma rede social, a recordista afirmou que passou a vida inteira se sentindo insegura sobre a boca. "Agora eu celebro isso".

"Transformei uma das minhas maiores falhas em meus maiores ativos. O que o torna único é o seu superpoder e espero que isso apenas inspire outros a aceitar o que os torna diferentes e nunca tenha medo de ser você mesmo", escreveu.

Veja o vídeo compartilhado por ela.


 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um pedreiro que tinha o sonho de se casar contou com a ajuda dos colegas de trabalho para reunir os recursos e fazer um pedido especial à namorada, em Honduras, na última semana. Com a presença de uma banda de mariachi, o homem identificado como Edras pediu a companheira em casamento na obra em que trabalha, ao lado dos amigos que o ajudaram. As informações são do BHAZ.

    Reprodução/Punto Joven/Facebook

O vídeo do momento especial já conta com mais de um milhão de visualizações nas redes sociais e comoveu centenas de milhares de internautas. O autor do vídeo, Jorge Medina, conta que Edras havia contado que tinha o sonho de organizar sua vida e se casar, mas não tinha condições financeiras para isso.

Veja o vídeo:

“Eu me lembrei de que, há uns quatro anos, estava na mesma situação, e por falta de dinheiro tive que adiar meu casamento. Então, fiz uma proposta ao meu amigo Esdras, que vamos ajudá-lo. E hoje é o dia em que vamos trazer a namorada dele a esta construção, para que ele a peça em casamento”, diz Jorge, dono da página “Punto Joven”.

Em seguida, as imagens mostram a namorada de Edras no local e a banda de mariachi chegando para deixar o pedido mais divertido. A mulher, identificada como Tania, se emociona enquanto outros amigos chegam na obra, e o pedreiro pega um buquê de flores e se ajoelha para pedi-la em casamento.

Chorando, Tania abraça Edras e aceita o pedido, enquanto a banda circula o casal e os amigos se reúnem para parabenizá-lo. Por fim, Jorge Medina ainda garante que o casamento dos dois será “algo grande, de primeira”.

Comentar
Teve lesões gravíssimas · 02/08/2021 - 18h18 | Última atualização em 02/08/2021 - 18h27

Menina de quatro anos morre após ser atacada por cachorro da família


Compartilhar Tweet 1



Parentes e amigos se despediram, neste domingo (01/08), da menina Esther Vianna da Silveira, de 4 anos, atacada pelo cachorro da família no quintal de casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio. O corpo da garota foi enterrado no Cemitério de Bongaba, no bairro Piabetá, em Magé. As informações são do G1.

    REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Esther brincava no quintal de casa, com outras crianças, quando o cão, um rottweiler que, segundo a mãe, convivia diariamente com a menina havia dois anos, atacou a pequena. A criança teve lesões gravíssimas na cabeça e na face, com laceração de couro cabeludo e sinais de fraturas de crânio e perfurações múltiplas de tórax.

A menina foi socorrida e chegou ainda com vida à Unidade Pré-Hospitalar e Ambulatorial de Xerém, em Caxias, mas não resistiu aos ferimentos.

“A família toda sempre se deu bem com o cachorro. Foi uma surpresa para todo mundo. Até para a família”, disse ao G1 Larissa Silva Santos, amiga da família.

Outra amiga lembrou que Esther era uma garota feliz. “Era uma menina alegre, feliz. A lembrança que eu tenho dela é fazendo o cabelo, pedindo para fazer as mechinhas rosa. Ela se arrumando para ir para a festa junina e pedindo para fazer vídeo”, afirmou Priscila Almeida Silva.


Fonte: Metrópoles
Comentar

Através das redes sociais o secretário de saúde, Florentino Neto faz uma apelo para que os piauienses completem o ciclo de imunização contra Covid-19.

"Quem não completa o esquema vacinal está mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem as duas doses. Por isso pedimos que aqueles que precisam da segunda dose retornem aos postos de saúde, na data estabelecida com seu cartão de vacina e tome sua dose de reforço".

    Reprodução

 


Fonte: Assessoria
Comentar
Começa pela Vila Real Copagre · 02/08/2021 - 17h18 | Última atualização em 02/08/2021 - 17h51

Interpi: Chico Lucas anuncia regularização urbana em Teresina


Compartilhar Tweet 1



O Instituto de Terras do Piauí (Interpi), na pessoa do diretor-geral, Chico Lucas, anunciou nesta segunda-feira (02/08), o início dos processos para a regularização urbana da Vila Real Copagre, na Zona Norte de Teresina. 

    Reprodução/ TV Cidade Verde

Durante entrevista na TV Cidade Verde, Chico Lucas ressaltou que o processo vai começar dentro do bairro Real Copagre, porém vai ocorrer especificamente na Vila Real Copagre. 

“O bairro Real Copagre é um bairro muito antigo, ele tem algumas décadas, existe uma área dentro do Real Copagre, que é a Vila Real Copagre, nós vamos começar com essa vila, não é todo o bairro. Foi uma área aqui que foi ocupada nos anos 80 e 90 o estado adquiriu, desapropriou dos proprietários, e tem áreas geralmente institucionais, quando você faz o loteamento tem a parte institucional e a área verde, a institucional fica para a prefeitura, para o estado, na construção de escolas, praças e a área verde é uma área de proteção, só que essas áreas ficaram reservadas, o que aconteceu quando teve aquela pressão por moradia, as pessoas invadiram”, explicou.

    Reprodução/ TV Cidade Verde

O diretor explicou que o projeto é assegurado por lei e que essa será a primeira parte da regularização que deve ocorrer em toda a cidade de Teresina, assim como em todo o estado. 

“O que a gente vai fazer, se até 2016 foi ocupado, a lei 3465, ela diz, 'olha, as pessoas estão lá, estão ocupando a décadas, nós vamos tirá-las de lá', então o objetivo da lei é trazer essa segurança da regularização, isso na cidade toda, por exemplo, além dessa região, a gente vai fazer agora também, as duas áreas que a gente vai fazer para aprender, reconhecendo que a gente não sabe, aqui no Piauí sabem em tese, mas a gente quer fazer na prática, nós temos grandes estudiosos, advogados, recentemente mesmo a OAB fez um evento que eu participei sobre os direitos urbanísticos, a gente estuda muito, mas na prática a gente quer usar as ferramentas”, relatou.

Como será feito essa regularização, passo a passo

“Aqui a gente não vai usar o drone porque é o aeroporto, mas em outras áreas a gente está fazendo a vetorização. Dá para fazer a divisão sem precisar ir no lugar, a gente já pega as imagens de satélite, faz todo o georreferenciamento com drone e a gente vai fazer o cadastro no campo só para saber quem ocupa aquelas casas”.

    Reprodução/ TV Cidade Verde

“A gente vai fazer o cadastro, esse processo todo, vai fazer um projeto de regularização, vai submeter a prefeitura, para ela aprovar, são dois tipos de ocupação, a social e a especial, a social é para as famílias de até cinco salários mínimos não paga nada, a especial é para pessoas que ganham mais do que cinco salários mínimos, e aí a gente vai levar para a prefeitura que é parceira, o Dr. Pessoa disse que é um dos interesses dele é regularizar a situação de Teresina, e no segundo momento vamos levar para o cartório no novo sistema 'Regina' que é uma forma de integrar, de ser rápido, então a gente está criando todas as ferramentas”. 

“O georreferenciamento vai ser através de drones, cadastro através de tablet com informações que a gente está buscando nas concessionárias, para depois fazer o projeto e levar ao cartório tudo de maneira virtual e célere, o objetivo é aprender a fazer todo esse trabalho de maneira rápida e célere, para que a gente possa replicar em outros bairros e cidades do Piauí”. 

Por que primeiro a Vila Real Copagre?

O diretor relatou ainda que a Vila Real Copagre foi escolhida para ser a primeira devido aos demais trabalhos com esse mesmo objetivo que o governo realizou no local. Por conta disso, ele explica que existe até uma certa descrença da população, então o projeto está sendo realizado com o prazo de 100 dias para ser finalizado. 

“O Real Copagre é uma área que o estado já trabalhou a muitos anos, já fez várias vezes, até as pessoas não acreditam mas, a gente foi em um lugar que já tinha um pré-trabalho para justamente aprender a fazer rápido, a nossa ideia é que seja feita em 100 dias. A meta aqui é de em 100 dias a gente entregar a Vila Real Copagre com o documento pronto”, finalizou.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os profissionais de saúde mental do sistema prisional irão participar de aprimoramentos visando ações de combate ao suicídio. A capacitação dos profissionais acontecerá através de parceria firmada entre a Secretaria de Justiça e a Secretaria de Saúde. Na imagem, a coordenadora de Psicologia da Sejus, Emanuele Leal, a gerente de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Virginia Silva, e equipe.

    Reprodução

 


Fonte: Assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nesta segunda-feira (02/08), tem live no YouTube! A Procissão das Sanfonas acontece neste ano em formato inédito.

Adaptada à pandemia , o evento, que vai completar 13 anos, acontece pela primeira vez na história, de forma virtual. Mas o encanto dessa tradicional manifestação da cultura nordestina em nossa capital, permanece.

A procissão vai ser transmitida a partir das 18h30, através do canal da Colônia Gonzaguiana de Teresina, no YouTube e pela TV Assembleia 📺, canal 16.1.

 


Fonte: Assessoria
Comentar
Até 10 de agosto · 02/08/2021 - 16h56

Ciaspi abre inscrições para aulas de pilates


Compartilhar Tweet 1



Inscrições abertas para o Pilates em Casa! O Ciaspi abriu novas turmas para aulas de pilates on-line e ao vivo, às terças e quintas-feiras, nos horários de 14:h40 e 17h00. Para se inscrever, o servidor deve enviar e-mail para apoioadmciaspi@gmail.com, com o seu nome completo, matrícula, órgão, função e telefone.

 As inscrições vão até o dia 10 de agosto.


Fonte: Assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, através da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, instaurou procedimento preparatório para apurar falta de medicamentos para intubação de pacientes Covid-19 em Teresina.

O promotor Eny Marcos Vieira Pontes levou em consideração notícia amplamente divulgada na imprensa sobre iminente falta de medicamentos para os procedimentos na rede pública hospitalar de Teresina.

Também foi considerada a "obrigação do município em organizar as ações e serviços de saúde, sendo responsabilidade deste a execução dessas ações e serviços públicos de saúde".

O ato a ser investigado é de responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde e uma série de ações foram determinadas para apuração do caso.
 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Secretário de educação Ellen Gera, fez a entrega de ônibus escolares, com acessibilidade, aos municípios de Nossa Senhora de Nazaré, Campo grande e Sebastião Barros.

A ação é parte do Programa Caminho da Escola, onde serão adquiridos, no total, 64 ônibus escolares para atender a demanda por transporte escolar rural da Rede Estadual de Educação. Um investimento de R$ 13.000.000,00, com contrapartida de R$ 63.604,46, do Governo do Piauí.


Fonte: Assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Dia 02 de agosto marca o início da semana da cultura nordestina porque marca também a data da morte do músico Luiz Gonzaga, “o Rei do Baião”, um dos porta-vozes da cultura e tradição nordestinas.

A região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É dela que vêm as características do nosso “jeitinho brasileiro”, as comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e resistência desse povo que nos representa.

 Ilustração com fundo predominante na cor marrom. Na parte superior esquerda, o texto, também na cor marrom: “2 de agosto - Início da Semana da Cultura Nordestina. Valorizando nossas origens”. No lado direito, a ilustração do músico Luiz Gonzaga. Logo abaixo, a ilustração de dois mandacarus e um touro. Na parte inferior do card, a logomarca da Defensoria Pública do Estado do Piauí, nas cores verde, amarelo e branco. Fim da descrição.


Fonte: Assessoria
Comentar
Oferecidas 30 atividades · 02/08/2021 - 16h23

FWF capacita mais de 1000 pessoas no primeiro semestre


Compartilhar Tweet 1



Com um calendário intenso de atividades de qualificação profissional, que incluiu workshops, palestras, lives, oficinas e cursos, a Fundação Wall Ferraz atingiu a marca de 1000 pessoas certificadas nesse primeiro semestre de 2021.

    Divulgação

Todo o trabalho da FWF está voltado para oferecer mais oportunidades aos jovens que correm atrás do primeiro emprego ou querem abrir o próprio negócio e aos trabalhadores que buscam voltar ao mercado de trabalho.

Ao todo foram oferecidas cerca de 30 atividades nos centros de capacitação espalhados por Teresina. Entre elas estão workshops e cursos de “Refrigeração e climatização”, “Eletricista predial”, “Bolsa artesanal”, “Corte e costura em tecido”, “Libras”, “Operador de microcomputador”, “Agente de portaria”, “Confeitaria”, “Design de sobrancelhas”, “Balconista de farmácia”, “Práticas para camareira de hotelaria” e “Práticas para recepcionista de hotelaria”.

“O curso veio num bom momento. Com ele consegui meu primeiro emprego para ter estabilidade financeira. E claro, em meio a essa pandemia, um emprego é ótimo”, disse Vitória Santos, aluna do curso de camareira.

Nos primeiros seis meses de 2021 também foram realizados outros cursos como: “Corte de cabelo e escova” “Manipulação e higienização de alimentos”, “Gestão de negócios”, “Empreendedorismo digital” “Corte costura e modelagem”, “Conserto e manutenção de celulares”, “Cuidador de idosos”, “Operador de caixa”, “Arte e decoração com balões” e “Noções básicas de lavanderias”.

“Esse curso da FWF foi muito importante para mim, porque me ajudou a ampliar meus conhecimentos no ramo da beleza para proporcionar um atendimento maior e de melhor qualidade para os meus clientes”, afirma Marcos Paulo, aluno do curso de “Corte de cabelo e escova”.

“Eu participei de uma das atividades que a Fundação Wall Ferraz realizou na Vila Irmã Dulce e fiquei muito feliz. Foi um curso muito bem ministrado, na teoria e prática, onde aprendi, realmente, o que é a confeitaria. Eu não sabia de nada nessa área e sai de lá confeiteira. Agora é só colocar em prática tudo que aprendi com o curso”, disse Aldenora Silva, aluna do curso de “Confeitaria”.

A maoria dos alunos que conclui os cursos participa de solenidades, geralmente com a presença do prefeito Dr. Pessoa e de várias autoridades municipais, onde são entregues os certificados dos cursos. “Além de ser fundamental para a entrada no mercado de trabalho e para exercer funções específicas, o nível de qualificação profissional é um diferencial para a carreira, frente a outros profissionais”, destaca Maykon Silva, presidente da FWF.

OUVINDO A POPULAÇÃO – Através de reuniões com entidades comunitárias e associações de moradores, a fundação também está procurando conhecer melhor o perfil e o interesse dessas pessoas, sem esquecer o empresariado, cada vez mais ávido por mão de obra qualificada. “Estamos ouvindo o povo, dialogando com as comunidades, para saber da real necessidade da população e dos empresários, em relação as atividades de qualificação. Dessa forma não dá para errar na escolha dos cursos para o restante do ano”, ressalta Maykon Silva.

REFORMAS – Outra preocupação da Fundação Wall Ferraz é com a melhoria da estrutura dos centros de capacitação, mantidos pela PMT, onde são realizados cursos, oficinas, palestras e workshops. Esses espaços estão passando por reformas e manutenção e troca de equipamentos. As últimas unidades incluídas nesse processo foram os centros dos bairros Piçarreira e Satélite, na zona leste da capital.

 


Fonte: FWF
Comentar
Policiais tiveram de contê-lo · 02/08/2021 - 16h20

Vídeo: em surto, homem com foice na mão para trânsito de cidade


Compartilhar Tweet 1



 A principal avenida da cidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, teve o trânsito parado na manhã desta segunda-feira (02/08) por um homem em estado de surto. O cidadão parou o carro, bloqueando parte de um dos cruzamentos da via, e desceu segurando uma foice e uma bandeira do Brasil. As informações são do Metrópoles.

Veja o vídeo:

Pessoas que passavam pelo local filmaram o momento em que ele caminhou pela avenida arrastando a foice pelo asfalto. Testemunhas disseram, ainda, que ele teria tentado agredir um pedestre. Aparentemente, o homem gritava palavras de ordem e amedrontava quem estava por perto.

Pelas imagens, é possível notar que um pessoa que estava na calçada chega a questionar: “Cadê as polícias?”. Não demorou muito, no entanto, para equipes de segurança chegarem ao local.

O cidadão com a foice, cuja identidade ainda não foi divulgada, mobilizou agentes de trânsito, guardas civis municipais e policiais militares. Ele foi contido, depois de um princípio de confusão.

Pedestres e motoristas revoltados se aproximaram do veículo dele, com a chegada da polícia. Alguns o xingaram e deram chutes na lataria do carro. Um outro vídeo feito por testemunhas mostra o momento em que ele teve luta corporal com um homem que tentou contê-lo.

Vários policiais tiveram de unir forças para prendê-lo. O homem resistiu à prisão, chegou a agredir os policiais e foi imobilizado com o uso de arma de choque. Ele foi detido e encaminhado para uma delegacia da cidade.

 

Comentar
Testar os 140 funcionários · 02/08/2021 - 16h20

EMGERPI faz novos testes rápidos em funcionários


Compartilhar Tweet 1



    EMGERPI

A direção da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) volta a fazer testes rápidos (capilar) para Covid-19 nos seus funcionários. A meta é testar mais de 140 empregados, sendo que nesta segunda-feira (02/08) foi a vez dos colaboradores lotados na sede da empresa e na terça (03/08) para aqueles que trabalham no prédio anexo, onde fica a Diretoria de Gestão de Pessoas e setor jurídico. 

Os testes estão sendo feitos por uma equipe da Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Piauí (SeadPrev). O objetivo da Emgerpi é reforçar e prevenir os cuidados com o novo coronavírus (Sars-CoV-2). A ação faz parte das medidas adotadas pela comissão especial, que foi criada pela empresa para fazer cumprir todos os protocolos higienicossanitários  necessários para controlar e combater a disseminação da doença.

 


Fonte: Emgerpi
Comentar
O cão Lion passa bem · 02/08/2021 - 16h19

Vídeo: locutor de rodeios salva cachorro do ataque de sucuri


Compartilhar Tweet 1



Um cachorro foi atacado e estava sendo estrangulado por uma sucuri quando um homem salvou o animal, em Barrinha (SP), neste fim de semana. Lion acabou libertado pela cobra quando o locutor de rodeios Carlinhos Brasil tentou, de todas as formas, fazer com que a serpente soltasse o cão. As informações são do Metrópoles.

Veja o vídeo:

“Foi tudo muito rápido. Eu estava próximo dele, só escutei quando ele deu um gemido, acho que de dor. Só que eu não me dei conta da força que tem a sucuri, foi onde eu caí do barranco e comecei a gritar por ajuda”, contou o locutor.

Carlinhos lembra que, no último sábado (31/07), passeava com Lion em uma mata próxima ao bairro Nova Aliança e que, em determinado momento, ouviu um gemido do cachorro. Ao correr para ver o que tinha acontecido, percebeu que o bicho tinha sido atacado e já estava sendo estrangulado pela cobra dentro de uma nascente.

“Lion hoje está bem, graças a Deus, está aqui do meu lado. (…) Ficou com uns ferimentos, mas está cicatrizando”, afirma o dono do cão que, mesmo solto pela cobra, chegou a ficar inconsciente e foi reanimado.

“Todo mundo achou que ele tinha morrido, inclusive eu, só que quando eu puxei ele fora do barranco comecei a massagear ele. Fique por volta de uns dez minutos massageando ele e veio um milagre, ele voltou a respirar”, comemorou Carlinhos.

Coordenador da Defesa Civil de Barrinha, Leandro Mendes informou que a Prefeitura vai colocar uma placa alertando sobre o perigo de ataque de cobra na região do parque no bairro Nova Aliança, além de aumentar o alambrado para impedir o acesso ao local.

Comentar
Segunda dose da vacina · 02/08/2021 - 16h16

Agentes de Trânsito da Strans são vacinados contra a Covid-19


Compartilhar Tweet 1



Os Agentes de Trânsito da Strans receberam nesta segunda-feira (02/08), a segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Os agentes foram vacinados na UFPI e estão completando as duas doses e assim completam o esquema vacinal de imunização.

    Divulgação

Mesmo vacinados, os Agentes de Trânsito seguem adotando todos os cuidados necessários para evitar a doença, como uso de máscara e constante higienização das mãos.

Nossos Agentes de Trânsito precisam estar seguros para continuarem cuidando dos nossos munícipes, pois estão todos os dias nas ruas no enfrentamento à pandemia.

    Divulgação
    Divulgação

 


Fonte: STRANS
Comentar

Compartilhar Tweet 1



“Preto não vai entrar aqui”. Essa foi a frase que o autônomo Patrick Vinícius Gomes de Souza (foto principal), 25 anos, ouviu ao tentar embarcar no carro de um motorista do aplicativo 99. O caso de racismo ocorreu na última sexta-feira (30/07), no Guará. A ocorrência foi registrada nesta segunda (02/08) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga os fatos. As informações são do Metrópoles.

    Arquivo pessoal

Pai de dois filhos, Souza estava com o menor, de apenas 3 anos, nos braços quando se deparou com as portas do veículo travadas. “Não deu tempo de entrar. Estávamos atrasados para a creche. Foi até por isso que pedi o carro pelo app. O motorista foi até o nosso endereço, mas assim que nos viu, recusou-se a prestar o serviço. Disse que preto não ia entrar no carro dele logo pela manhã”, lembrou.

Souza desabafou dizendo que, no momento da discussão, ele sentiu raiva, mas que agora sente indignação. “Ao longo da vida, já passei por episódios de racismo, mas nunca dessa forma, na frente de todo mundo, com o meu filho. Passamos muita vergonha”, disse ao Metrópoles.

A reportagem procurou a 99. Em nota a empresa afirmou que lamenta “profundamente o ocorrido com o passageiro Patrick Vinícius. Assim que tomamos conhecimento do fato, banimos o motorista do app. Além disso, estamos em contato com Patrick para oferecer suporte e nos encontramos disponíveis para colaborar com as autoridades”, diz o texto.

A empresa acrescentou que a plataforma tem uma “política de tolerância zero a casos como esse e repudia veementemente qualquer ato discriminatório.”

Comentar
Nesta terça (03) · 02/08/2021 - 15h53 | Última atualização em 02/08/2021 - 15h58

Presidente da Jucepi, Alzenir Porto participa de entrevista ao vivo para o programa Delas, Para Elas


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Nesta terça-feira (03/07), a presidente Alzenir Porto participa de entrevista ao vivo para o programa Delas, Para Elas no canal Contabilidade na TV no YouTube. A entrevista começa às 17h e o tema é abertura e fechamento de empresas.

Acesse http://www.contabilidadenatv.com.br.


Fonte: Assessoria
Comentar
Gastaram mais de R$ 35 mil · 02/08/2021 - 15h49

Casal compra imóvel por meio de programa da Caixa e recebe lote vazio


Compartilhar Tweet 1



O técnico de informática Antônio Cesar Leite e o designer de interiores Sócrates João dos Santos tentam desde 2017 adquirir um imóvel para viver em Águas Lindas de Goiás. Ao ver que seria preciso uma quantia muito acima do orçamento que dispunham, o casal optou pelo programa de Venda Direta da Caixa Econômica Federal. Eles realizaram todos os trâmites e pagamentos necessários, mas acabaram descobriram que na verdade haviam adquirido um lote vazio. Ao todo, gastaram mais de R$ 35 mil. As informações são do Metrópoles.

O programa vende imóveis usados (casas, apartamentos e terrenos aptos para uso) de propriedade da Caixa, que estão disponíveis para compra nas modalidades de leilão, licitação aberta, licitação fechada e venda on-line.

Foram mais de dois anos de pesquisa, com a busca por cerca de 300 imóveis, conta Antônio. Por fim, optaram pelo imóvel da Quadra 65 Conjunto A, Número 6-A. Ao visitar o local, ele se certificou da existência da casa.

“Fiz uma consulta no site da prefeitura do município, emitindo o ‘espelho do imóvel’, que confirmou ter uma casa (área edificada) com 69,98m², num terreno de 576,22m², confirmando as informações apresentadas pela CEF”, afirmou Antônio em relato escrito. “Logo, decidi por realizar mais uma visita, sem contato com os ocupantes deste. Me deparei com a placa de endereçamento, onde descrevia: Quadra 65 Conjunto A, Lote 6, Setor 12”.

Antônio diz que o imóvel estava isolado por dois lotes vazios. Com o auxílio do Google Earth, ele percebeu que havia uma casa no lote vizinho em 2012, mas que foi demolida em 2016. Confrontando com a certidão do imóvel arrematado, pôde constatar que ali havia uma edificação quando ocorreu a aquisição por outra pessoa. A casa foi demolida antes da consolidação da propriedade pela CEF, ocorrida em 2017.

Após o pagamento das taxas cartoriais e de financiamento, o casal realizou a visita para solicitar a desocupação do imóvel. Foi então que eles se depararam com o atual morador, um mecânico, alegando que a casa pertencia à sua mãe e que o imóvel do leilão seria o lote ao lado, sem a casa.

Segundo relato do mecânico, o dono do lote ao lado teria demolido a moradia com o propósito de construir outra, mas abandonou a ideia logo em seguida. Ele alegou também que já havia recebido visitas em sua residência, de outros corretores credenciados e engenheiros da Caixa, para fazer vistoria. Nessas ocasiões, sempre enfatizava que o imóvel retomado pela CEF não se tratava do seu lote.

“Ou seja: a CEF retomou o imóvel, realizou dois leilões, lançou no ‘venda on-line’, realizou a ‘Avaliação de Bens Recebidos em Garantia’ informando como se ainda continuasse tendo a casa”, afirma o técnico de informática. “Vale frisar também que paguei a ‘Avaliação de Bens Recebidos em Garantia’, o ITBI, IPTU 2020, a primeira prestação do imóvel e prêmios de seguros, tudo em cima de uma casa que não existe mais há cinco anos”.

Além do prejuízo financeiro, o casal relata um grande desgaste emocional com a situação. “A qualquer hora teremos que sair da casa onde moramos de aluguel, que será vendida”, desabafa. “Pagamos tudo por uma casa que não existe. Depois que a Caixa assumiu que o local estava vazio, disse que poderia devolver apenas o que foi pago para ela. No entanto, tivemos muitos outros gastos, como, por exemplo, o serviço do engenheiro”.

“É uma situação atípica e absurda, inclusive pelo descaso com que a Caixa vem tratando seus clientes. É uma coisa que você não espera passar. Faz o financiamento numa instituição de confiança, e ela te vende uma casa que não existe e ainda te trata com desdém”, declara a advogada Marília Crisóstomo, que representa o casal na Justiça.

O outro lado

Em resposta, a Caixa confirmou que foi identificado que o imóvel avaliado não correspondia àquele registrado na matrícula.

“O banco ressalta que, desde a identificação da divergência, em agosto de 2020, o cliente foi informado em diferentes oportunidades da possibilidade de distrato da operação de crédito com a previsão de ressarcimento de todos os custos com correção monetária, inclusive despesas junto à prefeitura e/ou cartório, desde que apresentados à Caixa os comprovantes de pagamento”, completou o banco.

A instituição bancária reforçou que continua à disposição para os procedimentos de distrato, com a devida devolução dos valores arcados pelo cliente.

Comentar
Reuniões aconteciam por vídeo · 02/08/2021 - 15h46

Colégio de vogais da Jucepi voltou a se reunir presencialmente


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Nesta segunda-feira (02/08), o colégio de vogais da Jucepi voltou a se reunir presencialmente depois de meses funcionando de forma virtual.

Desde o início da pandemia da covid-19, respeitando as medidas de isolamento social e evitando aglomerações, as reuniões eram realizadas por meio de videoconferência.

Sob a presidência de Alzenir Porto, o colegiado analisa processos e delibera sobre assuntos do registro empresarial. Fazem parte do colégio de vogais representantes de diversas categorias profissionais como OAB, CRC e entidades empresariais como Fecomércio, CDL, dentre outras.


Fonte: Assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os consumidores de água da zona urbana de Teresina podem manter o pagamento da fatura de água e esgoto em dia sem sair de casa. A empresa Águas de Teresina disponibiliza nas plataformas digitais o pagamento online, um serviço facilitado para que clientes realizem de forma cômoda e facilitada o pagamento da sua fatura mensal. “A alternativa é direcionada aos consumidores que gostam de resolver tudo pelo smartphone, com facilidade e segurança”, pontua o diretor-executivo da concessionária, Fernando Lima.

    Divulgação

Pelo site da empresa e do aplicativo Águas App, o cliente pode ter acesso ao código de barras para pagar as faturas informando o CPF. Caso o cliente não consiga prosseguir com o autoatendimento, será redirecionado ao Chat ou WhatsApp da concessionária. Nesses canais, são aceitos pagamentos com cartão de crédito e de débito das seguintes bandeiras: Master Card, Visa, Amex, Diners Club, Elo e Maestro. A depender dos valores, o usuário também terá a opção de parcelamento das faturas.

Outra alternativa é ativar o débito automático. Para utilizar o serviço, o cliente deve realizar a solicitação ao banco onde possui conta corrente. Os bancos habilitados são: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. Após isso, a Águas de Teresina recebe automaticamente o cadastro do cliente. É interessante reforçar que apenas as faturas emitidas após essa data serão debitadas automaticamente. As contas de água recebidas antes do cadastro não poderão ser pagas nesse sistema.

“Nossa intenção é oferecer várias maneiras para que o usuário escolha a melhor forma de efetivar o seu pagamento, visando sua comodidade e bem-estar. Além do modo tradicional, com o cartão de crédito, ele também pode optar por descontar o valor direto de sua conta. Isso faz com que o cliente mantenha as contas em dia sem precisar sair de casa”, complementa Victor Romani, gerente Comercial da Águas de Teresina.


Fonte: Aguas de Teresina
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) obteve no mês de junho 100% dos seus processos de pagamento analisados pelo Sistema Integrado de Controle interno (SINCIN), e recebeu um certificado de regularidade. Este relatório de inspeção consiste em analisar a regularidade processual e a eficiência nos procedimentos adotados de controle interno.

A Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) certifica, periodicamente, os órgãos e entidades estaduais que analisaram 100% dos processos de pagamentos. Esse mecanismo de controle, contribui para a regularidade da gestão e para a eficiência administrativa.

Os auditores governamentais realizam o acompanhamento diretamente no órgão e dão todo o suporte técnico aos Núcleos de Controle interno (NCI’s), com orientações e procedimentos a serem aplicados nos setores competentes. O objetivo da CGE é premiar os gestores que realizaram boas práticas na Administração pública, conforme Decreto Estadual n.º 17.526/2017.


Fonte: Detran Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ouvidor Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, participou, durante o mês de julho, de dois eventos que discutiram a temática do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que no ano de 2021 completa 31 anos desde a sua promulgação. O marco legal foi instituído através da (Lei No 8.069 de 1990), que regulamentou direitos previstos na Convenção dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas e da Constituição Federal de 1988.

Tendo como princípio fundamental a proteção integral das crianças e adolescentes, o Estatuto da Criança e do Adolescente garante direitos como o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção ao trabalho, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar.

“Foi com muita alegria que recebi os convites do Centro de Integração Empresa Escola, por meio da Dra. Priscila Queiroz para falar do 31° aniversário da Lei Federal n° 8.069/90 de 13de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente”, a declaração foi dada pelo Ouvidor-Geral, Djan Moreira, que participou de evento promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), “Dialogando sobre os 31 anos do ECA”, no último dia 21 de julho.

A ação foi realizada através da Plataforma Google Meet, e contou com a participação de 30 familiares e 339 jovens e adolescentes dos municípios de São Luís (107) e Imperatriz(54), ambas no Maranhão e ainda com representantes de Teresina (177).

Outra atividade alusiva aos 31 anos do ECA e que também contou com a participação do Ouvidor-Geral da Defensoria, foi o encontro online promovido pela Rede Não Bata Eduque e União dos Escoteiros do Brasil. O encontro, realizado no dia 24 de julho, também aconteceu na modalidade virtual.

“Agradeço a Coordenadora da RNBE, Márcia Oliveira, pela oportunidade de falar especialmente dos artigos 70 , 70-A e 70-B do Estatuto da Criança e do Adolescente. A Defensoria Pública é a casa onde defende direitos, entre eles, de crianças e adolescentes. Assim, a gente cumpre uma das atribuições da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Piauí que é promover o intercâmbio com a sociedade civil. É importante a sociedade estar atenta à violação de direitos , pois a Constituição Federal de 88 e o Estatuto da Criança e do Adolescente nos impõe o dever de agir, diante de uma ameaça ou violação de direitos, denunciando ao Conselho Tutelar, por exemplo. Contamos com as presenças das jovens Heloisa e Rebeca e de Márcia Oliveira, coordenadora da Rede Não Bata Eduque”, informou.


Fonte: Defensoria Pública do Piauí
Comentar
Auditório Francisca Trindade · 02/08/2021 - 15h21

Covid: Sefaz promove testagem rápida de servidores no dia 4 de agosto


Compartilhar Tweet 1



 A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), por meio da Escola Fazendária, vai realizar testagem rápida contra a covid-19 na quarta-feira, 4 de agosto.

Os testes vão acontecer no auditório Francisca Trindade, na Escola Fazendária, a partir das 8h.

A testagem é uma medida preventiva de combate ao coronavírus, já que o Decreto Estadual nº 19.839/2021, assinado pelo governador Wellington Dias, estabelece o retorno ao trabalho presencial.

Na Sefaz, a PORTARIA SEFAZ-PI/GASEC/SUPAFT/UNAFIN Nº 9/2021 regulamenta o retorno, que deve acontecer a partir desta segunda, 2 de agosto.


Fonte: Sefaz Piauí
Comentar