Compartilhar Tweet 1



Teve início nesta semana o cadastro do Auxílio Emergencial criado por conta da crise causada pela pandemia da Covid-19. O benefício no valor de R$ 600,00 será concedido pelo Governo Federal a beneficiários do Programa Bolsa Família, trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. Este público também tem direito a descontos na conta de energia elétrica porque o novo programa financeiro do Governo Federal segue requisitos semelhantes ao da Tarifa Social, como possuir cadastro no Bolsa Família ou ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

No Piauí, aproximadamente 100 mil clientes da Equatorial Energia têm perfil para a Tarifa Social e ainda não registram seus dados na empresa. Os descontos na conta de energia podem chegar até 65%. A inscrição no Cadastro Único, exigido para o Auxílio Emergencial, também é necessária para garantir o benefício da Tarifa Social.

“Esse é um momento difícil e que toda a ajuda é bem-vinda. Estamos focados em conceder o benefício da Tarifa Social a quem realmente precisa. Nosso objetivo é fornecer energia para o estado, mas também de garantir que a população que tenha dificuldade de pagamento consiga manter sua adimplência”, declara Juliana Duarte, Gerente de Gestão Comercial da Equatorial Piauí.

Neste período de pandemia, as agências de atendimento da Equatorial Piauí continuam fechadas para garantir a segurança dos colaboradores e clientes, mas o cadastramento da Tarifa Social continua sendo realizado pelo e-mail pi-comercial@equatorialenergia.com.br ou pelo call center da Distribuidora, por meio do número 0800 086 0800.


Fonte: Equatorial Piauí
Comentar
3 pessoas teriam participado · 08/04/2020 - 14h21 | Última atualização em 08/04/2020 - 15h08

Palácio de Karnak é alvo de pichação e Gabinete Militar investiga os envolvidos


Compartilhar Tweet 1



    Foto: Crédito/karloseduardomendestv

O Palácio de Karnak, sede do Governo do Piauí, foi alvo de pichação na tarde de terça-feira (07/04). A imagem que mostra o ato de vandalismo foi encaminhada ao 180 por um leitor que fez o registro.

Nas imagens dá para perceber a parte de cima da fachada do Palácio com as pichações.

Em nota enviada ao 180, o Gabinete Militar do Palácio de Karnak informou que está identificando as pessoas envolvidas no ato de pichação da fachado do prédio.

Segundo a nota, câmeras de segurança gravaram e detectaram o envolvimento de três pessoas: a que pichou, uma em uma moto e outra em um carro.

A equipe da guarda fez a abordagem, mas o pichador pulou a cerca do Palácio e fugiu na moto que o aguardava. 

    Foto: Crédito/karloseduardomendestv

Pessoas em um carro na frente do Karnak também fugiram ao verem a movimentação policial. 

A investigação prosseguirá para a punição dos envolvidos. Os locais vandalizados já foram restaurados.

 

Comentar
Saiba detalhes da história · 08/04/2020 - 12h58 | Última atualização em 08/04/2020 - 14h11

Mulher é obrigada a morar com ex na quarentena e relata "inferno na terra"


Compartilhar Tweet 1



Enquanto a situação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no mundo avança, muitos casais estão em quarentena e passam mais tempo juntos. Se a convivência está ruim para quem já se dá bem, imagina para quem decidiu terminar o relacionamento bem no início da pandemia? É o caso de um casal do Reino Unido que se separou há cinco semanas, mas precisa continuar convivendo durante o isolamento social. As informações são do IG.

Georgia Amstrong, 24, conta ao The Sun que foi um alívio quando ela e o ex-marido , Kyle Greener, 26, decidiram se separar em fevereiro. “Ele estava indo morar com um amigo e eu teria o apartamento todo para mim. E aí tudo começou a fechar e nós dois nos vimos diante de uma crise”, explica a mulher.

O amigo com quem Kyle ia morar pediu para ele sair para que a família dele pudesse ficar próxima. Por ser carpinteiro, o homem não tem recebido trabalhos, já que é considerado como profissional não-essencial no momento. Então, os dois decidiram que seria melhor para ele voltar temporariamente para o apartamento de Georgia e dormir no sofá.

    Reprodução

Além de passarem 24 horas juntos, eles convivem com os filhos Oakley, de 7 anos, e Beau, de 4. “Olhar na cara dele todo esse tempo enquanto cuido das crianças em um apartamento de dois cômodos está sendo um inferno na terra”, desabafa a mulher.

O histórico do ex-casal é repleto de separações. Georgia conta ao tabloide inglês que os dois começaram a namorar em 2010 e moraram juntos na casa da mãe dela. Os dois se mudaram com o filho Oakley para um novo apartamento em 2013. Em 2015, terminaram depois de três meses de brigas constantes. Foi quando Georgia engravidou em outro relacionamento curto que não durou.

Em fevereiro de 2016, Beau, a caçula, nasceu. “Seis meses depois, voltei com Kyle. Ele é um ótimo pai e passei a me comprometer mais com o relacionamento”, diz a mulher. Mas no Natal de 2019, eles optaram por terminar de vez e Kyle saiu de casa. “Nós choramos e culpamos um ao outro, mas decidimos focar nas crianças ”, diz Georgia.

Quando os dois já haviam se acostumado com tudo, veio o coronavírus e os dois se viram em quarentena juntos. Segundo Georgia, o começo foi tranquilo: eles dividiam igualmente as contas e o tempo para ficar com as crianças. Mas aí Kyle começou a se acomodar e agora, nas palavras da mulher, “estamos agarrando as gargantas um do outro toda hora”.

“Eu peço para que ele saia do sofá às sete da manhã para me ajudar com as crianças, mas ele só levanta às dez horas. A sala cheira à loção de barbear. Ele voltou para cá com 15 caixas de roupas. Ele é obcecado por rugby e boxe e passa cinco horas assistindo reprises”, queixa-se Georgia.

E não é só isso! Solteiro, Kyle agora está ativo no Tinder e vive conversando com outras mulheres. “Ele tem todo direito, mas cada risadinha dele olhando para o celular me deixa muito nervosa”, diz Georgia.

Kyle também não está sendo fã da situação. Ele confessa que pensou que seria fácil, mas eles brigam até sobre quem vai fazer as compras de emergência. “Eu odeio como ela mastiga, odeio como me segue pela casa e vai limpando tudo que eu toco”, explica.

O homem diz que se Georgia está na cozinha, ele sabe que não pode entrar lá. Se ele tenta tomar um café, ela reclama que ele está usando a caneca errada. “Eu não tenho mais 12 anos, sabe?”, desabafa.

Como os dois não podem fugir para outros lugares por conta da quarentena , Kyle tentou reservar a sala para ter encontros virtuais com os amigos ou com a garota que está conhecendo no Tinder, mas Georgia não aceita. Segundo ele, se não fossem as crianças, eles já teriam ido para cima um do outro

Comentar
Punição de tradição indígena · 08/04/2020 - 10h10 | Última atualização em 08/04/2020 - 10h24

Em cidade colombiana, cidadãos são presos pelos pés por quebrar quarentena


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Tuchín, em Córdoba, na Colômbia, endureceu as regras de isolamento na cidade e aumentou a punição para quem sai de casa sem motivo justificado. 

Quem for flagrado nas ruas, infringindo a quarentena, poderá ficar preso pelos pés em um cepo de madeira, colocado em praças públicas da cidade. 

    Foto: Reprodução/Facebook

"Pessoas que não estão cumprindo as medidas obrigatórias de isolamento estão sendo punidas", comentou o prefeito Alexis Salgado, em sua página no Facebook.

A medida é prevista em lei, mas há muito não era utilizada. A punição já fazia parte da tradição do povo indígena Zenú, da qual a população de Tuchín é descendente.

A um jornal local, Alexis Salgado justifica que a medida visa "preservar a estrutura institucional e respeitar os usos e costumes do povo Zenú", alegando ainda que sanções econômicas não teriam o mesmo efeito, considerando que boa parte da população é muito humilde. 

"Se impusermos uma sanção econômica, a grande maioria não terá como pagá-la, mas se recorrermos a essas práticas típicas de sua cultura, as estamos fazendo com que cumpram as leis e mantenham vivas suas tradições", completou.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O proprietário do Frits Peixe, empresário Cícero Fernandes da Silva, de 68 anos, faleceu nesta terça-feira (07/04), vítima de infarto., em Picos. Ele sentiu uma forte dor no peito e foi atendido no Hospital 'Doutor Oscar', em decorrência da gravidade ele transferido para a UTI do Hospital Regional Justino Luz, mas não resistiu. As informações são do WebPiauí.

O empresário, que era bastante conhecido na região de Picos, deixa a esposa Geocilda e três filhos Rodrigo, Rogéria e Gislayne.

O corpo foi velado no espaço da Funerária Santa Ana, ao lado do escritório da Agespisa. O sepultamento foi realizado na manhã desta quarta-feira (08/04), no cemitério do Bairro Parque de Exposição, zona leste de Picos (PI).

O presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (MDB), divulgou nota de pesar lamentando a morte.

NOTA DE PESAR DA CÂMARA MUNICIPAL DE PICOS
“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”.  (Salmos 34:18)

 A Câmara Municipal de Picos (PI), através do Excelentíssimo Senhor presidente, vereador Hugo Victor Saunders Martins, vem a publico apresentar votos de pesar pelo falecimento do empresário Cícero Fernandes da Silva, de 68 anos, ocorrido nesta terça-feira (07/04), em Picos (PI).

O Poder Legislativo, tomado de uma profunda tristeza neste momento de dor em que a ausência de uma pessoa querida deixa lacunas impreenchíveis, se solidariza com familiares e amigos deste grande cidadão que procurou conservar amizades e que muito contribuiu para o crescimento de nosso município.

Picos (PI), 07 de abril de 2020.

Vereador Hugo Victor Saunders Martins

Presidente da Câmara Municipal de Picos

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Registrado como a mais jovem vítima fatal da Covid-19 no Brasil, Matheus Aciole, de 23 anos, era morador de Natal (RN), foi ao hospital, examinado e liberado, mas mesmo estando em isolamento em casa teve uma piora no quadro ao final de março, morrendo tempo depois. As informações são do Amazonas 1.

O pai de Matheus foi identificado como Manoel Balbino, um proprietário de uma pequena fábrica de bolos na cidade e usuário assíduo das redes sociais. Entre as publicações, destaques para as postagens em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, desmerecendo a pandemia da Covid-19

Em uma delas, Balbino ironizava: “Foi só Bolsonaro falar em voltar a trabalhar que a petezada tá tudo bravo… (sic)” e em outra fazia comparações entre as gripes H1N1 e a Covid-19 em governos distintos: Lula e Bolsonaro, respectivamente.

Após ser criticado em seu perfil, o empresário excluiu a conta das redes sociais.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Teresina, instaurou procedimento administrativo  com o objetivo de apurar a suposta violação ao direito dos consumidores por parte do Grupo Med Imagem no que diz respeito à abertura da clínica para realização de consultas eletivas.

No último final de semana circularam informações sobre o funcionamento dos atendimentos eletivos, mas o próprio 180 conferiu estava semana que na unidade da Zona Leste a clínica estava fechada.

    Reprodução WhatsApp

Além disso, a promotora Maria das Graças do Monte Teixeira recomendou que o plano de Saúde Medplan Assistência Médica se abstenha de autorizar a realização de consultas eletivas, isto é, que não sejam de caráter essencialmente de emergência ou de urgência, remarcando-as para período posterior em que não perdure o estado de calamidade. A mesma recomendação foi feita para a  Clínica Med Imagem Jóquei.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Uma nova leva de memes tem animado os internautas: o meme do caixão! Caso você ainda não tenha visto, as imagens mostram cenas com finais trágicos, seguidas de homens carregando um caixão e dançando uma música eletrônica. As informações são do Metrópoles.

As imagens tem um significado por trás e são bem comuns em Gana, na África. O movimento foi criado pelo agente funerário Benjamin Aidoo, em 2012.

Em 2017, Aidoo contou, em entrevista à BBC, que a dança em cortejos fúnebres seria uma opção disponível aos clientes. “Quando o cliente vem até nós, perguntamos: ‘Você quer algo solene ou um pouco mais teatral? Ou talvez uma coreografia?'”, disse o agente funerário.

Gana tem tradições diferentes quando o assunto são enterros. Ao invés de chorar, eles costumam fazer enterros festivos para celebrar a boa vida do falecido. Até os caixões podem ser escolhidos em diferentes formatos, como carros ou animais.

“Os carregadores de caixões elevam o ânimo nos funerais em Gana com danças loucas. As famílias pagam cada vez mais dinheiro pelos seus serviços para que possam se despedir dos seus entes queridos desta forma”, disse um trecho da reportagem da BBC.

Quanto aos memes, os vídeos são, diga-se de passagem, um mais engraçado que o outro e tem conquistado a internet. De forma geral, todos unem situações inusitadas onde os personagens estão em risco. Confira:

 

Comentar
Assista ao vídeo! · 08/04/2020 - 07h11 | Última atualização em 08/04/2020 - 08h05

Vídeo: imagem de Jesus em árvore faz populares burlarem quarentena


Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Dezenas de colombianos romperam  a quarentena de coronavírus para se reunir em frente a uma árvore, depois que uma imagem de Jesus foi vista entre os galhos. As cenas, no mínimo, curiosas, aconteceram na cidade de Magangué, no norte do país, apenas quatro dias depois que a Colômbia anunciou um bloqueio para diminuir a propagação do vírus. As informações são do IG.

Os habitantes locais disseram que as pessoas começaram a se reunir em frente à árvore para orar por proteção contra a doença e para Deus livrar o mundo do mal.

"A imagem apareceu na noite de domingo [29 de março]", disse o jornalista local Rodolfo Zambrano ao jornal El Tiempo. "O povo correu com velas e transformou aquele lugar em um ponto de peregrinação , que preocupa muito os habitantes do bairro, porque os fiéis chegaram em massa."

Ele acrescentou que as pessoas não estavam usando nenhum equipamento de proteção , como máscaras e luvas, e não estavam se distanciando socialmente.

A polícia acabou sendo chamada para acabar com a peregrinação. Desde então, ninguém voltou ao local. 

 

Comentar
Que tal aproveitar · 07/04/2020 - 17h55

100 livros em português gratuitos na Google Play


Compartilhar Tweet 1



Não sabe o que fazer enquanto fica em casa por conta da pandemia do novo coronavírus? Que tal aproveitar para colocar a leitura em dia? A Google Play Store reuniu em uma página diversas opções de livros gratuitos para que você possa se distrair e até mesmo adquirir novas habilidades. As informações são de Tec Mundo.

Entre os títulos clássicos estão A Arte da Guerra, de Sun Tzu, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, e Contos de Terror, de Mistério e de Morte, de Edgar Allan Poe. Para quem é fã de quadrinhos e mangás, a lista também conta com histórias dos Vingadores, Venom, Deadpool, Bleach e The Walking Dead.

Você também pode aproveitar o catálogo para ampliar os seus conhecimentos e aprender a cuidar melhor do seu dinheiro. Um dos livros mais famosos desta área é o Me Poupe!, da famosa especialista em finanças Nathalia Arcuri.

Outro nome conhecido presente na lista é o do psiquiatra Augusto Cury. Com mais de 50 livros publicados, o autor é o mais lido da última década. Entre os títulos gratuitos disponíveis na Play Store estão Inteligência Socioemocional, Armadilhas da Mente e O Homem Mais Feliz da História.

Você pode conferir a lista completa e fazer o download do seu livro ou história em quadrinho diretamente na Google Play Store.

Comentar
Militares foram surpreendidos · 07/04/2020 - 17h08

Cavalo foge e pede água em posto da Polícia Rodoviária no Maranhão


Compartilhar Tweet 1



Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de plantão na Unidade Operacional de Santa Inês, localizada no km 264 da BR-316, prestou um auxílio diferente no final da manhã de segunda-feira (06/04), quando um cavalo de um morador do município se soltou e foi até a Unidade Operacional pedir água para beber. As informações são do Enquanto Isso no Maranhão

Acostumados a trocar pneus de veículos, a ajudar a consertar veículos em pane e a prestar todo tipo de auxílio aos usuários das rodovias, os policiais rodoviários ficaram surpresos ao avistarem que as batidas em um dos vidros do posto vinham do focinho de um cavalo. Um dos policiais filmou o equino, foi aonde ele e, percebendo que estava com sede, deu-lhe água.

Algumas pessoas que moram nas proximidades da Unidade Operacional afirmaram conhecer o dono, que foi chamado para ir apanhar o animal. Segundo ele, o cavalo estava preso, mas tem histórico de fugir. Ele comeu capim em uma área verde ao lado do posto e em seguida foi levado para casa pelo dono, que agradeceu aos policiais.

Comentar
Houve aumento de 5.000 testes · 07/04/2020 - 17h01

Fila de exames de covid-19 sem resultado chega a 17 mil somente em SP


Compartilhar Tweet 1



Cerca de 17 mil pacientes com suspeita de covid-19 aguardam resultado de exames em São Paulo, informou nesta terça-feira (07/04) o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann. A reportagem é do R7

Em uma semana, houve aumento de 5.000 testes pendentes. 

A demora para processar os testes se deve, segundo Germann, ao fim dos insumos que vinham sendo utilizados pelos laboratórios públicos até a semana passada.

O governo agora tem recorrido a kits prontos comprados da rede privada, já que a matéria-prima usada para montar os kits na rede pública ainda não chegou.

"Existe uma dificuldade da aquisição de insumos para a realização desses exames. Uma das remessas que estávamos esperando não conseguiu chegar até agora, deve chegar nos próximos dias. Isso interfere no número de exames."

Germann avalia que, uma vez regularizado o processamento dos testes, deve haver "um degrau" do número de pacientes confirmados e também de óbitos, mas devido a esse represamento.

Na semana passada, o governo informou que estava importando dos Estados Unidos 60 mil kits de testes de covid-19 e que os primeiros 20 mil deveriam chegar até o último fim de semana, o que não se confirmou. 

A expectativa do governo é ampliar a capacidade para até 8.000 testes por dia nos laboratórios da rede pública. 

Comentar
Estava internada em hospital · 07/04/2020 - 15h56 | Última atualização em 07/04/2020 - 18h17

Ex-deputada Myriam Portella morre em Teresina; mãe de Iracema Portella


Compartilhar Tweet 1



Faleceu nesta terça-feira (07/04) a ex-deputada federal constituinte Myriam Portella, mãe da deputada federal Iracema Portella.

Ela tinha 87 anos e estava internada com pneumonia em um hospital particular de Teresina.

"Minha mãe, Myriam , nos deixou hoje. Não consigo agora pensar em muito para escrever, mas meu coração é só gratidão e amor por tudo que ela sempre representou pra mim e pra todos os que conviveram com ela nos seus 87 anos. Que Deus a receba, que ela continue brilhando como sempre brilhou", postou a Iracema Portella.

O senador Ciro Nogueira, ex-genro de Myriam, também manifestou seu pesar.

"O Piauí hoje se despede de uma das suas mais importantes pessoas públicas, Myriam Nogueira Portella, cujo trabalho a manterá viva para sempre. Uma grande mulher e uma notável pessoa pública, Myriam Portella foi deputada constituinte e sua participação na elaboração da Constituição de 1988 contribuiu para direitos sociais e avanço em políticas públicas fundamentais. Sua formação humanística e a disposição de agir com amor ao próximo e solidariedade, fizeram dela também uma excepcional criatura humana, com grandes e destacáveis virtudes", postou o senador.

História
Ela nasceu no Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1932 e foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal pelo estado do Piauí em 1986.

Advogada formada pela Universidade Federal do Piauí em 1978 e funcionária do Tribunal Regional Eleitoral, também foi presidente da Federação das Bandeirantes do Brasil, foi primeira-dama do Piauí durante o governo de Lucídio Portela presidindo a Comissão de Assistência Comunitária (CAC), precursora do Serviço Social do Estado (SERSE) e da Secretaria de Ação Social e Cidadania. Disputou sua primeira eleição como candidata à prefeitura de Teresina pelo PDS em 1985, ficando em terceiro lugar.

Em 1986 Myriam Portela viu seu marido ser eleito vice-governador do estado na chapa de Alberto Silva e ela própria foi eleita deputada federal com cerca de setenta por cento de sua votação oriunda de Teresina, o que não impediu uma nova derrota na disputa pela prefeitura da cidade em 1988 quando, inicialmente cotada para ser vice-prefeita na chapa de Heráclito Fortes, terminou novamente na terceira posição.

Pouco antes das eleições presidenciais de 1989 anunciou seu apoio à candidatura do senador Mário Covas e se filiou ao PSDB. Em seu novo partido foi eleita suplente de deputado federal em 1990 e perdeu a eleição para vereadora de Teresina em 1992.

Nomeada secretária da Criança e do Adolescente na terceira administração Wall Ferraz em 1993, permaneceu no cargo por oito anos. Presidiu também o PSDB Mulher no estado do Piauí.

Myriam Portela figura entre as pioneiras femininas na política do estado pois foi a primeira mulher a obter o mandato de deputado federal pelo Piauí em 15 de novembro de 1986 com 27.490 votos, dos quais 18.803 (68,40%) obtidos em Teresina.

Prefeitura decreta luto pelo falecimento de Myriam Portela
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Myriam Portela, na tarde desta terça-feira. Sempre a frente do seu tempo, Myriam foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal pelo Piauí, ainda em 1986, integrando ainda a bancada constituinte. Ainda na vida pública, ela comandou vários cargos importantes, entre eles a Secretaria de Ação Social e Cidadania e o Serviço Social do Estado. Uma grande figura pública que prestou relevantes serviços no Estado. Esposa do ex-governador Lucídio Portela, Myriam também é mãe da deputada federal Iracema Portela. Ela deixa saudades e um legado a favor de Teresina e a todo o Estado do Piauí. Aos familiares e amigos, prestamos todo o nosso apoio e solidariedade nesse momento de luto e dor.

Governo do Estado - Nota de Pesar – Myriam Nogueira Portela Nunes
O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento da ex-deputada federal, Myriam Nogueira Portela Nunes, mãe da deputada federal Iracema Portella, nesta terça-feira (7).

Myriam Nogueira Portela Nunes foi a primeira mulher piauiense a ser eleita como deputada federal, em 1986, e integrou a Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição Federal de 1988.

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense.

Nota de pesar – PSDB Piauí
O Diretório Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da Dona Myriam Nogueira Portela. É uma perda irreparável para a cidade de Teresina e para o Piauí.

Dona Myriam foi uma mulher pioneira na política piauiense e deixa o seu legado. Foi a primeira mulher a ser eleita deputada federal do Piauí, foi primeira-dama do estado, casada com o ex-governador Lucídio Portella, tendo coordenado a área social do governo. Exerceu o cargo de secretária constituinte e municipal. Foi candidata a prefeita de Teresina pelo PDS e depois migrou para o PSDB onde permanecia até hoje. Foi também presidente do PSDB e do PSDB Mulher.

Uma mulher à frente do seu tempo, guerreira, e tucana de primeira linha, uma grande figura pública que prestou relevantes serviços ao Estado do Piauí. O PSDB se solidariza à família e amigos nesse momento de dor e tristeza.

Luciano Nunes – presidente do Diretório Estadual do Piauí.

Comentar
Cooperado da Unimed Teresina · 07/04/2020 - 15h34

Infectologista orienta sobre uso de máscaras caseiras


Compartilhar Tweet 1



O Ministério da Saúde está orientando a população a fazer uso de máscaras de fabricação caseira, caso tenha necessidade de sair de casa. O infectologista Kelson Veras, médico cooperado da Unimed Teresina, explicou o porquê do uso dessas máscaras e quem deve utilizá-las. “A máscara não é para proteger quem está usando. Ela serve para proteger as outras pessoas de contrair o vírus por parte de quem está usando. Mesmo quem não apresenta sintoma de gripe deve utilizá-la quando precisar sair de casa, pois essa pessoa também pode estar infectada e transmitindo o vírus sem saber”, destacou.

Kelson Veras explicou ainda que a pessoa que estiver doente deve ter cuidado redobrado para o uso da máscara. “Para não correr o risco de contaminar pessoas sadias, quem estiver com sintomas de gripe deve utilizar a máscara quando precisar sair à rua ou ter contato com familiares. Lembrando que essas máscaras são de uso individual e devem ser lavadas diariamente. Não pode ser usada sem uma higiene adequada”, pontuou.

Outra questão importante destacada pelo médico foi o tipo de tecido utilizado na fabricação das máscaras. “Qualquer tipo de tecido com gramatura 30 serve para improvisar e confeccionar uma máscara.  Todos os tecidos podem segurar um pouco as gotículas de saliva que saem da boca da pessoa contaminada. Então não precisa ser nenhum tipo de tecido específico para atingir esse objetivo”.

Sobre os grupos de risco, Kelson Veras disse que o vírus tende a causar uma doença mais grave em idosos, portanto eles devem evitar ter contato com outras pessoas. “Como não é possível a gente saber quem está transmitindo ou não, pois embora a pessoa esteja se sentindo bem, ela já pode estar contaminada com o novo Coronavírus, é preciso que os idosos evitem contato com outras pessoas. Não estamos em tempos normais, o mundo mudou e a vida é outra agora”, comentou.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Problemática ainda sem solução · 07/04/2020 - 13h18 | Última atualização em 07/04/2020 - 14h41

Escolas e faculdades particulares do Piauí não se manifestam sobre redução de mensalidades


Compartilhar Tweet 1



Até o momento nenhuma escola ou faculdade particular de Teresina fez um pronunciamento sobre a redução no valor das mensalidades durante o período de isolamento social em que a modalidade presencial das aulas está suspensa.

Em decorrência da situação provocada pela pandemia do novo coronavírus, grupos de pais e alunos têm se organizado para reivindicar a redução das altas mensalidades cobradas por escolas e faculdades particulares do Piauí, através de manifestações nas redes sociais e denuncias no PROCON.

    Reprodução

O deputado estadual Gessivaldo Isaías, em solidariedade aos pais e alunos, está criando um projeto de lei que prevê a redução em 30% dessas mensalidades durante o período de isolamento. 

O projeto prevê a redução de até 30% nas mensalidades cobradas por faculdades e escolas particulares, visando um alívio para os pais e alunos, durante esse período de crise.

 

Comentar
Havia bebido antes de dirigir · 07/04/2020 - 12h49 | Última atualização em 07/04/2020 - 14h25

Irmão de Paulynho Paixão faz várias revelações sobre os último momentos de vida do cantor


Compartilhar Tweet 1



Em entrevista para o radialista Paulo Márcio, da FM O Dia, o irmão do cantor Paulynho Paixão, conhecido como 'Louro', deu detalhes dos últimos momentos do artista, que morreu após sofrer dois acidentes no Piauí.

Louro contou que Paulynho estava em São Miguel da Baixa Grande, sua cidade natal, onde dormiu na casa do irmão. Na quinta-feira, ele tomou um café reforçado e a tarde o viu na rodoviária, com um primo, bebendo cerveja.

Cantor havia bebido cerveja
"Ele tomou umas três cervejas no meu primo 'Pretin' ai eu já fico preocupado, quando vejo ele bebendo porque ele começa a beber e começa a arrumar viagem. Fiquei ansioso, preocupado, para ele não arrumar viagem", disse o irmão.

Louro disse que quando viu o irmão fazendo uma live para o Instagram umas 18h, ficou mais tranquilo, mas que por volta de 21h, um rapaz mandou uma mensagem dizendo que Paulynho havia capotado o Corolla.

Estava brigado com a esposa
O irmão disse que a esposa de Paulynho estava em Teresina e havia pedido um dinheiro para ir embora para a Bahia, mas que a mulher só pediu para ele mandar o dinheiro, não era para ele ir deixar, pois os dois estavam brigados.

Pegou moto
Após o acidente com o Corolla, onde não se machucou, Paulynho voltou para sua casa em São Miguel da Baixa Grande e por volta de 22h foi na casa do irmão, onde pegou uma moto, para ir onde o carro.

Louro disse para Paulynho não se preocupar que ele e outras pessoas iriam pegar o carro com um guincho e o cantor então disse que ia em casa pegar a chave.

O cantor colocou a moto dentro de casa e recebeu a orientação para não sair, mas não foi isso que ele fez, ele saiu de casa na moto, mas talvez não fosse demorar, pois deixou TV ligada, ar-condicionado, bem como a casa aberta.

Acidente fatal
Paulynho pegou a moto e foi na casa de um compadre do cantor Francis Lopes e conversou com ele. Quando saiu de lá, sofreu o segundo acidente, este fatal.

O irmão disse que quando estava na estrada viu uma moto caída, com o farol ligado.

Irmão encontrou cantor ferido
O irmão achou o irmão ferido, com uma fratura exposta na perna. Louro conta que tentava segurar a coxa e o pé para manter na posição, mas que Paulynho ficava querendo levantar, puxando o irmão, mas não conseguia falar.

"Fiquei todo sujo de sangue, meu irmão correu para São Miguel e voltou com a ambulância, chegando no hospital de Água Branca, veio a óbito, pedindo água o tempo inteiro. O capacete rachou, a pancada na barriga foi muito grande, eu pedia calma, mas ele não resistiu", disse o irmão.

Louro suspeita que o cantor tentou desviar de algum animal e bateu na guia lateral, caindo na estrada. 

O irmão conta que a família está muito abalada, em especial a mãe. 

Sobre a polêmica envolvendo o empresário do cantor, Márcio, que teria dito que Paulynho era teimoso, despertando revolta dos fãs, o irmão confirmou o que ele disse e que o empresário o ajudou muito.

"Ele nunca vai morrer", completou o irmão.

Clique aqui e escute a entrevista completa

Radialista Paulo Márcio e o Cantor Paulynho Paixão
Radialista Paulo Márcio e o Cantor Paulynho Paixão 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Saúde confirmou a quarta morte pelo novo coronavírus nesta segunda-feira (06/04). A paciente era uma idosa de 74 anos, que estava há dois dias na UTI de um hospital em São Luís, ela era cardíaca. Com informações do Enquanto Isso no Maranhão. 

Essa é a segunda morte anunciada em apenas um dia pela Secretaria de Estado e Saúde do Maranhão. No período da manhã a secretaria anunciou a morte de um idoso de 70 anos.

Já são 172 casos confirmados no Maranhão. 45 pessoas recuperadas, 1218 suspeitos e 1756 descartados.

  • São Luís: 152 casos e 04 óbitos
  • Imperatriz: 04 casos
  • Açailândia: 01 caso
  • Paço do Lumiar: 04 casos
  • São José de Ribamar: 08 casos
  • Timon: 02 casos
  • Cajapió: 01 caso
Comentar
Trabalhando diariamente · 07/04/2020 - 12h33

Vídeos. Cemitério do DF abre dezenas de covas em meio à pandemia


Compartilhar Tweet 1



Em meio ao crescimento no número de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal, uma cena chama a atenção. Pelos cemitérios da capital, coveiros trabalham diariamente na abertura de jazigos para novos sepultamentos. As informações são do Metrópoles

Em flagrante feito pela repórter fotográfica Rafaela Felicciano, no Cemitério de Taguatinga era possível observar várias covas já abertas para futuros enterros.

Veja as imagens.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A comissão externa que analisa sugestões de ações contra o novo coronavírus realiza debate hoje sobre a situação dos asilos e casas de repouso de idosos, as chamadas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), em meio à pandemia da Covid-19.

Foram convidados:

- a professora da Universidade de São Paulo (USP) Yeda Duarte;
- o coordenador do grupo de trabalho sobre fluxos necessários às ILPIs Rogério Rabelo Ondina Lobo;
- o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Antônio Costa; e
- representantes da política para a pessoa idosa dos ministérios da Saúde e da Cidadania.

A discussão terá início às 9 horas, no plenário 3.

Na mesma data, a comissão promove debate sobre as propostas a serem levadas ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Fonte: Agência Câmara de Notícias
Comentar
Mulher estava desesperada · 07/04/2020 - 09h47

Bombeiros salvam criança engasgada com remédio no interior do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Os bombeiros militares de Picos/PI foram surpreendidos, na manhã dessa segunda-feira (06/04), por uma senhora em pânico com uma criança de um ano nos braços que encontrava-se engasgada depois de ter tomado um remédio. As informações são do Grande Picos.

De acordo com a equipe, a criança estava com as vias aéreas obstruídas pelo remédio e com bastante dificuldade para respirar, no mesmo instante os militares, realizaram os procedimentos iniciais de desobstrução das vias aéreas.

O sargento Sousa Junior, conta que após o primeiro ciclo do protocolo, foram desobstruídas as vias aéreas e a criança restabeleceu a respiração e cor normal da pele. “A senhora foi devidamente orientada pela equipe sobre como proceder a caso ocorra uma eventual reincidência”.

 

Comentar
Trouxe esperança ao país · 07/04/2020 - 09h36 | Última atualização em 07/04/2020 - 10h39

Bebê com Covid-19 sai do respirador e é aplaudido pela equipe médica


Compartilhar Tweet 1



Um vídeo viralizou na Internet neste início de semana ao mostrar o momento em que a equipe de profissionais de saúde do Hospital Regional de Malaga, na Espanha, aplaudiu, emocionada, um bebê de apenas quatro meses deixando o respirador que usava para se manter vivo por causa da Covid-19. As informações são do jornal Daily Mail online. A reportagem é do R7

O bebê estava internado no Hospital Regional de Malaga desde 16 de março, e recebeu aplausos e saudações de toda a equipe hospitalar após finalmente ver-se livre do aparelho para respirar. Agora, ele deixou a UTI e está se recuperando.

O bebê do sexo masculino, cujo nome não foi revelado, havia sido transferido de um hospital em Marbella para Malaga depois de contrair a Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A curva de contágio de um vírus indica o número de novas pessoas infectadas em um determinado período de tempo. Ela varia conforme a fase de transmissão em que cada país se encontra e fazer comparações requer cuidado, pois cada um tem suas particularidades, como densidade demográfica e condições socioeconômicas. A reportagem é do R7.

Para que a curva exista é necessário ter um transmissor do agente causador de doenças e uma pessoa suscetível a elas.

"Em um primeiro momento, quando o vírus é introduzido, ele vai vir de uma pessoa - por exemplo, um viajante - que trouxe o vírus para cá, então, não vamos ter nenhum caso nosso. São casos importados", explica o infectologista João Prats, da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O primeiro caso de coronavírus no Brasil foi de um homem de 61 anos que mora em São Paulo e viajou para a Itália a trabalho. O registro aconteceu no dia 26 de feveireiro.

Na segunda fase há transmissão local do vírus, ou seja, as pessoas se contaminam em seu próprios países. Mesmo assim, ainda é possível identificar quem foi a fonte de contágio. "Nessa etapa a curva começa a subir de uma maneira mais rápida", diz o especialista.

A terceira fase é de transmissão comunitária, quando existem pessoas com o vírus, mas não é possível saber quem o transmitiu para elas. "A gente tem uma doença nova e todo mundo é suscetível. Uma pessoa pode passar a infectar outras 5, 6, 7. Assim a curva fica exponencial", explica Prats.

De acordo com ele, a curva muda conforme a capacidade que um indivíduo tem de infectar outros. Ela vai ficar cada vez mais elevada e depois irá se estabilizar em algum momento.

Existem diversos fatores que podem influenciar no comportamento da curva de contágio. O isolamento social, a identificação de pessoas doentes e a imunidade de quem já pegou o vírus uma vez são aspectos que podem achatá-la.

A estabilidade pode acontecer, por exemplo, quando uma vacina for criada para o novo coronavírus. "Chega o momento em que todo mundo é vacinado. Assim, uma pessoa passa a infectar menos pessoas, até que a doença acabe", esclarece.

O infectologista destaca que é preciso ter cautela ao comparar a curva de contágio de cada país, pois eles têm características únicas.

"O Brasil é um país continental, um estado [da federação] equivale a um país da Europa. Além disso, os modelos que se usam para comparação não levam em conta o impacto social e econômico, as políticas públicas de cada governo", explica.

Comentar
32 casos importados · 07/04/2020 - 07h44 | Última atualização em 07/04/2020 - 07h50

Pela 1ª vez desde janeiro, China não registra mortes por covid-19


Compartilhar Tweet 1



Nas últimas 24 horas não foi registrada nenhuma morte por covid-19 na China, o que ocorre pela primeira vez desde janeiro, o início da pandemia. Nesta terça-feira (7), a Comissão Nacional de Saúde da China informou que foram registrados 32 novos casos positivos, todos importados.

Há ainda o registro de 30 novos casos assintomáticos. Os assintomáticos começaram a ser incluídos nas contagens de infecções confirmadas a partir de 4 de abril.

O médico de doenças infeciosas Xangai Zhang Wenhong afirmou ao diário britânico The Guardian que os casos assintomáticos são estimados em 18% a 31% dos casos confirmados.Desde o início da pandemia, a China registrou 81.740 casos diagnosticados. Morreram 3,331 pessoas e 77.167 receberam alta.

O número total de infectados baixou para 1.242, ontem eram 1.299.

Os casos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, estão em queda desde março.

O país reforçou as restrições à chegada de estrangeiros por via aérea. Na última semana, o governo anunciou o aumento do controle nas fronteiras terrestes, onde o número de casos detectados ultrapassa os registrados nos aeroportos. Estão também proibidas a entrada e a saída de cidadãos estrangeiros.

Em Wuhan, a cidade onde começou a pandemia, as autoridades começaram, no mês passado, a diminuir as restrições aos habitantes, depois de meses de bloqueio para tentar conter a propagação do vírus.

À medida que as taxas de infecção caiam, mais de 7 mil habitações de Wuhan foram consideradas “livres da pandemia”, o que permitiu aos moradores que deixassem suas casas durante duas horas.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Reprodução

Anton Franchikov, de 31 anos, matou cinco pessoas em um condomínio de Yelatma, na Rússia. De quarentena, o russo abriu fogo sobre os vizinhos nesse último sábado (04/04). As informações são do Metrópoles.

Segundo ele, as vítimas estavam fazendo muito barulho. Anton teria feito uma advertência, mas não foi atendido. Logo depois, pegou um rifle e atirou.

Três pessoas morreram no local e outras duas tentaram fugir. Segundo a imprensa local, o agressor, no entanto, as perseguiu para matá-las. As vítimas foram identificadas como o casal Yevgeny e Kristina Tabunov, de 24 e 22 anos, Ilya Kondrakov, de 26, Viktor Kapitanov, de 24, e Maksim Ukhov, de 31.

O russo é marido de uma médica e estava de licença parental, enquanto a mulher trabalha em um hospital da região. Interrogada, Svetlana, de 27 anos, afirmou não ter presenciado a cena, pois estava no banho.

Anton tentou fugir, mas acabou preso.

Comentar
Apresentou sintomas há 7 dias · 06/04/2020 - 19h40

Bebê de 3 meses é a vítima mais jovem a morrer por coronavírus no Brasil


Compartilhar Tweet 1



Um bebê, de apenas 3 meses, morreu vítima do coronavírus na última sexta-feira (03/04) na cidade de Iguatu, no Ceará. A criança começou a apresentar os sintomas no dia 30 de março, com bastante dificuldade para respirar. A reportagem é do Ric Mais. 

Após o óbito, os profissionais de saúde fizeram o exame da covid-19 e o resultado desta segunda-feira (6) deu positivo, tornando a menina a vítima mais jovem da doença no Brasil.

Bebê morre por coronavírus

A criança morava com os pais na cidade de Iguatu, localizada na região centro-sul do Ceará, a 380 quilômetros de Fortaleza. Como a menina havia sido diagnosticada com a Síndrome de Batter, que causa alterações nos rins, no dia 11 de março a pequena foi levada até a capital para exames. 

Depois de retornar ao interior, a criança que estava com bronquiolite e pneumonia começou a ter dificuldades respiratórias no dia 30 de março. Os pais levaram o bebê até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e logo a pequena foi encaminhada ao hospital, onde faleceu na última sexta-feira (3).

Após coletar secreções da criança, os profissionais de saúde fizeram o exame da covid-19 e o resultado deu positivo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e deve entrar nos dados do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (6).

Estado em alerta

O Ceará ultrapassou os mil casos confirmados do coronavírus nesta segunda-feira (6), de acordo com a Sesa. Ao todo são 1.013 infectados e 29 mortes registradas. O governo acredita que o estado será o primeiro do país a alcançar o pico da doença. Hospitais de campanha estão sendo montados para atender os pacientes.

Comentar