Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (03/11) a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Piauí (INCRA/PI) realiza a assinatura de contratos de crédito fomento e fomento mulher para as famílias assentadas no projeto Santana Nova Esperança.

O evento será realizado às 14h, na sede da Associação, localizado no próprio assentamento. “Realizamos ações como essa no interior do estado e, na capital, essa será a primeira ação de grande porte realizada pela nossa gestão. Mais 100 famílias serão contempladas com créditos produtivos”, comenta o superintendente do INCRA-PI, Tiago Vasconcelos. 

O programa Fomento Rural atua através de duas ações, que podem ser o acompanhamento social produtivo e a transferência direta de recursos financeiros; Já o crédito Fomento Mulher impulsiona a independência financeira da trabalhadora rural.

“A política do Governo Federal e da nossa gestão é continuar contribuindo com a geração de renda e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Visamos isso através do agronegócio, que está sendo o carro chefe do desenvolvimento do país e esperamos que esse desenvolvimento aconteça, também, em nosso estado e nossa capital”, conclui Tiago.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Casos registrados em Teresina · 03/12/2020 - 09h06

Ações de educação promovidas pela Strans reduziram acidentes fatais


Compartilhar Tweet 1



As ações de educação no trânsito realizadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), nos últimos dois anos, colaboraram para a redução no número de acidentes fatais em Teresina. Dados do Programa Vida no Trânsito já apontavam nos dois últimos trimestres de 2019 reduções de 18,5% no número de vítimas fatais em acidentes com motociclistas, 100% com ciclistas e 50% com condutores de automóveis. Nesse período, cerca de 27 mil pessoas participaram de projetos de educação no trânsito promovidos pela Strans.

“Além de despertarmos a consciência de crianças e jovens, levamos também educação no trânsito para adultos que trabalham em empresas por meio de palestras do Projeto Stransformando. É importante destacar que grande parte desses trabalhadores têm como meio de locomoção a motocicleta e a bicicleta, e mesmo que os acidentes ainda aconteçam, ter uma redução na gravidade aponta que os condutores estão mais atentos e protegidos”, destaca a gerente de Educação no Trânsito, Samyra Motta.

De janeiro de 2019 a março de 2020, foram atendidas 7.973 crianças pelo projeto Escolinha de Trânsito e 9.137 adultos no Projeto Stransformando. Já em ações do Maio Amarelo, Semana Nacional do Trânsito, e Blitzen Educativa, 9.172 condutores da capital foram abordados.

Além disso, no ano de 2019 o Prêmio Cidade de Teresina de Educação no Trânsito obteve 710 inscritos, estimulando crianças, jovens, educadores, profissionais de comunicação, escolas, empresas e ONGs a refletirem sobre comportamentos dos usuários no trânsito. Em 2020, a premiação não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.


Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentar
Aprendizagem da língua · 02/12/2020 - 18h19

Interesse por esportes auxilia no estudo de espanhol


Compartilhar Tweet 1



A prática de esportes, ou deportes (como é chamado em espanhol), é muito comum e traz diversos benefícios à saúde, gerando maior bem-estar às pessoas. Quando utilizada de maneira adequada, o interesse por eles pode auxiliar na aprendizagem da língua espanhola, já que para ampliar o vocabulário é preciso falar sobre qualquer assunto. Isso torna o estudo ainda mais prazeroso ao se comunicar. 

Especialistas no ensino de outros idiomas sempre reforçam que é preciso aproveitar as atividades do cotidiano, como as músicas, filmes, leituras e também os esportes. Fazer isso propicia um aumento na capacidade de compreensão dos vocabulários. Portanto, conhecer as regras, tipos de jogos e ler sobre seu esporte favorito em espanhol é uma excelente maneira de aprender mais.

Glauco Costa, professor de espanhol da Wizard Teresina, explica que os países hispanohablantes tem o esporte muito forte na sua cultura. “Em especial o futebol e o tênis. Tive um aluno (criança) e no primeiro dia de aula sempre pergunto qual o objetivo/interesse pelo idioma. Esse respondeu que iria ser jogador de futebol do Barcelona e precisava falar espanhol para entender o treinador”, compartilha o professor.

É de comum acordo que o lúdico sempre será bem-vindo nos processos educativos. “Adoro jogos, games, perguntas e respostas, o clássico aprender brincando ajuda sempre crianças, jovens e adultos. Procurar ver os jogos com narração em espanhol, buscar rádios especializadas no tema e ouvir podcast esportivo em espanhol ajuda bastante”, sugere o educador Glauco.

Aliar interatividade ao aprendizado de outras línguas gera ótimos resultados. Para que se chegue a níveis mais altos de entendimento é preciso dedicação e auxílio de professores capacitados, que tornam todo o processo sempre dinâmico e educativo.


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Com direito a batismo · 02/12/2020 - 17h57 | Última atualização em 02/12/2020 - 19h55

Aeroporto de Teresina recebe primeiro voo do A321 da Azul, de Campinas/SP


Compartilhar Tweet 1



    Divulgação / Infraero Aeroportos

O Aeroporto de Teresina - Senador Petrônio Portella recebeu nessa terça-feira (1º/12), com direito a batismo, a primeira operação do A321, da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, proveniente de Campinas/SP.

Segundo a Infraero, essa também foi a primeira vez que uma aeronave com capacidade de 220 passageiros pousa no aeroporto piauiense.

A Azul recebeu o primeiro Airbus A321 do Brasil no final de 2019, e desde janeiro ele tem sido usado nas rotas de Campinas para alguns destinos no Nordeste. 

 

Comentar
Estrutura comprometida · 02/12/2020 - 17h42

Chuva e ventania quase derrubam ginásio em cidade do Piauí


Compartilhar Tweet 1



O ginásio de Esportes Dídimo de Castro, localizado na Avenida Ministro Petrônio Portela em Esperantina quase desaba após uma chuva seguida de forte vendaval ocorrida na tarde desta quarta-feira (02/12). As informações são do Diário do Longá.

Colunas de sustentação da edificação e parte do teto foram danificado em decorrência da força do vento.

Uma equipe da secretaria municipal de obras esteve no local a pedido da supervisão de ensino da rede estadual para realizar o trabalho de isolamento da área.

Há relatos ainda da queda de árvores e muros em várias partes da cidade.

 

Comentar
Esforços repetitivos · 02/12/2020 - 10h57

Você conhece a Síndrome do Túnel do Carpo?


Compartilhar Tweet 1



Se a pessoa faz esforços repetitivos com as mãos como escrever, digitar entre outros, pode desenvolver a Síndrome do Túnel do Carpo. Essa Síndrome é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço.

O médico ortopedista da Clínica Intermed, Aires Ferreira, disse que “através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo”.

Aires explicou ainda que a causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. “Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatoide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome”.

Com relação ao sintoma Aires disse que a parestesia é a principal. “É uma sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano. A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara”.

O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. “Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia”, explicou Aires. 


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), entidade representativa dos Juízes e Desembargadores do Estado do Piauí, vem a público, por meio da sua Comissão de Prerrogativas, apresentar manifestação sobre as recentes declarações da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), em relação aos dados da premiação CNJ de Qualidade, anunciados na última sexta-feira (27):

Causa estranheza a esta Associação que a OAB-PI, de forma conscientemente ou não, lance uma nota pública que acaba por negligenciar informação extremamente relevante e cuja ausência pode levar qualquer leitor a um entendimento errôneo sobre o Poder Judiciário piauiense.

Juiz Leonardo Brasileiro, presidente da Amapi, e Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB-PI
Juiz Leonardo Brasileiro, presidente da Amapi, e Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB-PI 

Isso porque a referida nota atrela o resultado da premiação CNJ de Qualidade apenas ao quesito produtividade. Sabe-se que o desempenho dos órgãos da Justiça foi avaliado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) seguindo os critérios sistematizados em quatro eixos temáticos – Governança; Produtividade; Transparência; e Dados e Tecnologia. Portanto, é errônea e digna do mais veemente repúdio a intenção de se imputar aos Magistrados do Piauí uma responsabilidade que é conjunta.

Ora, o próprio Justiça em Números do CNJ, que é o principal documento de publicidade e transparência do Poder Judiciário, aponta o incremento/aumento da produtividade dos Magistrados piauienses. Em 2020, a média de processos baixados por magistrado em atuação subiu de 917 para 971. O CNJ também aponta o avanço no índice de produtividade dos servidores da área judiciária, que saiu da média de 93 processos baixados por servidor em 2019 para 97 processos baixados em 2020.

Durante a pandemia, os Magistrados do Piauí seguem em prontidão. O Painel de Produtividade Semanal do Poder Judiciário em regime de teletrabalhado por conta da covid-19 mostra que, de 17 de março a 9 de outubro, foram computadas 107.138 sentenças e acórdãos no TJPI. Nesse mesmo período, os Magistrados piauienses proferiram 113.633 decisões, com 273.187 despachos e 4.388.636 movimentações processuais.

Mas os números do CNJ também mostram a realidade da excessiva carga de trabalho dos Magistrados e o evidente crescimento pela busca dos serviços judiciários, sem o correspondente aumento do número necessário de juízes, de servidores, de recursos e estrutura judiciária que possam atender a essa demanda crescente.

No Piauí, conforme aponta o Justiça em Números de 2020, cada Magistrado de primeiro grau ficou responsável por 1.065 casos novos (fora os que já estão em andamento). Para se ter uma ideia, a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta como ideal para o juiz julgar por ano a média de 400 processos. O juiz do Piauí, portanto, tem sob sua responsabilidade quase três vezes mais que o indicado pela ONU.

Por óbvio, a Amapi entende que muito ainda há para avançar no Judiciário piauiense. Apesar do reconhecido esforço do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, ainda é preciso avançar, por exemplo, nos quesitos estrutura de trabalho e tecnologia, que são fatores preponderantes para o incremento da produtividade e da prestação jurisdicional mais célere.

Por fim, a Amapi manifesta apoio irrestrito e confiança no trabalho desenvolvido com responsabilidade pela Justiça Estadual do Piauí e de todos os seus integrantes, exortando a OAB-PI para retomar o caminho do respeito institucional e do diálogo democrático, que sempre permeou as relações entre as entidades da Magistratura e da Advocacia.

Juiz Leonardo Brasileiro
Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses – AMAPI

Comentar
Fenômeno natural · 02/12/2020 - 09h31 | Última atualização em 02/12/2020 - 09h34

Vídeo: cidade no Norte do Piauí registra chuva de granizo e surpreende moradores


Compartilhar Tweet 1



Moradores de Luzilândia, Norte do Piauí, foram surpreendidos com chuva de granizo por volta de 16h dessa terça-feira (1º/12). O fenômeno natural foi registrado por vários internautas e compartilhados na internet. As informações são do Revista AZ.

Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram moradores se divertindo com as pedras de gelo.

Em pouco mais de uma hora de chuva, Luzilândia acumulou 31,6 milímetros. Já nas últimas 24 horas foram registrados 64 milímetros de precipitação.

Veja o vídeo:

As chuvas de granizo ocorrem sempre quando há aumento extremo de temperaturas seguido de tempestades. O processo de formação de nuvem nestes casos é muito rápido porque tem muita energia disponível na atmosfera, devido às temperaturas elevadas e também a uma grande disponibilidade de umidade.

 

Comentar
Ação civil pública · 01/12/2020 - 16h06 | Última atualização em 01/12/2020 - 16h12

MP-PI determina interdição do Teatro 4 de Setembro por várias irregularidades


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, por meio da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, obteve decisão favorável após ação civil pública para interdição do Teatro 4 de Setembro. A ACP foi assinada pela promotora Gianny Vieira de Carvalho e a decisão foi expedida pelo juiz Aderson Antônio Brito Nogueira.

Em 2010, o Ministério Público instaurou inquérito civil para apuração das irregularidades nas instalações do teatro. Na ocasião, o Corpo de Bombeiros informou que o local não possuía atestado de regularidade, portanto ficou recomendada a sua interdição. Em 2019, foi realizada vistoria, que novamente atestou diversos problemas relacionados à segurança do estabelecimento cultural.

O Estado do Piauí se manifestou sobre o pedido de liminar e argumentou que as atividades no Teatro 4 de Setembro estão suspensas em razão da pandemia, logo não há risco à segurança das pessoas. Além disso, argumentou que não cabe ao Poder Judiciário interferir em assuntos privativos da administração pública. “É dever constitucional do Poder Judiciário controlar a legalidade dos atos e omissões gerados pela Administração Pública”, esclareceu o juiz Aderson Antônio.

Diante de tais fatos, o Teatro 4 de Setembro deve permanecer interditado até que se providencie melhorias em suas instalações, uma vez que o local encontra-se sem autorização, alvará, perícia ou laudo do corpo de bombeiros e demais órgãos de segurança pública. O juiz determinou a imediata interdição do local até que seja emitido atestado de regularidade e medidas de combate a incêndio e pânico.

Comentar
Entrada de novos sócios · 01/12/2020 - 16h04

Unimed Teresina abre edital para entrada de novos cooperados


Compartilhar Tweet 1



O Sistema Unimed Teresina abriu edital para entrada de novos sócios na cooperativa de trabalho médico. O processo de seleção pública, cujas inscrições vão de 04 de janeiro a 15 de janeiro de 2021, disponibiliza 18 vagas para Pronto Atendimento e UTI, adulto e pediátrico. O número de vagas de cada área pode ser consultado no edital, bem como as demais informações da seleção, disponíveis no site da cooperativa.

 


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Divulgação / Equatorial Piauí

Acompanhando o sucesso dos mutirões em 2019, a Equatorial Piauí continuará realizando as ações de atendimento neste ano de 2020 em diversas cidades. Os municípios de Parnaíba, Canto do Buriti e Jatobá do Piauí receberão de 01 a 04 de dezembro, o Mutirão de Atendimento ‘’Muito melhor pra você” da Equatorial.

Troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED (até 05 por unidade consumidora) com apresentação da fatura em dia, cadastro para sorteio de novas geladeiras, orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social (que pode render até 65% de desconto na fatura de energia) e o cadastro na promoção Energia em dia, estarão entre os serviços oferecidos para os clientes dos municípios. Importante reforçar que todas estas ações serão realizadas obedecendo as orientações e protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Cadastro para sorteio de geladeiras

Junto à essa variedade na oferta de serviços no mutirão de atendimento, a Equatorial também continuará realizando o cadastro para sorteio e troca de geladeiras, através do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. Vale também informar que o número de cadastros para o sorteio das geladeiras é limitado

O cadastro de geladeiras para os 3 municípios será realizado nos mutirões em datas específicas (confira ao final) , e vale ressaltar que só poderão fazer o cadastro do sorteio das geladeiras quem for cliente residencial e que obedeça aos seguintes critérios:

  • Estar em dia com as suas faturas de energia;
  • Ter uma geladeira velha em funcionamento/condições de uso;
  • Ser o titular da conta de energia ou em nome de pai e mãe;
  • Documentos pessoas (CPF, Identidade e a última conta de energia);
  • A logística de troca será explicada para o cliente no ato do cadastro;
  • A empresa não cobra nenhuma taxa e a troca e totalmente grátis.

Os sorteios serão divulgados no dia 04 de dezembro em rádios locais dos municípios a serem comunicadas no ato do cadastro, no site da distribuidora http://www.equatorialenergia.com.br e nas redes sociais da Equatorial Piauí. Em Jatobá, serão sorteadas 60 geladeiras, em Parnaíba serão 120 e Canto do Buriti serão 100, totalizando 280 geladeiras. As mesmas serão entregues em dezembro/2020, onde a distribuidora comunicará os clientes de como proceder. Após os sorteios realizados nas rádios, os nomes estarão disponíveis no site da distribuidora http://www.equatorialenergia.com.br.

O gerente de relacionamento da Equatorial Piauí Joaquim Milhomem, reforça a importância de ações como essa no Estado. “Com o sucesso dos mutirões em 2019 e com a grande aceitação dos nossos clientes, esse ano não poderia ser diferente. Continuamos com o objetivo da Equatorial em trabalhar todo dia por mais qualidade no atendimento e ser muito melhor para todos os piauienses, oferecendo energia de qualidade e a expansão de nossos serviços” destaca o gerente.

Locais e horários dos mutirões de atendimento – Equatorial Piauí

Parnaíba (01 a 04 de Dezembro)
Local: Praça da Graça em Parnaíba
Horário de atendimento: 08 às 17h - dia 04 até meio dia
Cadastro para sorteio de geladeiras: 01 de dezembro à 04 de dezembro ao meio dia.
Sorteio: 04 novembro / Rádio Cidade FM 87.9  - Horário: 16h

Canto do Buriti (01 a 04 de Dezembro)
Local: Praça Santana – Praça da igreja matriz
Horário de atendimento: 08 às 17h - dia 04 até meio dia
Cadastro para sorteio de geladeiras: 01 de dezembro à 04 de dezembro ao meio dia.
Sorteio: 04 novembro / Rádio Buriti FM – 105,5 FM – Horário: 17h

Jatobá do Piauí (01 a 04 de Dezembro)
Local: Praça Nossa Senhora das Graças, na Avenida Francisco Pereira – Centro
Horário de atendimento: 08 às 17h - dia 04 de dezembro até meio dia
Cadastro para sorteio de geladeiras: 01 de dezembro à 04 de dezembro ao meio dia.
Sorteio: 04 novembro / Rádio Meio Norte (95,9 FM) – Horário: 17h


Fonte: Equatorial Piauí
Comentar
2ª edição do Prêmio Inovar · 01/12/2020 - 14h14

Sistema Unimed premia ideias inovadoras dos seus colaboradores


Compartilhar Tweet 1



Na noite desta segunda-feira (30), Unimed Teresina realizou a segunda edição do Prêmio Inovar. Foram 65 colaboradores inscritos de todas as unidades do Sistema Unimed Teresina que deram sugestões de melhorias nos processos internos das unidades. A cerimônia de premiação contou com a presença dos representantes da diretoria da cooperativa.

Para o presidente da Unimed Teresina, Dr. Emmanuel Fontes, “o Prêmio é um alinhamento dos colaboradores com o propósito da empresa”. Já para o vice-presidente, Dr. Newton Nunes, “inovação é fundamental para manter as empresas competitivas”.

O Prêmio Inovar foi criado em 2019 com o objetivo de incentivar os colaboradores do Sistema Unimed a buscarem soluções criativas e inovadoras para os desafios enfrentados no dia a dia. A primeira edição contou com 43 ideias inscritas, destas 3 foram premiadas e já estão sendo implantadas.

Conheça os vencedores:

1º LUGAR - ELIANA FONSECA ROSAL CAVALCANTE

SETOR: NAIS

UNIDADE: OPERADORA

2º LUGAR - INGRIDY JULLY ANA SILVA DAMASCENO

SETOR: PRODUÇÃO MÉDICA

UNIDADE: OPERADORA

3º LUGAR - MARCOS VINICIUS PEREIRA DA SILVA

SETOR: NAIS

UNIDADE: OPERADORA

Recursos Próprios

1º LUGAR - LUCIMARY DA CUNHA GERONIMO

SETOR: FINANCEIRO

2º LUGAR - LIZANDRA BARROS DE CARVALHO

SETOR: SESMT

3º LUGAR – ANACELIS MONTEIRO BEZERRA

INTERMED


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar
Atuam em Teresina · 01/12/2020 - 10h14 | Última atualização em 01/12/2020 - 10h54

MP-PI ajuíza ações para que três fundações apresentem prestações de contas


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Estado Piauí, por meio da 25ª Promotoria de Justiça de Teresina, ajuizou, no último dia 27, ações civis públicas para que as fundações privadas teresinenses Madre Juliana, Cultural Beneficente Filadelphia e João Alves de Deus apresentem prestações de contas.

As fundações citadas nas ações estão em situação de irregularidade devido à ausência de prestações de contas. O promotor de Justiça José Reinaldo Leão Coelho, titular da 25ª Promotoria de Justiça de Teresina, esclarece nos documentos que, de acordo com o artigo 66 do Código Civil Brasileiro, o Ministério Público tem a atribuição de velamento das fundações privadas onde se encontrem situadas e que compete ao Promotor de Justiça encarregado da matéria fundacional em cada Comarca autorizar a instituição de Fundações, desde que preenchidos os requisitos legais, fiscalizar seu regular funcionamento e apreciar a prestação anual de contas, de forma a assegurar a preservação de seu patrimônio e consecução de seus fins, entre outras atribuições.

A prestação anual de contas a que estão sujeitas as fundações privadas é o principal meio de verificação da correta administração do patrimônio fundacional e cumprimento das finalidades estatutárias por seus dirigentes. Mesmo com o envio de notificações recomendatórias, as fundações listadas nos documentos não apresentaram as prestações de contas solicitadas.

Nos pedidos, o promotor requer decisão judicial para que a Fundação Madre Juliana apresente ao MPPI, no prazo de 5 dias, a prestação de contas relativa ao exercício 2014 a 2018; as Fundações Cultural Beneficente Filadelphia e João Alves de Deus devem apresentar, no mesmo prazo, as prestações de contas relativas ao exercício 2009 a 2018. O MPPI requereu ainda, a fixação de de multa diária será no valor de R$ 100,00, a ser aplicada em caso de descumprimento das determinações.


Fonte: MP-PI
Comentar
Caso gerou muita revolta · 01/12/2020 - 08h31 | Última atualização em 01/12/2020 - 09h01

Família de empresária estuprada no São Marcos faz protesto; acusado alega insanidade


Compartilhar Tweet 1



A família de uma empresária estuprada por um enfermeiro dentro do Hospital São Marcos, no Centro de Teresina, realizou um protesto no Hospital Areolino de Abreu, onde está internado o acusado do crime, que teria recebido um atestado de insanidade mental.

O 180 conversou com o irmão da vítima e ele disse que a família está muito revoltada com o caso. "O crime já tem 31 dias, com toda as provas e a justiça ainda não expediu o mandado de prisão. É revoltante isso. Suspeitamos que esse atestado que a médica deu para ele é comprado, foi conseguido em 15 dias", afirmou.

O enfermeiro acusado de dopar a mulher para violentá-la sexualmente é cunhado da vítima. O crime teria acontecido quando a mulher acompanhava o sogro que estava internado no hospital.

Sobre o caso
Um enfermeiro do Hospital São Marcos, localizado no Centro de Teresina, foi denunciado por estupro contra uma empresária que acompanhava um paciente.

Um familiar informou ao 180 que o crime teria sido cometido no 31 de outubro, mas somente agora o inquérito foi concluído, após o resultado de alguns exames.

A vítima, de 44 anos, estava acompanhando o sogro, um idoso, que estava internado em um dos apartamentos dos hospitais.

O enfermeiro teria se aproveitado da relação familiar com a vítima, já que é cunhado dela, e teria oferecido um medicamento para a mulher relaxar.

Segundo a denúncia, a mulher ficou desacordada e ao voltar a si, sentiu dores nas partes íntimas e suspeitou que havia sido violentada.

Ao contar para o marido a situação, ela realizou exames, que comprovaram o ato. O caso já foi denunciado para a Polícia Civil, que investiga o caso.

O enfermeiro é casado com a irmã mais nova da vítima.

Exames constatam presença de sêmen
O enfermeiro suspeito de estuprar uma empresária que acompanhava o sogro que estava internado no Hospital São Marcos foi afastado das suas funções após a repercussão do caso. Novas informações dão conta que foi comprovado que o sêmen encontrado na mulher seria dele.

"Nós temos que juntar todas as provas, todos os procedimentos policiais, para ali colocar e mandar para a justiça. Não resta nenhuma dúvida de que é estupro, com o que se tem e mandar para a justiça. Está faltando alguns procedimentos, mas é um papel nosso, de investigar", disse a delegada Vilma Alves, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, à TV Clube. 

Comentar
Dados divulgados pelo CNJ · 30/11/2020 - 18h32 | Última atualização em 01/12/2020 - 08h15

'Não podemos aceitar', diz OAB-PI sobre baixos índices de produtividade do TJ-PI


Compartilhar Tweet 1



“Não podemos aceitar essa realidade, fato que, infelizmente, remonta há muitos anos. Estamos à frente da OAB Piauí há 1 ano e 11 meses e, neste tempo, enquanto dirigentes da Seccional, temos sempre atuado na melhoria da prestação jurisdicional do Piauí, reclamando sobre a atual situação da prestação de serviços, fazendo audiências públicas, reuniões, conhecendo as Comarcas em todo o Estado, representando juízes e servidores desidiosos e pugnando pela Justiça”. É o que explica Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB Piauí, sobre o resultado divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em relação aos baixos índices de produtividade do Tribunal de Justiça do Piauí.

Confira aqui a classificação completa na categoria de Justiça Estadual

Segundo a OAB-PI, durante todo o ano de 2020, mesmo diante da pandemia, a Seccional Piauí continuou ativa em relação ao TJ-PI. Ao todo, 33 ofícios foram enviados nesse período cobrando maior produtividade do Tribunal, solicitando juízes, apresentando a situação das comarcas e se posicionando contra a dificuldade de acesso dos Advogados(as) nos atendimentos do Tribunal. Além disso, foi realizada Audiência Pública na cidade de Picos, na última segunda-feira (23), e será realizada mais duas no dia 03/12, nas cidades de Floriano e Oeiras. (Acesse matéria sobre a Audiência em Picos)

“Como defensores da Democracia, cobramos e exigimos ao longo desses quase 2 anos, que o cidadão tivesse uma prestação jurisdicional digna, célere e justa, proporcional às elevadas custas que são cobradas pelo nosso judiciário. Ajuizamos ADI contra a lei que elevou as custas, nos manifestamos formalmente contra a agregação das comarcas, fizemos inúmeras cobranças administrativas e até representações no CNJ, já sentindo aquilo que hoje o próprio CNJ constata em números. Seguiremos cobrando com firmeza e apresentando sugestões para a melhoria do sistema de justiça estadual, usando com responsabilidade e, sem alardes, dos mecanismos constitucionais que dispomos”, pontua o Diretor-Tesoureiro e Presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB Piauí, Einstein Sepúlveda.

Além disso, Einstein Sepúlveda destaca que está sendo desenvolvido um aplicativo para a análise de produtividade dos magistrados e dos servidores do Judiciário do Estado do Piauí. O aplicativo está nos últimos ajustes e será lançado no início de 2021. “Estamos em fase final do nosso aplicativo que será um vetor de maior transparência dos números de produtividade dos magistrados e servidores. Defendemos que a produtividade seja aberta e transparente”, conta.

A Vice-Presidente da OAB Piauí, Alynne Patrício, explica ainda que o diálogo sempre foi prioridade da OAB Piauí, sempre na busca por soluções. “A Seccional Piauí vem sempre dialogando com o Tribunal, tentando encontrar soluções, buscando alternativas, fazendo reuniões, videoconferências, debates, Audiências públicas, oficiando e reclamando quanto à ausência de juízes e servidores, além da questão do orçamento, são vários pontos que estamos sempre lutando. Não temos como negar que o cenário de pandemia aumentou as dificuldades e, por isso, fomos ainda mais incisivos quanto à urgência nas soluções”, diz.

O Secretário-Geral da OAB Piauí, Leonardo Airton, destaca a atuação da Seccional Piauí em relação às altas custas do Tribunal. “Destacamos também em relação às altas custas, que estamos acompanhando uma ação de inconstitucionalidade, em curso no STF, e que encontra com parecer favorável no MPF. Omissos nunca seremos e estaremos com todas as frentes disponíveis na luta por uma justiça mais efetiva”, destaca.

A Secretária-Geral Adjunta da OAB Piauí, Nara Letícia, destaca ainda o trabalho com o Disk Justiça OAB que fez mais de 400 ligações para todas as Comarcas do Estado a fim de entender quais serviços estão funcionando durante a pandemia e verificando os canais de acesso disponibilizados aos Advogados(as).

“Uma forma que encontramos de agir de forma efetiva foi lançando o Disk Justiça, ainda em Junho deste ano. Fizemos um trabalho ponto a ponto de todo Estado para entender cada realidade. Além disso, o Disk é um canal aberto para que os Advogados(as) possam enviar as reclamações sobre os atendimentos das varas do Piauí. Então, não aceitamos parar e nem diminuir o nosso trabalho. Estaremos fazendo a nossa parte por uma Justiça efetiva e célere”, finaliza.


Fonte: OAB-PI
Comentar
Filho de piauienses · 30/11/2020 - 16h40 | Última atualização em 30/11/2020 - 16h57

Campanha é realizada para tratamento de menino de 11 anos com câncer


Compartilhar Tweet 1



Uma campanha é realizada nas redes socais para ajudar no tratamento Kayky Dheyson Lima Sousa, de 11 anos, que enfrenta uma luta contra o câncer. O garoto tem Linfoma não Hodgkin tipo Burkitt estágio 4 na região do pescoço e nos rins e faz tratamento deste maio no Hospital Graacc.

A família mora em Guarulhos (SP), mas a mãe dele, Kelly Adriana, e o pai, são naturais do Piauí.

"Temos muitos gastos. Ele faz quimioterapia, mas não está respondendo bem, sempre que some com os ciclos de quimioterapia, a massa volta a crescer, essa agora é a terceira vez que volta, é muito difícil", disse a mãe ao 180.

"O tratamento é longo, está tendo recidiva do tumor. Em oito meses de tratamento essa é a quarta recidiva. Tá difícil, dói muito vê-lo assim", afirmou.

Quem desejar fazer doações para ajudar no tratamento de Kayky, as contas são:

Kelly Adriana Lima S. Melo (mãe)
Caixa Econômica Federal
Agência: 3295
Operação: 013
Conta: 17864-6

Antônio de Sousa Melo Neto (pai)
Bradesco
Agência: 2514-3
Conta: 209620-0

Contatos: (011) 94503-9383 (mãe) e (011) 96612-7738 (pai).

Um Vakinha também é realizada na internet, CLIQUE AQUI e veja como ajudar.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, através da promotoria de justiça de Parnaíba, instaurou procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades na contratação de servidores pela prefeitura da cidade.

Em análise aos contratos publicados no Diário Oficial do Município de Parnaíba, na data de 31 de março de 2020, foi observado que parte dos servidores contratados em caráter de urgência, objeto do processo de dispensa de licitação apresentavam vínculo junto ao ente municipal, ora noticiado, no exercício de 2019, também através de contratação temporária, inclusive sendo observada a existência duplicidade de matrículas para o mesmo servidor.

Foram expedidos os ofícios endereçados ao Secretário de Gestão do Município de Parnaíba, Emerson Raminho de Moura Barbosa, com solicitação de informações acerca dos fatos relatados, especialmente quanto ao registro funcional dos servidores contratados em regime de dispensa de licitação referentes aos exercícios de 2019 e 2020, cujos extratos dos contratos restaram publicados especificando, os cargos que exerceram, os contratos que deram origem ao vínculo com o município, termos de posse e termos de exoneração de contratos já encerrados, se manteve inerte, conforme certidão.

O promotor Cristiano Farias Peixoto determinou uma série de diligências para apuração do caso.

Comentar
Vídeo faz sucesso na internet · 30/11/2020 - 07h46

Vídeo de garota que comprou um bode na feira diverte a web: assista!


Compartilhar Tweet 1



Uma jovem baiana está fazendo sucesso nas redes sociais com um vídeo divertido – exibido no Instagram do SóNotíciaBoa – que mostra o bode que ela comprou escondido dos pais. A reportagem é do SóNotíciaBoa.

Açucena Guirra diz que o melhor amigo é o bode, comprado numa feira da cidade de Senhor do Bonfim.

Na gravação, ela conta que levou pra casa o bode, chamado o Bento, e ele não foi bem recebido. O pai mandou devolver o animal. Nem o cachorrinho dela gostou do novo companheiro e rosnou pra ele.

Mas chegando na feira, o comerciante não quis desfazer o negócio porque já tinha gastado o dinheiro. E Açucena brinca no vídeo:

“A esta altura eu já estava toda cagada, o bode me lavou de merda só de ódio”.

Açucena conta que até apareceu um interessado em comprar o bode na feira, mas ela diz que não aceitou vender o bichinho por R$ 25.

A virada

No meio do pânico, Açucena recebe uma ligação da mãe dizendo que ela poderia voltar para casa com o filhote. Foi um alívio!

E o apoio foi além. Quando chegou em casa, ela viu que a mãe tinha comprado uma mamadeira pro bodinho…

E já dizia que era a avó do bichinho.

Assim, o bode da discórdia acabou virando o novo bebê da família. E a história foi contada com um bom humor que está encantando os internautas.

Assista:

E pelo jeito, até o pai já ficou amigo do bode!

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.322 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite desse sábado (28), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

Foram sorteadas as seguintes dezenas: 02 - 05 - 10 - 29 - 34 - 41.

A quina registrou 65 apostas ganhadoras; cada uma vai pagar R$ 27.702,32. A quadra teve 3.753 apostas vencedoras; cabendo a cada ganhador R$ 685,41.

O sorteio do concurso 2.323 será realizado na quarta-feira (2). O prêmio estimado pela Caixa é R$ 7 milhões.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A amamentação é muito importante para a saúde do bebê e um ato completamente natural e de afeto. Mesmo assim, algumas pessoas insistem em sexualizar as mulheres na fase do aleitamento, algo que famosas como Giselle Itié já criticaram. Um homem escreveu na rede social Reddit que a esposa dele viveu uma experiência péssima com isso na própria casa. As informações do iG

O homem, que não se identificou, disse que a esposa estava dando de mamar para o filho quando os pais dele chegram em casa. Os avôs do bebê não avisaram que iriam visitar o neto e quando chegaram lá viram a nora a amamentando e fizeram comentários bastante inconvenientes.

"Ele não viu nada, além do seio da minha esposa, não o mamilo. Mas com base nisso, decidiu que tinha o direito de comentar. Então, disse que podia ver que o neto estava bem alimentado", escreveu o pai do bebê. "Quando minha mãe entrou, ele falou algo 'não precisamos nos preocupar com John morrendo de fome, pelo o que parece'. Minha esposa está muito insegura com o corpo depois do bebê. Ela ficou chateada e foi às lágrimas", ele continuou.

O homem contou que ficou indignado com a atitude dos pais. Ele obrigou o pai a pedir desculpas para a esposa, pedido que ela aceitou. Depois, ele descobriu que a mulher já havia falado com o sogro, ela mandou uma mensagem dizendo que ele era "nojento e pervertido" e que nunca mais iria por os pés na casa dele.

Comentar
Além do essencial · 28/11/2020 - 15h43

Casinha de cachorro com ar condicionado viraliza no Twitter


Compartilhar Tweet 1



Está chegando a estação mais quente do ano e é preciso tomar alguns cuidados com o seu pet . Porém, alguns donos vão além do essencial, como a família da cachorra Hana. Viralizou no Twitter a foto de uma casinha de cachorra que tem um ar condicionado. As informações são do iG

A imagem mostra a casinha de tijolos com o nome de Hana escrito em cima da porta. A cachorra, que é uma pastor alemão, ainda tem o próprio ar condicionado para chamar de seu. O aparelho fica no alto e tem uma o motor do dispositivo fica para o lado de fora.

O post da casinha de Hana deu o que falar e já está com mais de 12 mil curtidas. "Serenidade no olhar de quem tá pensando: 'trabalha pra pagar meu conforto, humano', brincou um homem. "Alguém coloca uma portinha na casinha da Hana. Não vai ficar muito gelado sem a portinha", aconselhou uma moça. "E eu aqui com meu ventilador que parece um barco quando liga", lamentou outra.

 

Comentar
Três pavilhões · 28/11/2020 - 11h15 | Última atualização em 28/11/2020 - 14h12

Reeducandos da Penitenciária Irmão Guido finalizam reforma de mais um pavilhão


Compartilhar Tweet 1



Reeducandos da Penitenciária Regional Irmão Guido finalizaram a reforma de mais um pavilhão. No total, três pavilhões já foram reestruturados utilizando, exclusivamente, mão de obra carcerária.

Segundo o gerente da unidade penal, Giancarlo Oliveira, cerca de 13 reeducandos participaram da reforma. A intenção é reestruturar toda a penitenciária. Para ele, o trabalho tem contribuído para a ressocialização dos internos. “Trabalhos como estes são bons para os reeducandos, porque eles acabam traçando um trajeto diferenciado. Antes de iniciar as reformas, eles passam por um treinamento. Então, eles ganham uma qualificação e aprendem um novo ofício, para que, também, possam utilizar quando estiverem fora do sistema prisional. É uma forma de ressocializar e reinserir na sociedade”, afirma.

Nelson Ribeiro é um dos reeducandos que trabalhou na reestruturação do pavilhão. Para ele, a unidade penal tem dado oportunidade para aprender um novo ofício. “Atividades como esta contribuem muito para a nossa mudança. Aqui na unidade nós temos a oportunidade de trabalhar e manter a nossa mente ocupada. Além de participar da reforma, também trabalho na unidade como soldador e marceneiro, e eram atividades com as quais nunca tive contato. Então, aqui tive a oportunidade de aprender e, com certeza, vou utilizar para encontrar um trabalho quando sair”, finaliza.

 


Fonte: Com informações da CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) inicia, a partir desta segunda-feira (30), um novo modelo de testagem para a Covid-19 em servidores estaduais. Trata-se do programa Busca Ativa Servidor, que tem como objetivo rastrear casos da doença em servidores assintomáticos que estejam em trabalho presencial, reduzindo assim os riscos de contaminação nos órgãos estaduais.

Diferente do programa de testagem realizado no posto médico da SeadPrev, o Busca Ativa Servidor vai levar os testes a todos os órgãos estaduais, evitando o deslocamento dos servidores até o Centro Administrativo.“Desde o mês de maio, a testagem é realizada no posto médico da SeadPrev. Agora estamos expandindo o programa. O Busca Ativa Servidor vai possibilitar o diagnóstico precoce da Covid-19, permitindo o acompanhamento e tratamento imediato. Serão cerca de 600 testes realizados semanalmente”, destacou o secretário de Estado da Administração e Previdência, Franzé Silva.

O Busca Ativa Servidor será executado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que  vai fornecer os equipamentos de proteção individual  para as equipes que vão atuar na aplicação dos testes e prestar assistência médica aos servidores positivados.

“O programa Busca Ativa foi idealizado pelo governador Wellington Dias e vem sendo copiado por outros estados, porque é uma ferramenta importante no enfrentamento ao novo coronavírus. Agora, a SeadPrev avança mais um passo no cuidado com o bem-estar e a saúde do servidor, trazendo o Busca Ativa para o âmbito da administração estadual por meio do Busca Ativa Servidor.  A Sesapi  é parceira desse importante projeto, vamos fornecer os equipamentos de proteção individual, treinar o pessoal que vai aplicar os testes e dar as orientações a respeito do tratamento médico aos servidores positivados”, assegurou o secretário da Saúde, Florentino Veras.

Como vai funcionar

A SeadPrev vai entrar em contato com cada órgão para agendar o dia em que será feita a testagem e a quantidade de testes que devem ser aplicados. No dia e horário combinados, a equipe de profissionais da saúde vinculados ao Centro Integrado de Atendimento ao Servidor do Piauí (Ciaspi) e à Sesapi, responsáveis pela aplicação dos testes, vai até a repartição e faz a busca ativa. Servidores positivados serão afastados automaticamente e orientados a buscar atendimento médico por meio da rede credenciada para efetivação do tratamento especifico para Covid-19. Os servidores também poderão contar com atendimento psicológico, caso seja necessário.


Fonte: AsCom - SeadPrev
Comentar
Aposta mínima custa R$ 4,50 · 28/11/2020 - 09h22 | Última atualização em 28/11/2020 - 09h24

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões neste sábado


Compartilhar Tweet 1



O concurso 2.322 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h deste sábado (28) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

Mega da Virada

O concurso especial da Mega da Virada tem prêmio estimado em R$ 300 milhões e o sorteio será realizado na noite de 31 de dezembro de 2020. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas ou pela internet.

Como nos demais concursos especiais das Loterias Caixa, a Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da segunda faixa, com o acerto de cinco números, e assim por diante.


Fonte: Agência Brasil
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Durante essa semana, de 24 a 27 de novembro, a Equatorial Piauí realizou as ações de atendimento do Mutirão ‘’Muito Melhor pra você’’ nas cidades de Teresina, Oeiras e Piripiri. No período, foram entregues diversos brindes e realizados diversos serviços para os clientes das regiões atendidas.

Troca de lâmpadas ineficientes por lâmpadas LED (até 05 por unidade consumidora) com apresentação da fatura em dia, poda de árvores, cadastro para sorteio de novas geladeiras, orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social (que pode assegurar até 65% de desconto na fatura de energia), visita de relacionamento à diversos órgãos e instituições, além do cadastro na promoção Energia em dia, estarão entre os serviços oferecidos para os clientes dos municípios.

No total, somando todos os municípios, mais de 4.450 lâmpadas ineficientes -fluorescentes e incandescentes - foram trocadas por lâmpadas Led por nossos clientes através do programa de Eficiência Energética da Equatorial Piau, permitindo a eles gerar mais economia dentro de casa com a iluminação residencial.

Sorteio das Geladeiras - E+ Geladeira Nova

Nesta sexta, 27, foram realizados os sorteios dos clientes cadastrados para a troca de geladeiras do projeto E+ Geladeira Nova, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora. Em Teresina, o sorteio foi realizado na Rádio comunitária FM Verona 106.9 às 17h, na cidade de Oeiras na Rádio primeira capital 830.0 AM às 17h e em Piripiri, na Rádio FM Família 104,9 às 18h.m Foram sorteadas 380 geladeiras, sendo 160 em Teresina, 120 em Oeiras e 100 em Piripiri.

Confira abaixo a lista final dos clientes contemplados para a troca de geladeira. A distribuidora informa ainda que entrará em contato com todos os clientes sorteados através dos contatos entregues no ato do cadastro para programação da troca de geladeiras nos próximos dias.


Fonte: Equatorial Piauí
Comentar