Ministros de Desenvolvimento Social -

Wellington Dias defende proteção social e combate à fome em conferência latino-americana

Representantes de pastas do Desenvolvimento Social da América Latina e do Caribe aprovaram, nesta segunda-feira (24/03), o documento que servirá de base para os debates da VII Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social, que ocorrerá em setembro, em Brasília. O texto propõe estratégias de investimento em proteção social e incentiva o engajamento na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A proposta aprovada será a base para a posição conjunta da região na Segunda Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, prevista para novembro, em Doha, no Catar. O documento foi elaborado a partir de quatro eixos principais: sistemas universais de proteção social, políticas de inclusão social e laboral, fortalecimento da institucionalidade social e cooperação regional.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, destacou a importância do material aprovado. “Este documento não é apenas um conjunto de propostas, mas um reflexo das vozes e necessidades da nossa região. Ele representa nosso compromisso com um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, afirmou.

Prioridades e Propostas

Entre as prioridades destacadas estão:

- Erradicação da pobreza e garantia da segurança alimentar;

- Redução das desigualdades e promoção de empregos formais para mulheres, jovens e migrantes;

- Sistemas de proteção social resilientes para enfrentar crises climáticas;

- Participação ativa na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

Foto: Roberta Aline/ MDS

Além disso, o documento propõe a ampliação do investimento financeiro em proteção social não contributiva para um patamar entre 1,5% e 2,5% do PIB ou 5% a 10% do gasto público anual. Também sugere o fortalecimento das capacidades técnicas e financeiras das instituições responsáveis pelas políticas sociais e o incentivo à cooperação internacional.

Eventos e Próximos Passos

A VII Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social, marcada para 1º a 4 de setembro, reunirá representantes governamentais e da sociedade civil para aprimorar as políticas sociais na região. Durante o evento, o Brasil assumirá a presidência da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

As deliberações da conferência serão levadas à Segunda Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social, no Catar, onde a América Latina e o Caribe terão a oportunidade de reforçar a implementação dessas políticas diante dos desafios globais, incluindo os impactos da pandemia da Covid-19.

Foto: Roberta Aline/ MDS

Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Wellington Dias, que preside o Conselho da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, enfatizou a relevância da cooperação internacional. “Nossa região é uma das mais impactadas pela insegurança alimentar e pobreza, mas também tem experiências inovadoras que podem inspirar o mundo. Precisamos fortalecer nossa participação nessa Aliança, compartilhando nossas políticas e aprendendo com as melhores práticas globais”, concluiu.

Fonte: MDS

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco