
Vereador chama prefeita de “reborn” e é acusado de desrespeito e machismo
O plenário da Câmara de Ipu (CE) virou palco de um embate político com traços de deboche e misoginia. A prefeita Milena Damasceno (PT) reagiu com repúdio às declarações do vereador Moreira Filho (PSB), que a chamou publicamente de "prefeita reborn" durante discurso proferido na última terça-feira (17/06). Com informações de Diário do Nordeste.
O termo — que faz alusão a bonecas hiper-realistas — foi usado de forma pejorativa, enquanto o parlamentar criticava licitações da gestão municipal e comentava, com ironia, sobre a atuação da chefe do Executivo. Mais do que um ataque direto, as falas carregaram insinuações de que Milena seria uma figura simbólica, sem autonomia — reforçadas pelo uso do termo “prefeito” em vez de “prefeita” ao longo da fala, apesar de se tratar de uma liderança mulher, eleita pelo voto.

Em nota publicada nas redes sociais, Milena classificou as declarações como misóginas, desrespeitosas e eleitoreiras, afirmando que o vereador tenta “desestabilizar com baixarias” aquilo que não consegue combater com argumentos. “Esse tipo de ataque não é só contra mim, mas contra todas as mulheres que lutam para ocupar espaços de poder com dignidade”, disse.
O uso recorrente do substantivo masculino ao se referir à gestão municipal, além da insinuação de que Milena não comanda a própria administração — já que seu marido, ex-prefeito de Jijoca de Jericoacoara, tem presença ativa nos bastidores — foi interpretado por aliados da prefeita como estratégia política machista para deslegitimar sua autoridade.