Senador Ciro Nogueira apoia indicação de Gabriel Galípolo ao Banco Central
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas e líder da minoria no Senado Federal, declarou nesta terça-feira (03/09) seu "apoio total" à indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central. A declaração foi feita após uma reunião entre o senador e o economista no Senado.
Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central, tem visitado gabinetes no Senado em busca de apoio para sua nomeação. Entre os parlamentares com quem se reuniu estão Vanderlan Cardoso (PSD-GO), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), e Otto Alencar (PSD-BA). A sabatina de Galípolo, prevista para o dia 10, foi adiada e pode ocorrer no dia 17 ou após as eleições.
O presidente Lula indicou Gabriel Galípolo, de 42 anos, para substituir Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central. Galípolo, que ocupa o cargo de diretor de Política Monetária desde julho de 2023, é próximo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A relação entre os dois começou antes das eleições de 2022, quando escreveram juntos um artigo sobre a criação de uma moeda sul-americana.